No mundo do transporte rodoviário, onde a eficiência de combustível e a segurança são questões primordiais, a saúde dos pneus é um fator frequentemente negligenciado. Apesar de existir um leque de soluções tecnológicas avançadas voltadas para assistências ao motorista e veículos autônomos, o papel essencial dos pneus na performance de um caminhão e na sua interação com a estrada ainda não recebeu a atenção devida. Segundo Ron Lee, líder de desenvolvimento de negócios da BANF, uma startup inovadora especializada em monitoramento de pneus, a negligência em relação à saúde dos pneus pode ter consequências significativas tanto para a eficiência operacional quanto para a segurança no trânsito.

A BANF, que é uma sigla para Begin A New Feature, é uma empresa com sede na Coreia do Sul que tem como missão proporcionar tecnologia de ponta para monitorar a integridade dos pneus. Através de um sistema de sensores sofisticados, a startup coleta informações cruciais sobre pressão dos pneus, temperatura, desgaste da banda de rodagem, alinhamento das rodas e até mesmo a estabilidade dos parafusos das rodas. Esses dados são analisados através de algoritmos de aprendizado de máquina, possibilitando que motoristas e gerentes de frotas obtenham insights não apenas sobre a saúde dos pneus, mas também sobre a carga transportada e as condições da superfície da estrada. Lee afirma que as análises realizadas pela BANF são capazes de alcançar até 90% de precisão e têm utilidade para uma variedade de setores, incluindo empresas de gerenciamento de frotas, fabricantes originais de equipamentos (OEMs) e departamentos de transporte.

“Os pneus são o único ponto de contato com a estrada”, explica Lee. Ele também ressalta que, embora a tecnologia da BANF não substitua os métodos visuais de captação de buracos e condições das estradas, ela atua como uma solução complementar que se destaca na captura de coeficientes de atrito da pista e nas profundidades dos buracos, informações essenciais para o gerenciamento rodoviário, especialmente em um contexto de orçamentos restritos.

A startup, que já está em operação na Coreia do Sul e na China, planeja sua entrada no mercado do Texas. Sua proposta chega em um momento de crescente adoção de caminhões autônomos nas estradas. “Veículos autônomos têm o objetivo de operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, para maximizar lucros, o que implica em um estresse maior nos pneus”, alerta Lee, mencionando também que veículos elétricos, por serem mais pesados devido às baterias, podem desgastar seus pneus de forma mais accélérée. “Os dados sobre pneus serão ainda mais cruciais no futuro”, destaca.

Nos últimos anos, grandes fabricantes de pneus começaram a abraçar a tecnologia de pneus inteligentes, encontrando parceiros entre startups de veículos autônomos. Por exemplo, empresas como May Mobility e Kodiak Robotics utilizam sensores de in-wheel da Bridgestone e algoritmos preditivos para monitorar a saúde dos pneus, enquanto a Gatik se apoia na tecnologia de detecção de atrito da Goodyear. A Bridgestone investiu na startup Tyrata, que desenvolve sensores de pneus e soluções de gestão de dados em 2022, e a Goodyear investiu na Tactile Mobility, que utiliza sensores virtuais para estimar a aderência dos pneus.

A proposta da BANF, no entanto, se diferencia no mercado. O componente principal de sua oferta de hardware é um sensor chamado “triaxis”, que se conecta ao revestimento interno do pneu e mede os movimentos e forças ao longo do eixo X (aceleração e desaceleração), do eixo Y (movimento lateral, como em curvas) e do eixo Z (vibrações e irregularidades da estrada). Equipado com sensores de pressão e temperatura, o sistema transmite dados via Bluetooth para o próximo componente da solução da BANF, o “smart profiler”.

O “smart profiler” desempenha funções de transmissor, receptor e carregador, conectando-se à bateria do caminhão para fornecer alimentação sem fio e constante aos sensores. Além disso, facilita a transferência de dados para onde o cliente desejar, seja para dispositivos telemáticos, dispositivos de gerenciamento de frota ou sistemas embarcados para monitoramento em tempo real. O custo total do sistema é de aproximadamente 50 dólares por veículo ao mês, e Lee ressalta que a tecnologia da BANF pode gerar uma economia significativa para os proprietários de frotas, estimando uma redução de até 4.500 dólares por caminhão anualmente em consumo de combustível e manutenção dos pneus.

A BANF já está colaborando com gigantes do setor, como o Grupo Volvo, o Grupo Hyundai Motor e a DHL em diversos projetos. Atualmente, a tecnologia da BANF está presente em 123 veículos, incluindo quatro veículos de passageiros; os demais estão em caminhões da Classe 8 operando em países como Suécia, Estados Unidos, Índia, Coreia do Sul e China. O executivo informou que a BANF está em negociações com grandes fabricantes de pneus nos Estados Unidos para comercializar sua tecnologia por meio de um acordo de compartilhamento de lucros até o final de 2026.

Recentemente, a BANF arrecadou 5 milhões de dólares em uma rodada pré-Series A e está perto de fechar outra rodada de investimentos de 12 milhões de dólares em Série A. Além disso, a empresa tem planos ambiciosos de listar suas ações na bolsa de valores da Coreia no final de 2027, e posteriormente, participar de uma oferta pública inicial (IPO) no Nasdaq dos Estados Unidos. Lee afirma, no entanto, que a BANF está aberta a diversas oportunidades de saída: “Temos muitas opções de saída, e não apenas para as fabricantes de pneus”, conclui. “Poderíamos ser muito benéficos para fabricantes de veículos comerciais, empresas de gerenciamento de frota, empresas de dispositivos telemáticos e até seguradoras.”

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