A matemática pode parecer um mundo repleto de números e fórmulas impenetráveis, mas, para dois jovens estudantes da Louisiana, ela se transformou em uma aventura capaz de levar à descoberta de novas provas para uma teoria com dois mil anos de existência. Ne’Kiya Jackson e Calcea Johnson, alunos da St. Mary’s Academy em Nova Orleans, impressionaram seus professores em 2022 ao encontrar uma nova forma de demonstrar o famoso teorema de Pitágoras, em resposta a uma pergunta bônus em um concurso de matemática da escola. Acontece que essa conquista foi apenas o início de um percurso notável que agora se traduz em um trabalho acadêmico publicado, desafiando as convenções da matemática e inspirando jovens em todo o mundo.

O Crescimento e o Impacto de uma Descoberta Acadêmica

A trajetória de Ne’Kiya e Calcea tomou um rumo ainda mais surpreendente graças a um voluntário da escola que as incentivou a apresentar seu trabalho em uma conferência profissional. Em março de 2023, elas se tornaram as mais jovens a apresentar no congresso da Seção Sul-Oriental da Sociedade Matemática Americana, realizado em Atlanta. O impacto de sua apresentação reverberou na imprensa, culminando em uma aparição no programa “60 Minutes” e na entrega simbólica das chaves da cidade de Nova Orleans. A ex-primeira-dama Michelle Obama também reconheceu sua contribuição, parabenizando as jovens em público. Esse reconhecimento não apenas valida seu esforço, mas também ilumina o caminho para muitas outras mulheres na ciência.

Recentemente, as estudantes, que já estão na faculdade, publicaram um artigo acadêmico que detalha sua prova original do teorema, juntamente com mais nove métodos adicionais. Seu trabalho foi publicado na respeitável revista científica American Mathematical Monthly, uma realização significativa para pessoas da sua idade, uma vez que a maioria dos acadêmicos passa anos desenvolvendo suas pesquisas antes de conseguir publicar algo. Calcea, agora estudante de engenharia ambiental na Louisiana State University, expressou sua surpresa com a conquista: “Estou tão surpreendida por sermos publicadas em um periódico tão jovem”, afirmou em um vídeo divulgado pelos editores da revista.

Revolucionando o Ensinamento: A Prova do Teorema de Pitágoras

Pitágoras, que viveu há aproximadamente 2.500 anos, foi um filósofo e matemático grego a quem é atribuído o teorema que estabelece a relação fundamental entre os lados de um triângulo retângulo. Tradicionalmente, o teorema é resumido pela equação a² + b² = c², onde a soma dos quadrados dos catetos resulta no quadrado da hipotenusa. Este conceito básico é essencial na matemática e na geometria, mas Ne’Kiya e Calcea abordaram a prova a partir de uma perspectiva diferente: a trigonometria. Este ramo da matemática, que estuda as relações entre os ângulos e os lados dos triângulos, normalmente considera os princípios estabelecidos por Pitágoras como ponto de partida. Desafiar essa noção e apresentar uma prova que não depende da validade do próprio teorema é o que torna o trabalho das jovens inovador e intrigante.

Os especialistas elogiaram a dificuldade da abordagem adotada por Jackson e Johnson, especialmente porque a trigonometria é fundamentalmente baseada nas ideias de Pitágoras. Assim, a demonstração do teorema usando trigonometria geralmente se depara com o que os matemáticos chamam de “razão circular”. No entanto, de acordo com o estudo, as novas provas apresentadas não caem nessa armadilha lógica. Os autores afirmaram que “nenhum dos teoremas que usamos em nossas provas… já assumiu que o teorema de Pitágoras é verdadeiro”. O professor Tom Murdoch, da Universidade de Bristol, elogiou o estudo, ressaltando a ousadia e a inteligência da abordagem das jovens. Ele destacou que muitos acreditavam que a tarefa era impossível antes que elas a realizassem.

Uma Mensagem de Inclusão e Motivação

Preparar o artigo acadêmico enquanto lidavam com os desafios da faculdade foi uma tarefa assustadora, conforme relatam as jovens. A experiência de submeter seu trabalho ao processo de revisão por pares, um procedimento comum que implica em receber críticas e comentários de especialistas, foi um marco desafiador. Calcea e Ne’Kiya não apenas definiram novos padrões com suas descobertas, mas também se tornaram modelos a serem seguidos por outras jovens, especialmente por mulheres e mulheres de cor em um campo predominantemente masculino. A afirmação de Johnson sobre seu orgulho em ser uma influência positiva é inspiradora: “Estou muito orgulhosa de que ambas possamos ser um exemplo que mostra que jovens mulheres e mulheres de cor podem realizar suas aspirações. Isso é algo que me deixa muito feliz e satisfeita.” Assim, a história dessas estudantes não é apenas sobre matemática, mas um testemunho de que perseverança, criatividade e coragem podem abrir portas em qualquer esfera da vida.

Em suma, a jornada de Ne’Kiya Jackson e Calcea Johnson representa muito mais do que uma mera conquista acadêmica; é uma prova de que a curiosidade e a inovação podem transformar o mundo ao nosso redor. Enquanto continuamos a acompanhar suas carreiras, a mensagem que elas transmitem é clara: nunca subestime o potencial da próxima geração de pensadores, especialmente aqueles que desafiam o status quo. E, quem sabe, o próximo grande conceito matemático pode estar apenas a algumas perguntas de distância!

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