painel na New York Comic Con traz detalhes sobre a jornada da série e o que esperar dos novos episódios
Na última quinta-feira, a plataforma Starz lançou um trailer inédito para a segunda metade da sétima temporada de ‘Outlander’, ao mesmo tempo em que o elenco refletiu sobre os mais de dez anos de trajetória da série durante um painel na New York Comic Con. Este evento, que durou 45 minutos, contou com a presença dos principais protagonistas Caitriona Balfe, Sam Heughan, Sophie Skelton, Richard Rankin e John Bell, ao lado da produtora executiva Maril Davis e da autora Diana Gabaldon, que compartilharam com os fãs detalhes do que os Frasers podem esperar ao longo do tempo quando os novos episódios forem exibidos a partir do dia 22 de novembro.
Davis começou as discussões afirmando que a sétima temporada é uma verdadeira montanha-russa emocional, marcada pela presença de temas como morte, perda e redenção. Segundo ela, “tudo isso está presente na segunda metade. É ainda melhor do que a primeira”. A autora, Diana Gabaldon, apoiou a descrição de Davis, expressando sua expectativa ao dizer: “É uma segunda metade incrível, mal posso esperar para que todos possam vê-la”.
retorno especial à Escócia e reflexão do elenco após uma década de trabalho
Os episódios que estão por vir trarão muitos personagens de volta à Escócia, e Heughan comentou junto com Balfe sobre o retorno “realmente especial” a esse local, onde as histórias de seus personagens começaram. “Tragam seu uísque e seus lenços. É bastante intenso. Acho que esse será um tema sobre o qual se falará de muitas maneiras”, acrescentou Davis. Durante a reflexão sobre o décimo aniversário da série, Heughan compartilhou a sensação de que ele e Balfe eram “muito ingênuos” quando entraram no projeto. “Nós éramos ingênuos”, revelou. “Achávamos que isso duraria apenas uma ou duas temporadas. Onze anos depois, com oito temporadas e 101 episódios, estamos muito agradecidos.” Balfe comentou sobre o crescimento que teve com os personagens ao longo da última década e reiterou um pacto que fez com Heughan para sempre se apoiarem durante o processo de filmagem. “Acho que nós dois mantivemos isso, mas tem sido uma honra poder interpretar personagens, assisti-los crescer e construir uma vida com eles. Cada vez que atuamos em uma cena, é uma memória. Cada vez que jogamos, estamos relembrando essa memória, e depois disso, o personagem simplesmente cresce dentro de você”, disse Balfe.
Rankin e Skelton também compartilharam suas experiências durante o processo de audição, sendo que Rankin recordou um momento em que ficou separado do restante do elenco devido a diferenças de fuso horário. “Lembro que, quando chegamos ao show, era como se estivéssemos em um filme de outra série de TV, porque estávamos completamente segregados do restante do elenco”, afirmou Rankin. Bell expressou sua gratidão por poder, no curso do arco de seu personagem, representar uma comunidade indígena. “Poder fazer parte da Nação Mohawk e contar suas histórias e ser parte dessa narrativa foi o maior privilégio da minha vida”, comentou.
experiências de direção e o futuro da série
A primeira experiência de Balfe como diretora nesta temporada também foi mencionada, com a atriz observando que achou o desafio de dirigir mais difícil do que atuar, mas encorajou outras mulheres a se aventurarem na direção cinematográfica. “Estava me preparando para receber muitas críticas, mas achei incrível. Meu primeiro dia foi com Sophie e Richard, e vocês foram tão incríveis e generosos”, afirmou a atriz-diretora. “É algo angustiante ficar em frente à equipe e assumir esse novo papel, mas entrar nisso com essas pessoas — conheço bem vocês como co-estrelas — e dizer: ‘Ei, tente isso ou aquilo.’ Foi, honestamente, uma experiência incrível.”
Em um momento, Davis acrescentou comentários sobre o que foi dito recentemente no PaleyFest, esclarecendo que nem todos no elenco assistiram ao final para evitar vazamentos. “[O produtor] Matt Rogers não queria que todos tivessem nossa distribuição normal, então não divulgamos o script completo para todos. Não estamos revelando as informações sobre o final”, disse, acrescentando que Gabaldon está ciente de como a série conclui. “Conversamos com Diane sobre isso. Fomos muito cuidadosos. Não queríamos pisar no calo dela. Há outro livro, então estamos encerrando da maneira que estamos.” Quando questionada sobre o que poderia ser revelado sobre o que está por vir, Davis ficou um pouco emocionada ao colocar em palavras o sentimento de estar mais próxima do final da série. A oitava temporada já foi anunciada como a última, embora um prequel esteja atualmente em produção.
encerra-se uma era, mas o legado permanece
“Tem sido uma temporada extremamente difícil de várias maneiras”, destacou Davis. “Acho que esta temporada é uma celebração de nossos personagens, tentando alcançar alguns dos pontos altos e terminar de uma forma que, esperançosamente, as pessoas se sentirão satisfeitas. Mas sinto que é impossível satisfazer a todos, porque o show não continuará, e acho que há uma tristeza nisso. Então, não sei. Esta temporada teve um clima diferente.” Outros membros do elenco, incluindo Bell e Heughan, refletiram sobre a despedida e a filmagem do final da temporada. Ambos notaram como foram emocionantes as várias despedidas no set, mesmo que houvesse um sentimento de “satisfação” e “orgulho” pelo trabalho realizado. “Tem sido uma jornada incrível, e mesmo ao vir à Comic Con, que é sempre uma alegria para nós, é tão divertido compartilhar com vocês”, comentou Heughan. “Chegando desta vez, há essa agenda agridoce de filmar e depois ir e promover e fazer a imprensa enquanto tudo vem ao fim.” Ao olharem para suas vidas além da série, muitos mencionaram que aguardam ansiosamente momentos de descanso e a oportunidade de viajar, estar com a família e trabalhar em novos projetos. No entanto, todos compartilharam a gratidão pela jornada que viveram com a série. “Este show construiu um legado que continuará, então estaremos falando sobre isso por um bom tempo”, concluiu Bell.