A situação envolvendo os desenvolvedores do jogo The Day Before é uma verdadeira novela de reviravoltas surpreendentes e insatisfação pública. Em um mundo onde as expectativas dos gamers são impulsionadas pela promessa de jogos impactantes, a história da desenvolvedora Fntastic destaca-se como um exemplo da linha tênue entre a expectativa e a desilusão. Com uma trajetória marcada por promessas não cumpridas e seguidos fracassos, a equipe russa agora tenta ressurgir do que muitos consideram um colapso criativo, apresentando um novo projeto que já suscita críticas e desconfiança.
A saga de The Day Before, que começou como um dos jogos mais aguardados na plataforma Steam, rapidamente se transformou em um fiasco monumental. A sequência de atrasos, desmentidos, e promessas vazias de que o jogo se tornaria uma experiência revolucionária acabou por minar a confiança dos jogadores. Lançado como uma proposta inicial interessante, o produto final era tão distante das expectativas que a reação negativa não só foi compreensível, mas amplamente esperada. Após o êxodo de jogadores decepcionados, a desenvolvedora se viu forçada a reconsiderar sua abordagem, levando à criação de um novo projeto, identificado como Escape Factory.
No entanto, a tentativa de Fntastic de financiar este novo jogo via Kickstarter revelou-se um desastre. As promessas de uma espécie de jogo inspirado em Fall Guys, feito a partir de ativos reutilizados, não conseguiram atrair o interesse do público. O projeto tinha um objetivo de arrecadar 20 mil dólares, mas, em uma reviravolta irônica, arrecadou apenas 3.146 dólares antes de ser abruptamente cancelado. Isso deixou a equipe em uma situação não apenas embaraçosa, mas também alarmante, levando-os a se perguntar se poderia haver esperança para seus próximos passos na indústria de jogos.
O que talvez tenha sido ainda mais insólito foi a reação da equipe diante da falência do projeto. Após o cancelamento da campanha e a remoção de toda a menção ao jogo nas redes sociais, incluindo o famoso Twitter, os desenvolvedores optaram por se distanciar do cenário enganador com a promessa de um novo jogo, intitulado Items. Com essa nova empreitada, a Fntastic tenta mudar a narrativa e reconquistar um espaço no coração dos gamers. Mas com um site que mais parece um mero placeholder e uma “Press Kit” que fornece apenas o logotipo do jogo, as dúvidas sobre a autenticidade e o futuro deste novo projeto são mais do que justificáveis.
Nas horas que se seguiram ao anúncio de Items, o público manifestou sua ceticismo nas redes sociais. A simples ideia de que a Fntastic buscaria mais uma vez a plataforma do Kickstarter para financiar um conceito que já falhou gera um choque de realidade para muitos fãs da indústria. Um usuário de X comentou de forma sarcástica que “se as pessoas realmente derem dinheiro a esses caras, então elas vivem no mesmo universo que unicórnios”.
Além do desenvolvimento de Items, a equipe mencionou que explorará a criação de jogos para dispositivos móveis como uma forma de apoiar o processo. As críticas, no entanto, continuam a ressoar fortemente, com diversos usuários compartilhando suas opiniões sobre a aparente falta de visão e delírio que permeia as tentativas de ressurgimento da Fntastic.
Em conclusão, a trajetória da Fntastic serve como um estudo de caso sobre as fragilidades do desenvolvimento de jogos na era das promessas digitais. Mesmo diante de uma reputação manchada, a equipe parece determinada a seguir em frente, mas a confiança do consumidor, uma vez perdida, é difícil de recuperar. À medida que novas atualizações sobre Items são aguardadas, a comunidadade gamer observa com um misto de ceticismo e expectativa, perguntando-se se as lições do passado realmente ensinam algo para o futuro ou se estamos apenas assistindo a mais um ato desta tragi-comédia no mundo dos jogos.