Recentemente, o cofundador e CTO da Zoox, uma empresa de veículos autônomos adquirida pela Amazon, anunciou um marco significante no desenvolvimento da mobilidade elétrica e autônoma. Em uma apresentação no TechCrunch Disrupt 2024, terá início a operação de dezenas de veículos projetados especificamente para a realização de corridas em duas das cidades mais emblemáticas dos Estados Unidos, san francisco e las vegas. Essa inovação, que promete mudar a dinâmica do transporte urbano, será composta por robotaxis que, ao contrário do que muitos imaginam, são mais do que simples carros sem motorista; eles representam uma revolução nas experiências de deslocamento.
A proposta da Zoox, que já passou por uma década de crescimento e desafios desde sua fundação e a aquisição pela Amazon, envolve um primeiro passo importante: oferecer corridas iniciais apenas para funcionários da empresa na região de SoMa em san francisco, além do icônico strip em las vegas. Segundo Levinson, a escolha pelo SoMa não foi meramente casual, mas sim estratégica, já que a empresa possui operações ativas na área, o que facilita a implementação do serviço. “Conseguimos alcançar essa prontidão interna de segurança” afirmou Levinson durante a sua apresentação, destacando o comprometimento da empresa com a segurança e regulamentações locais e federais.
Ao longo dos anos, a indústria de veículos autônomos passou por um ciclo intenso de hype, com avaliações de mercado na casa dos bilhões, seguido pela realidade das falências e consolidações de empresas que não conseguiram se manter. Contudo, a perseverança da Zoox se destaca, conforme mencionou Levinson: “Ainda existimos”, fazendo alusão aos desafios enfrentados por muitos no setor. A empresa optaria por um “approach medido” para a expansão dos seus serviços de robotaxi, dando prioridade à colaboração com as entidades reguladoras que supervisionam as operações de transporte nas áreas urbanas.
O desenvolvimento da frota de robotaxis é um processo contínuo, e Levinson anunciou que, nas próximas semanas, a empresa começará introduzindo uma quantidade considerável de veículos autônomos em suas geofences em san francisco e las vegas, prevendo uma ampliação significativa ao longo do próximo ano. Os planos mais audaciosos se projetam para 2026, quando a empresa planeja aumentar a produção em larga escala. Um aspecto interessante nesse processo será a implementação de um programa denominado “explorador”, que permitirá a um grupo de usuários selecionados experimentar os robotaxis gratuitamente, antes da operação aberta ao público pagante, semelhante ao que foi feito pela Waymo, outra referência no setor.
As operações dos robotaxis serão concentradas nas horas de maior fluxo, que totalizam 16 horas ao longo do dia, já que, conforme David observou, “aos quatro da manhã, não é um horário produtivo para aprender sobre a dinâmica do trânsito”. A expansão dos serviços em san francisco é um objetivo imediato, e a Zoox busca eventualmente se estender a cidades circunvizinhas, como Foster City, onde já estão rodando veículos. Em las vegas, a colaboração com diversos hotéis e resorts está sendo estabelecida para facilitar a locomoção dos visitantes sem a necessidade de grandes deslocamentos.
As perspectivas de crescimento da Zoox são animadoras, tanto em termos de expansão geográfica quanto pelo aumento da frota de veículos. Embora a empresa utilize componentes de fornecedores ao redor do mundo, a montagem dos robotaxis é feita internamente nas instalações localizadas em Fremont e Hayward, na Califórnia. Levinson expressou entusiasmo ao afirmar: “Realmente fazemos isso nós mesmos, o que é muito interessante”, destacando a capacidade de produção que permite a assembly de dezenas de milhares desses veículos autônomos, um feito impressionante, considerando o nível de sofisticação envolvido no processo.
À medida que a Zoox avança com seu plano de implementar uma nova forma de mobilidade urbana por meio dos robotaxis, a expectativa e o entusiasmo entre os consumidores e especialistas estão elevados. O caminho já começado com a implementação dos serviços em san francisco e las vegas pode ser apenas o início de uma transformação significativa no modo como nos deslocamos pelas cidades. Resta a pergunta no ar: como a experiência de andar em um robotaxi se comparará com os métodos tradicionais de transporte que conhecemos hoje? É uma maneira de desafiar a convenção e promover uma reflexão sobre o futuro do transporte.