Desempenho Inicial do Filme é Preocupante Apesar do Antecedente de Sucesso

No início de junho de 2021, Michael De Luca e Pamela Abdy assumiram a liderança do estúdio de cinema da Warner Bros. Uma das decisões iniciais mais impactantes foi seguir em frente com a produção da sequência do aclamado filme “Joker”, que se tornou um marco, conquistando um Oscar e arrecadando mais de um bilhão de dólares em bilheteira. A sequência, intitulada “Joker: Folie à Deux”, trouxe novamente o diretor Todd Phillips e o ator Joaquin Phoenix para seus papéis principais, com compensações estimadas em 20 milhões de dólares para cada um, num projeto orçado em impressionantes 190 milhões, cifra que superou os 55 milhões do filme anterior. A inclusão de Lady Gaga no elenco foi um dos últimos acordos firmados, selando um pacote que garantiu a ela 12 milhões de dólares.

Embora De Luca e Abdy tivessem a opção de cancelar o projeto, tal decisão os tornaria alvo de críticas na indústria cinematográfica de Hollywood, especialmente considerando o sucesso estrondoso do primeiro filme. Contudo, a divertidos desempenhos nas bilheteiras tornaram-se uma preocupação ao longo do primeiro fim de semana de exibição da sequência, que arrecadou apenas 37,8 milhões de dólares em sua estreia doméstica. Esse resultado a tornou a primeira adaptação de quadrinhos a receber um CinemaScore D, sinalizando uma rejeição significativa do público.

Reações ao Fracasso da Sequência e Implicações para o Futuro da Warner Bros.

Após o desempenho decepcionante nos cinemas, Phillips se retirou para um local isolado, enquanto a equipe da Warner se via em uma situação desconfortável. Para colocar em perspectiva, a sequência não apenas ficou aquém do que esperava-se em comparação com outros lançamentos, como “The Flash” e “The Marvels”, como também foi ofuscada por produções de menor orçamento, como “Morbius”. Especialistas indicam que o filme experimentou algo que se assemelha a um erro coletivo de julgamento na escolha de direção artística após o sucesso do primeiro Joker. A falta de exibições testadas, uma decisão tomada em conjunto pelo diretor e pelos produtores para evitar vazamentos de informações, talvez tenha comprometido as expectativas do público, que encontrou uma abordagem muito diferente na narrativa.

Enquanto o filme não foi o de pior abertura da história para personagens da DC, o impacto no estúdio é inegável, especialmente considerando a pressão que enfrenta desde a decisão da Warner Bros. Discovery, liderada por David Zaslav, em preencher uma agenda vazia após o que ficou conhecido como desastre do Projeto Popcorn, e a demanda por explorar mais profundamente as propriedades intelectuais da empresa. Após uma sequência de fracassos em filme baseado em personagens da DC nos últimos dois anos, incluindo “Black Adam”, “Shazam! Fury of the Gods” e “The Flash”, todos esperam ansiosamente pela nova abordagem planejada por James Gunn e Peter Safran, que deve incluir um Superman renovado previsto para estrear em julho de 2025.

O Foco no Futuro da Warner Bros. e o Distanciamento de Folie à Deux

As autoridades do estúdio, incluindo Gunn e Safran, rapidamente se distanciaram de “Folie à Deux”, com Gunn enfatizando sua falta de envolvimento no projeto, que foi classificado como uma produção Elseworld, o que significa que não está atrelada ao novo universo cinematográfico que estão desenvolvendo. O descaso em relação ao filme por parte dos atuais líderes permite especular que a Warner pode querer uma ruptura com os erros do passado. Observadores notam que essa abordagem é estratégica, especialmente em um momento em que a imagem da marca da DC se viu prejudicada. O filme original “Joker” foi um sucesso comercial e de críticas, mas a nova iteração parece ter desviado consideravelmente das expectativas do público.

Embora “Folie à Deux” tenha se revelado um fracasso em muitos aspectos, incluindo uma crítica negativa generalizada, o filme ainda deixou alguns espectadores intrigados, especialmente pela forma como Phillips conduziu a narrativa e o que parecia ser uma tentativa de explorar novos horizontes artísticos dentro da filmografia da DC. No entanto, a questão que permanece gira em torno de quem realmente é o público-alvo do filme. Uma fonte externa resumiu a situação com a célebre frase: “Para Joaquin”. Este “Joker” talvez tenha sido um desafio artístico a mais do que um apelo comercial necessário. A incerteza e as sequências subsequentes na produção do filme geram um campo fértil para discussões sobre a natureza das expectativas que cercam filmes baseados em quadrinhos e o impacto das decisões criativas na execução destes projetos.

Um Futuro Incerto e Repercussões no Cinema

O desenrolar da trajetória de “Joker: Folie à Deux” e a recepção que obteve levantam questões sobre a sustentabilidade de um modelo de cinema baseado na exploração contínua de propriedades intelectuais. A situação revela tensões latentes entre os impulsos criativos e a responsabilidade comercial que envolvem a produção cinematográfica em grande escala, especialmente no ambiente atual do entretenimento. As expectativas de uma continuação que não apenas atenda a um número crescente de leais fãs, mas também impulsione a empresa em um mercado competitivo, traz à tona discussões relevantes sobre o que significa realmente fazer cinema neste novo panorama. Apesar das dificuldades enfrentadas, a busca por reimaginar personagens icônicos como o Joker continue a ser um tema intrigante, cujo futuro permanece envolto em incerteza.

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