um novo marco na linha de jogos gratuitos da 2K Games
No dia 17 de outubro de 2024, a 2K Games anunciou, através de um trailer, o lançamento do seu mais novo projeto, chamado Project Ethos. Esta é a primeira vez que a empresa investe na criação de um shooter gratuito ao vivo, um modelo cada vez mais popular no setor de jogos e que busca atrair um público diversificado. Para marcar esta novidade, uma fase de testes comunitários foi disponibilizada, permitindo que qualquer interessado possa experimentar o jogo sem custos, uma estratégia que visa gerar interesse e feedback da comunidade. Os jogadores têm a oportunidade de testar o game até o dia 20 de outubro, o que poderá influenciar futuras atualizações e o desenvolvimento contínuo do jogo.
detalhes e mecânicas do Project Ethos
Desenvolvido pelo estúdio 31st Union, a 2K Games descreve Project Ethos como um “shooter de heróis roguelike em terceira pessoa”. O jogo destaca-se pela possibilidade de personalização dinâmica, proporcionando aos jogadores a oportunidade de adaptar cada herói ao seu estilo de jogo através de upgrades aleatórios conhecidos como Evoluções. Essa característica é um aspecto inovador do jogo, que promete oferecer uma experiência singular a cada partida. Conforme a descrição da empresa, “modelar seu estilo de jogo em cada partida através das Evoluções: upgrades poderosos e parcialmente aleatórios, únicos para cada herói”. Essa flexibilidade permite evoluir um atirador de longo alcance em um combatente próximo ou alterar funções de suporte em um agressivo lobo solitário, dependendo da estratégia escolhida pelos jogadores em tempo real.
O modo de teste comunitário oferece duas modalidades principais: Trials e Gauntlet. O modo Trials é retratado como a “modalidade assinatura” do jogo, onde esquadrões de até três jogadores se unem para derrotar adversários enquanto coletam recursos conhecidos como cores. Estes recursos podem ser trocados por Augments, o que melhora as corridas futuras em Trials. A extração é uma parte crucial da estratégia, pois as equipes podem se dirigir ao ponto de extração a qualquer momento, mas uma extração precoce resulta em menor quantidade de cores coletadas. O desafio adicional vem da possibilidade de que jogadores abatidos possam ser ressuscitados pelos companheiros de equipe, enquanto aqueles que forem eliminados devem aguardar do pontos específicos de respawn, desde que ainda haja membros vivos no esquadrão.
Por outro lado, o modo Gauntlet oferece uma experiência ainda mais intensa, considerada uma competição direta entre equipes com níveis de habilidade semelhantes. Neste modo, os jogadores não poderão ser ressuscitados após a morte, mas terão a chance de retornar no início da próxima partida. Cada herói no jogo é equipado com duas armas exclusivas e habilidades especiais, o que proporciona um leque diversificado de estratégias de combate.
Para acessar o teste, que é transmitido ao vivo, os jogadores precisam assistir a 30 minutos de livestreams de criadores de conteúdo selecionados. No entanto, a participação é limitada a jogadores que residem em países específicos, incluindo Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Espanha e Itália. A 2K Games ainda não divulgou a data oficial de lançamento de Project Ethos, mas informações adicionais sobre o jogo e o teste comunitário podem ser encontradas no site oficial do jogo.
considerações finais sobre a importância do feedback da comunidade
Através da iniciativa de permitir que um número significativo de jogadores experimente Project Ethos, a 2K Games demonstra um comprometimento em criar um jogo que ressoe com sua base de usuários e incorpore melhorias e feedback recebidos durante esta fase de testagem. Este método de desenvolvimento centrado na comunidade pode ser crucial para assegurar que o jogo atinja suas expectativas de aceitação no mercado. Com a evolução constante dos videogames e o aumento da competição no setor, estratégias como essa podem definir o sucesso ou o fracasso de novos lançamentos. O esperado é que o Project Ethos, ao juntar inovação e feedback ativo da comunidade, estabeleça um novo padrão para os jogos gratuitos no futuro.