No vasto e dinâmico campo da produção audiovisual, a inovação é uma constante que transforma a maneira como os criadores desenvolvem suas obras. Recentemente, a Wonder Dynamics, uma startup emergente na área de efeitos visuais aprimorados por inteligência artificial, deu um passo significativo com o lançamento de uma nova ferramenta que promete facilitar a vida de animadores e cineastas. Essa novidade atraiu a atenção da Autodesk, que rapidamente adquiriu a empresa, reconhecendo o potencial disruptivo de suas inovações. A ferramenta mais recente da Wonder Dynamics vai além das soluções existentes, permitindo que os usuários insiram praticamente qualquer vídeo e gerem uma cena 3D totalmente editável, completa com personagens que se movem e interagem.
A nova funcionalidade combina o sistema de substituição de atores em 3D da empresa com um fundo 3D personalizável, estabelecendo uma base para construção de cenas mais complexas. É importante ressaltar que, como nas versões anteriores da Wonder Dynamics, essa ferramenta não se destina a produzir um produto final de imediato, mas sim fornecer uma camada inicial de trabalho sobre a qual se pode construir. A animação é notoriamente um processo que consome muito tempo e recursos, e a filmagem em locações muitas vezes apresenta desafios imensos devido a custos e logística. No entanto, com essa nova abordagem, é possível filmar duas pessoas caminhando em um corredor e transformá-las em robôs andando por uma rua futurista, oferecendo uma ferramenta valiosa para a pré-visualização, fluidez da história e outras etapas iniciais da produção.
“A ideia é que você possa filmar e editar seu vídeo na sua sala de estar, com as performances e composições de câmera desejadas, como você gostaria de ver na sua animação”, explicou Nikola Todorovic, co-fundador da Wonder Dynamics. Ele destaca que esse processo proporciona uma pré-visualização rápida e, mais importante, cenas em 3D que podem ser editadas individualmente em softwares renomados como Blender, Maya ou Unreal Engine. Essa flexibilidade de edição permite que os animadores ajustem os elementos da cena de maneiras inovadoras, o que é crucial nas fases iniciais de produção, onde a tomada de decisões deve ser ágil e precisa.
Outro aspecto impressionante da nova ferramenta é a possibilidade de usar múltiplas câmeras para filmar a mesma cena, tal como ocorre normalmente com atores humanos. A conversão de vídeo para 3D permite que essas câmeras virtuais sejam integradas na mesma cena, seguindo os movimentos originais e estimando métricas como o deslocamento dos pés. Essa funcionalidade é verdadeiramente valiosa, especialmente quando se considera a complexidade do trabalho de câmera, que muitas vezes é decidido em tempo real durante a filmagem.
É relevante mencionar que, diferente de alguns modelos gerativos onde se pode transformar texto em vídeo, por exemplo, a saída do novo recurso da Wonder Dynamics consiste em ativos 3D padronizados pela indústria. Isso significa que, depois de gravar o vídeo inicial, o usuário não fica limitado ao que foi filmado. É possível arrastar e soltar as câmeras, ajustar os movimentos dos personagens ou até mesmo reestruturar e iluminar completamente a cena. Embora algumas dessas funcionalidades já estivessem disponíveis na versão anterior, chamada Wonder Studio, agora o foco está na criação de cenas totalmente animadas, em contraste às opções anteriores de substituição de um ator por um personagem gerado por computador.
Por fim, todos que já utilizam o Wonder Studio podem acessar a nova funcionalidade de animação a partir de agora, embora ela ainda esteja em fase beta, o que significa que melhorias serão implementadas conforme os usuários enviarem feedback. Essa inovação promete não apenas simplificar o processo de animação, mas também abrir novas possibilidades criativas para cineastas e animadores, tornando a produção audiovisual mais acessível e dinâmica. Assim, a Wonder Dynamics se estabelece como uma referência no campo da animação 3D, ajudando a moldar o futuro da indústria cinematográfica.