Em um movimento que reflete os desafios enfrentados por muitas startups do setor automotivo, a kyte, uma empresa que se apresenta como a “melhor alternativa à Hertz”, decidiu retirar suas operações de quase todos os principais mercados nos Estados Unidos. Essa decisão drástica, que inclui a demissão de cerca de 50% de sua força de trabalho, foi tomada após tentativas infrutíferas de venda da empresa, conforme declarado pelo CEO Nikolaus Volk em uma entrevista. A kyte agora se concentrará apenas nas cidades de San Francisco e Nova York, incluindo Jersey City, na busca por sua sustentabilidade financeira e lucros nos próximos dezoito meses.
O CEO da kyte informou à TechCrunch que a empresa tem se retirado de outros grandes mercados como Atlanta, Chicago, Boston, Washington, D.C., Filadélfia e Seattle, e já começou a notificar seus clientes em Los Angeles sobre a suspensão das operações naquela localidade a partir de 7 de novembro, conforme relatado pela Curbivore. Essas mudanças não são meramente impostas por pressão do mercado, mas refletem uma estratégia deliberada de focar os recursos nas operações que mais contribuem, que representam cerca de 70% da receita da kyte.
A kyte levantou um total de 9 milhões de dólares em 2021 e fechou uma rodada de investimento da série B de 60 milhões de dólares em 2022, com a promessa de ser um serviço de aluguel de carros flexível e fácil de usar, que chegaria ao ponto de entregar o veículo na porta do cliente. na ocasião do anúncio dessa rodada de financiamento, a empresa revelou suas ambições de se tornar a maior operadora de frotas compartilhadas, eletrificadas e autônomas do mundo. No entanto, a expansão rápida para mais de uma dúzia de mercados nos EUA trouxe dificuldades financeiras, algo que se agravou com a significativa dependência de financiamentos para a compra de veículos. Em 2022, a kyte adquiriu um financiamento de 200 milhões de dólares com Goldman Sachs e Ares Capital, seguido de outro acordo no valor de 250 milhões de dólares em março de 2024 com Barclays e Waterfall Asset Management.
No entanto, ao longo do verão, Nikolaus Volk observou que os modelos econômicos da kyte não estavam se mostrando sustentáveis o suficiente para gerar fluxo de caixa positivo da maneira necessária em todos esses mercados. De acordo com Volk, a tentativa inicial de venda da empresa foi considerada, mas a decisão final foi pela reestruturação do negócio, com foco em alcançar a lucratividade antes de qualquer outra medida. Para isso, uma redução no escopo de operações se tornou uma necessidade premente. Além disso, o CEO revelou que a kyte concluiu recentemente uma nova captação de recursos visando a capitalização da empresa reestruturada, mas não divulgou os valores obtidos nessa nova rodada de investimento.
Nos últimos tempos, o espaço de serviços de aluguel e assinatura de carros tem passado por dificuldades, especialmente para companhias que investiram em eletrificação. A Hertz, por exemplo, havia anunciado em 2021 a intenção de adquirir 100 mil veículos elétricos da Tesla, mas acabou comprando apenas cerca de 35 mil, maioria das quais foram vendidas no início deste ano. A startup Autonomy, criada pelo fundador da TrueCar, Scott Painter, não conseguiu atingir sua meta de construir uma frota de 23 mil veículos elétricos e recentemente fez uma mudança em sua estratégia, se direcionando para vendas de serviços de software e dados.
Apesar das promessas feitas pela kyte em 2022, Volk afirmou que a empresa nunca se comprometeu profundamente com a eletrificação de sua frota. Esta decisão, de certo modo, acabou sendo benéfica, pois, segundo ele, a empresa não perdeu capital significativo em relação à desvalorização dos veículos, o que poderia ter agravado ainda mais a situação financeira da kyte nesse momento crítico. Com a reestruturação em andamento e um foco restrito para a recuperação, muitos observadores do mercado estarão atentos aos próximos passos da kyte, numa tentativa de ver se a empresa consegue recuperar seu espaço e se estabelecer como um concorrente viável no crescente mercado de aluguel de veículos.