No amanhecer de uma manhã ensolarada de setembro de 2024, os cofundadores da Joco, Jonathan Cohen de Nova Iorque e Jonathan Cohen, de Londres, se reuniram em um vasto estacionamento de 15.000 pés quadrados próximo ao Hudson Yards, em Nova Iorque. Assim que pisaram nas linhas amarelas desgastadas do local, compartilharam sua visão de futuro para a Joco, uma startup dedicada a fornecer e-bikes para trabalhadores de entrega. Esta visita não apenas refletiu o novo espaço que ajudaria a empresa a continuar sua trajetória de crescimento, mas também simbolizava a transformação que a Joco experimentou desde seu lançamento repleto de desafios.
Joco está se posicionando como um verdadeiro ponto de apoio para os entregadores, um conceito que se assemelha a um ‘posto de gasolina’ para ciclistas. “Estamos removendo todos os carros; o espaço será 100% dedicado a veículos elétricos de duas, três, quatro rodas e às suas respectivas recargas,” anunciou Cohen (NY), o diretor de crescimento da empresa, com um sorriso no rosto. O projeto inclui uma oficina mecânica, várias salas com armários de carregamento de baterias, estações de ancoragem e banheiros. A ideia é criar um espaço que não seja apenas funcional, mas também um local de comunidade para os trabalhadores.
O reconhecimento das necessidades dos ‘gig workers’ não é uma novidade para Joco, que já havia implementado um serviço de concierge em parceria com a Grubhub em duas localizações da cidade. Este esforço é parte fundamental da resistência da empresa, que já enfrentou múltiplos desafios nos primeiros anos, mas que atualmente é um exemplo de inovação e sucesso no setor. De fato, a evolução de Joco é um testemunho da capacidade de adaptação das startups em um mercado competitivo. A empresa, que foi lançada em 2021, inicialmente enfrentou sérios desafios legais e de negócios; especificamente, uma ação judicial da Prefeitura de Nova Iorque por operar um sistema de compartilhamento de bicicletas sem autorização prévia. Este revés forçou Joco a mudar seu foco de oferecer passeios para consumidores e a se concentrar no atendimento a trabalhadores de entrega.
Após essa transição, Joco agora serve tanto trabalhadores que alugam e-bikes, quanto clientes corporativos que contratam frotas dedicadas. No momento, a Joco possui aproximadamente 18 clientes empresariais, incluindo grandes nomes como Grubhub, Reef e Fresh Direct, que operam em Nova Iorque, Chicago e Miami. Além do aluguel de veículos, a empresa fornece uma gama de serviços como tecnologia de gestão de frota, manutenção e estocagem de bicicletas, refletindo uma visão abrangente do que significa ser um operador nesse setor.
A empresa destaca-se não apenas pela sua adaptabilidade, mas também pelo foco em segurança e inovação. Os armários de carregamento de baterias, que têm a aprovação do Corpo de Bombeiros de Nova Iorque, são um exemplo disso, especialmente em um mercado onde os incêndios relacionados a e-bikes têm sido uma preocupação crescente. O impacto da Joco se torna ainda mais evidente com a venda de aproximadamente 100 armários para prédios residenciais e empresas de logística, como a Cloud Kitchens, de Travis Kalanick, com planejamento para expansão internacional.
A determinação dos Cohen em responder às necessidades de seus clientes também se destacou. O retorno ao negócio após os desafios do começo foi visto como uma “bênção disfarçada”, permitindo que a empresa se tornasse lucrativa em um espaço competitivo, mesmo com um investimento inicial modesto de US$ 7,5 milhões. Cohen (London) comentou: “Isso nos forçou a focar e a prestar atenção nas necessidades dos nossos clientes. Nós fazemos coisas incomuns para garantir a sua satisfação.” Isso inclui assistência personalizada quando um ciclista enfrenta problemas durante uma entrega.
É notável observar como a Joco, que início enfrentando crises, agora apresenta um crescimento robusto com uma base crescente de usuários fiéis. O que antes era um estacionamento vazio, agora se prepara para receber 1.000 novas e-bikes, com um planejamento para trazer ainda mais frota. Diante do carinho acumulado por parte dos usuários, a empresa não precisou investir em marketing, optando por uma abordagem de crescimento orgânico impulsionada pelo boca a boca entre os pacientes.
A visão dos cofundadores é clara: seu objetivo é expandir a frota de Joco de 3.000 para 10.000 e-bikes até o final de 2025, ao mesmo tempo que desenvolvem novas estações de ancoragem em áreas como Brooklyn e Queens. Aumentar a presença da Joco no mercado também inclui a implementação de armários de carregamento em prédios e um foco em carneiros de entregue eletrônicas para lidar com demandas crescentes na entrega last-mile.
Com a iminência da implementação de um plano de cobrança por congestionamento em Nova Iorque no início de 2025, a Joco está determinada a capturar novas oportunidades de mercado que surgirão. A combinação de investimento em infraestrutura e tecnologia se mostra crucial em um cenário competitivo, especialmente se levando em consideração a crescente demanda por soluções de entrega sustentáveis e eficientizadas — e a Joco está determinada a ser a pioneira nesse setor.
Com uma equipe de aproximadamente 50 colaboradores, a Joco mantém um modelo enxuto e eficiente, o que é uma vantagem em uma era onde redução de custos sem comprometer a qualidade é cada vez mais necessária. Através de estratégias como a contratação de funcionários fracionados, a empresa garante que está bem posicionada para continuar sua trajetória de crescimento. Ao olharmos para o futuro, é inegável que a Joco não é apenas uma empresa que sobreviveu a diversas adversidades, mas emergiu como um símbolo de inovação, adaptabilidade e compromisso com seus clientes.