Comprometimento com a educação e a promoção do talento em STEM
Jennifer Becerra possui quase três décadas de experiência no campo da educação e, ao longo de sua carreira, tem se destacado como uma figura influente dentro da comunidade da NASA. Sua atuação se concentra em liderar uma equipe que nutre a paixão por ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) entre os estudantes. Ao desenvolver programas que inspiram tanto alunos quanto educadores, Becerra promove, de maneira eficaz, oportunidades educacionais que aproximam os jovens das emocionantes missões da NASA. Como gerente de serviços estudantis do Escritório de Engajamento STEM (OSTEM) do Centro Espacial Johnson, localizado em Houston, Texas, ela se dedica a cultivar a próxima geração de exploradores, visando também a construção de uma força de trabalho futura mais forte e engajada.
Responsabilidades e iniciativas fundamentais na promoção da educação STEM
Entre as responsabilidades de Jennifer Becerra, destaca-se a supervisão do recrutamento, colocação e desenvolvimento de estagiários. Sua posição a leva a liderar o Engajamento do Centro OSTEM, onde cria oportunidades significativas para os alunos se conectarem com a missão e os recursos da NASA. Além disso, Becerra atua como oficial técnica para o programa de concessão Teams II, que envolve Museus Afiliados e Instituições Informais, ajudando a gerenciar projetos financiados que visam aprimorar a educação em STEM. Esses projetos acabam por apoiar instituições que funcionam como centros locais de aprendizado e exploração espacial. Com sua associação à National Science Teachers Association e à Science Teachers Association of Texas, ela reafirma seu compromisso em empoderar os futuros inovadores e fortalecer a educação STEM em várias plataformas.
Um aspecto que traz satisfação a Becerra é observar a centelha da inspiração nos alunos quando eles participam de eventos marcantes, como a formatura de astronautas, o anúncio da tripulação da Artemis II, ou a revelação da amostra da missão OSIRIS-REx. Segundo a própria Becerra, “ver a empolgação e a curiosidade deles alimenta nosso compromisso de criar experiências impactantes que incentivam os alunos a explorar os campos de STEM”. Essa interação entre os alunos e as iniciativas da NASA é crucial para cultivar um interesse duradouro na ciência e na exploração espacial.
Uma influência positiva proveniente da cultura e da inclusão
Natural de Del Rio, Texas, uma cidade na fronteira entre os Estados Unidos e o México, Becerra revela que sua educação e vivências moldaram sua identidade e suas aspirações profissionais. Atualmente, ela é um membro ativo do Grupo de Recursos de Funcionários Hispânicos da Johnson, que tem como objetivo promover a conscientização cultural e engajar a comunidade do Johnson na apreciação da riqueza e importância da cultura hispânica. Para Becerra, o propósito de fomentar um ambiente mais inclusivo, onde perspectivas diversas são valorizadas e celebradas, é um dos motores de sua atuação. Ela se esforça para honrar sua cultura no ambiente de trabalho, abraçando sua autenticidade e contribuindo de maneira significativa em sua equipe.
A importância da colaboração e superação de desafios
Um dos aprendizados mais importantes que Becerra adquiriu ao longo de sua carreira é o poder da colaboração. “Percebi que é necessário um esforço coletivo para alcançarmos nossos objetivos”, afirma. Com o tempo, ela aprendeu a valorizar as diversas experiências e perspectivas que seus colegas trazem para a equipe, o que tem sido fundamental para o desenvolvimento de projetos inovadores. No início de sua trajetória profissional, Becerra enfrentou os desafios da síndrome do impostor, mas conseguiu superá-la ao se conectar com colegas que compartilham origens semelhantes. Hoje, ela aprecia e defende a inclusão e a colaboração presentes em suas equipes, ciente de que essas qualidades são vitais para o sucesso em missões complexas e desafiadoras, como aquelas desenvolvidas pela NASA.
Pensando no futuro da exploração espacial e no legado a ser deixado
Com um olhar otimista para o futuro, Becerra se mostra animada com as possibilidades que a exploração espacial pode oferecer, especialmente em relação ao momento em que a primeira mulher pisar na Lua. Sua esperança é inspirar mais meninas a se aventurarem pelos campos de STEM, contribuindo para um legado duradouro com a Geração Artemis. “A paixão impulsiona a realização e o comprometimento a longo prazo, especialmente na NASA”, enfatiza Becerra. Ela encoraja os estudantes a aproveitarem cada oportunidade, a construírem conexões sólidas com suas equipes e a abraçarem a ideia de fazer parte de algo muito maior do que elas mesmas.
Para aqueles que têm interesse em se tornar estagiários na NASA, existem diversas informações disponíveis que podem ajudá-los a embarcar nessa jornada educativa e profissional, revelando as numerosas oportunidades que a agência oferece para os futuros exploradores do espaço.