Na última semana, os fãs de jogos de cartas e do mundo Pokémon foram surpreendidos pelo lançamento de Pokémon TCG Pocket, uma versão totalmente renovada do famoso jogo de cartas colecionáveis, disponível agora tanto para iPhone quanto para Android. Após anos de tentativas frustradas com opções anteriores, este novo aplicativo traz uma experiência ágil e visualmente agradável, focando no que realmente importa: as cartas. Ao longo de sua história, a franquia Pokémon sempre se destacou por seu apelo imenso, que se traduz em um verdadeiro “cartão de visita” no mercado. A nova proposta do jogo, ao simplificar diversos aspectos do que antes era uma experiência complicada, promete capturar a essência do que o público ama, ao mesmo tempo em que minimiza distrações e complicações desnecessárias.
Durante os últimos dias, dediquei grande parte dos meus momentos livres à nova plataforma, em vez de me perder em redes sociais como Twitter e Instagram, que frequentemente se tornam um labirinto de informações desnecessárias. O que o jogo proporciona não apenas atende à expectativa, mas também faz com que a experiência de abrir pacotes virtuais, arrastando o dedo sobre as embalagens, recrie a alegria inigualável de desbravar novos itens na vida real. Embora os diversos sistemas e moedas que visam incentivar gastos no jogo gratuito sejam por vezes complicados de entender, isso não ofusca a diversão nas batalhas. Contudo, como um grande fã de Marvel Snap, várias características que gostaria de ver neste novo título chamam minha atenção.
Apesar da diversão proporcionada por Pokémon TCG Pocket, minha empolgação inicial ainda não alcançou o mesmo nível que experimentei com Marvel Snap. Existem algumas razões distintas para isso que não posso deixar de mencionar. A primeira refere-se à duração das partidas. Enquanto as batalhas em Marvel Snap são rápidas e dinâmicas, permitindo que o jogador comece uma nova partida de forma quase despreocupada, TCG Pocket exige um maior comprometimento. O jogo conta com um tempo cumulativo de 20 minutos por partida, e os turnos podem começar com contagens de mais de 60 segundos. Embora o tempo raramente seja aproveitado ao máximo, o ritmo das partidas pode acabar fazendo com que você se pergunte se realmente terá dispensado o tempo necessário para jogar mais uma vez.
Outro aspecto que tenho percebido como limitador é a recompensa por vencer as partidas. Em Marvel Snap, a progressão se dá de maneira inteligente, permitindo aos jogadores adquirir novas cartas e aprimorá-las, além de ganhar pontos que podem ser utilizados para obter novas entregas do jogo. Essa abordagem criativa contrasta com a fórmula tradicional de pacotes aleatórios, oferecendo um incentivo constante para continuar jogando. Em Pokémon TCG Pocket, a estrutura é um tanto diferente, uma vez que se baseia em um jogo de cartas já estabelecido. Assim, as recompensas por vitórias nas partidas se restringem a pequenas quantidades de XP que apenas contribuem para aumentar um nível geral. Embora seja possível desbloquear novas recompensas ao elevar esse nível, elas não possuem um impacto significativo, o que pode resultar em um fechamento ligeiramente anticlimático após uma vitória.
Por último, a oferta das cartas em si também tem um peso nesse limite de experiência. Enquanto Marvel Snap possui a dinâmica adicional de permitir que os jogadores adquiram artes alternativas das suas cartas favoritas, funcionando como um novo objetivo e uma forma de expressão no gameplay, Pokémon TCG Pocket se depara com um obstáculo semelhante. Com um acervo pré-existente de cartas e algumas versões especiais a serem desbloqueadas, não existe muitos caminhos diretos para buscar essas variações. Portanto, receber uma variante em uma abertura de pacote acaba se tornando, por si só, uma alegria passageira, onde o desejo de abreviar essa busca está muitas vezes em segundo plano.
Apesar desses pontos que indicam margem para melhorias, Pokémon TCG Pocket faz um trabalho considerável ao oferecer uma experiência divertida e menos confusa em comparação a outras versões digitais do clássico jogo de cartas dos Pokémon. Apresentando por enquanto apenas um conjunto de cartas e uma loja em destaque com poucas opções, a expectativa é que essas variáveis se expandam com o tempo, girando assim em torno das inovações que o título pode oferecer. Embora meu nível de empolgação ainda não tenha atingido a mesma intensidade que houve no início de Marvel Snap, talvez isso seja algo positivo. Afinal, cheguei a um ponto em que precisei apagar o aplicativo do meu telefone devido ao tempo excessivo dedicado a ele, algo que até me assustava.