[Esta história contém grandes spoilers do episódio final da temporada de Cross.]

Quando o criador Ben Watkins começou a formular as imagens de como Cross se desenrolaria nas primeiras etapas do desenvolvimento da série da Prime Video, ele teve uma noção imediata de quem poderia dar vida ao papel titular de Alex Cross.

“Quanto mais eu comecei a definir quem esse personagem seria nos dias de hoje, mais comecei a imaginar um certo ator, e era Aldis Hodge”, conta Watkins. “Aldis se tornou o arquétipo.”

Naquele momento, não se sabia se Hodge estaria disponível ou mesmo interessado em estrelá-lo em seu thriller criminal baseado na popular série de livros de James Patterson. De fato, foi informado a Watkins que o ator, que havia acabado de terminar um trabalho em Black Adam, estava indisponível, então ele aconselhou seu departamento de elenco a usar Hodge como inspiração durante os testes de elenco. No entanto, quando o roteiro chegou às mãos do agente de Hodge, ele disse a Watkins para não descartar o ator, e poucos dias depois de Hodge ler o roteiro, os dois se encontraram pessoalmente e Hodge se juntou ao projeto para interpretar o detetive de Washington, D.C., e psicólogo forense conhecido por ser a pessoa mais inteligente na sala.

“Eu sinto que, nesta situação específica, especialmente no set, Ben Watkins é o homem mais inteligente na sala e eu fico lá aprendendo”, diz Hodge. “Eu acho que o que faz Alex ser inteligente quando ele entra na sala – parte disso é sua história nos estudos psicológicos e como detetive, sendo capaz de desvendar a psique humana – mas a habilidade vem de presumir não saber nada sobre alguém. Estou encontrando maneiras de me conectar. Estou descobrindo ao longo do caminho e estou jogando xadrez mental com você.”

Cross joga uma versão estendida desse jogo ao longo da série com Ed Ramsey Ryan Eggold), um serial killer imitador que quase o supera até o final. É a final que Cross também descobre que a professora de piano de seu filho, Miss Nancy (Karen Robinson), está executando um plano de vingança contra sua família ao longo do caminho.

“Com cada pessoa que ele encontra, eu acho que há um respeito pelo adversário”, diz Hodge. “Acho que o momento que você subestima seu oponente é o momento em que você realmente perdeu e ele é inteligente o suficiente para saber disso.”

O que Cross muitas vezes não percebe, no entanto, é como não dedicar tempo para processar a morte de sua esposa, que é morta a tiros no primeiro episódio, afeta negativamente sua tomada de decisões. Explorar esse luto na tela ressoou particularmente com Hodge, que lidou com a perda de múltiplos entes queridos enquanto trabalhava na série, incluindo o estilista Waraire Boswell, que criou a aparência icônica de Cross na série.

Abaixo, Hodge fala com THR sobre seu trabalho com Boswell e a importância de mostrar o luto na tela, suas prioridades tanto como protagonista da série quanto como produtor executivo de Cross, e os segredos dos roteiros que Watkins manteve dele.

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Você foi o protótipo de Ben Watkins para Alex Cross desde o início. O que isso significou para você ao entrar nesta série?

É incrível porque raramente somos a escolha de alguém neste negócio. Você trabalha tão duro para provar a si mesmo. Mas o fato de que ele manteve essa escolha durante o processo de desenvolvimento, que leva muito tempo – anos. Sou apenas grato. Parece muito fortuito como as coisas aconteceram. Isso me dá uma grande confiança para ainda acreditar em coisas boas nesta indústria e em boas pessoas, porque Ben é fantástico.

Eu li o roteiro e muito rapidamente, depois de cerca de 15 ou 20 páginas, liguei para minha equipe e imediatamente queria conhecer Ben. Eu senti que a forma como ele escreveu era tão inteligente. Era simplesmente bom demais. E o momento de tudo foi ótimo para mim, porque eu tinha recentemente chegado a um espaço na minha carreira onde estava tão insatisfeito com uma série de batalhas que não queria mais ter a respeito de narrativa, personagem e história. E a forma como Ben compôs não apenas a narrativa, mas a mentalidade do personagem – como ele pensa, quem ele é, como as pessoas o percebem – isso respondeu todas as minhas dúvidas e acalmou todos os meus medos com os quais lidava naquele momento.

Qual foi o ano disso?

Quando conheci Ben, foi em 2022. Eu havia recentemente tido uma série que tinha acabado de ser cancelada e minha equipe, passamos quase um ano tentando procurar a próxima coisa. Recusamos algumas ofertas porque não atendiam a todas as caixas. Quando você busca algo, o próximo passo tem que ser uma graduação, uma evolução, e deve ser o que serve sua carreira, algo que realmente o propulsiona para frente, algo que promove seu crescimento. E isso foi tudo com essa oportunidade.

É um grande projeto legado em termos de fundação da série de livros. Você tem a genialidade de Ben Watkins. Você tem a magnitude da Amazon e Skydance, e Paramount na época. É tipo, isso não pode falhar. A coisa que eu realmente gostei foi que foi a primeira vez, acho que, na minha carreira pessoal, que não questionei a honra de ser escolhido. Muitas vezes, nós questionamos nosso próprio valor e nos perguntamos, por que eu? Às vezes, somos ensinados a negar nosso próprio valor diante das perspectivas das outras pessoas e das experiências pelas quais passamos. Mas essa é a primeira vez que eu pensei: “Eu mereço uma oportunidade como essa”. Eu ainda tenho que conquistá-la e ainda tenho que cuidar dela, mas em relação ao trabalho que coloquei ao longo dos anos. E digo isso não de um lugar de orgulho ou ego ou presunção, porque não apoio nenhuma dessas noções, mas de um amor-próprio. Aprender a amar a si mesmo o suficiente para saber que você é digno das coisas boas que acontecem com você.

Como isso se refletiu em seu papel como produtor executivo? Quais coisas foram mais importantes para você nessa posição?

Minhas responsabilidades com minha equipe e com meu elenco, e mantendo o padrão que Ben estabeleceu em termos de como gerimos um set. Eu saí do meu último trabalho como produtor executivo e desde então produzi um filme com minha produtora familiar, então nesta fase da minha carreira, a produção está no topo da lista. Eu amo atuar, mas não preciso me preocupar com isso porque tenho 35 anos de experiência. Eu sei que isso sempre estará lá e que as oportunidades de exploração já estão disponíveis. Produzir, essa é a próxima era. Direção, escrita, eu estou na WGA, ei, e quero aprender a ser um produtor fantástico.

Então, a primeira conversa que tivemos nem foi sobre o personagem, foi sobre como vamos rodar o set. [Ben] me perguntou: “Qual você acha que é a responsabilidade de um No. 1?” E quanto à produção, ele me perguntou: “Como você vê isso? Alguns atores querem ficar de lado, outros querem realmente se envolver”. Eu disse: “Esse não é um crédito de vaidade para mim”. Ao entrar nisso, você precisa supervisionar a saúde de toda a produção. Você tem que garantir que todos os seus atores brilhem. Você tem que se certificar de que sua equipe é bem cuidada. Como produtor, seu trabalho é realmente gerenciar e lidar com problemas 24 horas por dia, 7 dias por semana, e garantir que o navio esteja navegando bem. É uma grande oportunidade para entender e aprender como fazer um produto do início ao fim.

Eu também sou relojoeiro e um dos meus mentores na relojoaria disse: “você é um grande designer, mas no momento em que você aprende mais sobre como fazer o produto, como fazê-lo funcionar, então você se tornará um designer melhor”. Eu aplico esse mesmo sensibilidade a este ofício: se você entende como fazê-lo funcionar bem, então você entende como produzir um produto de melhor qualidade. Portanto, posso ser um ótimo ator de qualquer forma e em qualquer papel, mas se estou entrando em um projeto e quero torná-lo excelente, preciso ser um grande produtor.

Ben manteve alguns detalhes da história ocultos do elenco, como o fato de que Miss Nancy tinha algo contra Cross. Você conhecia algumas das reviravoltas que estavam por vir na segunda metade da primeira temporada?

Desculpe a linguagem. De jeito nenhum. Veja, eu uso dois chapéus. E quando estou no set, estou usando o chapéu de ator. Ben gosta de apresentar coisas aos atores onde eles podem responder adequadamente e não estarem super ensaiados. Então houve muitas vezes em que ele disse: “Olha, algo está por vir”, mas eu não descobriria até o dia. Eu tinha uma compreensão geral da trajetória da história e alguns arcos de história diferentes, mas não conhecia todos os pontos principais da trama, porque se você souber o que está acontecendo no episódio sete até o episódio dois, você vai querer levar isso em conta ao longo do caminho. E respeitei o processo porque sinto que se eu estivesse na posição dele, faria exatamente a mesma coisa. Na verdade, discutimos isso com outros papéis.

O luto é um fator subjacente enorme nas tantas decisões de Cross como policial, pai, amigo e amante. Como você encontrou essa parte dele?

É aí que encontramos o ser humano. Como detetive, vemos ele em modo herói 24 horas por dia, e às vezes separarmos a natureza humana disso. É quase como se sentíssemos que eles são, não invencíveis ou imunes, mas de certa forma, eu diria cerca de 70% invencíveis. Eles são super-heróis. É semelhante à forma como às vezes, quando crianças, olhamos para nossos pais até que crescemos e percebemos nossos pais, não mais como mamãe e papai, mas como pessoas, como indivíduos e pensamos: “Oh, você teve alguma dor. Você tinha algumas falhas. Você estava ferido. Você precisava de ajuda.”

Há uma dinâmica em poder ver [Alex] expressar amor dessa forma. Porque o luto, não sei se é uma execução diferente de amor, eu acho que em certa medida é, e o fato de que esse homem amou tanto sua esposa e ainda está expressando isso, a representação disso é incrível. Mas também abordamos a questão: como se pode passar adequadamente pelo luto? E eu vou te dizer, não é um processo fácil.

Este foi um ano duro. Perdemos vários cães. Perdemos alguns amigos recentemente, um há um mês, outro dois meses atrás e é um processo estranho que atinge você. O fato de que ele tem que passar por isso e ainda precisa ser pai, ainda precisa ser perspicaz em seu trabalho, são camadas de complexidade onde conseguimos ver um ser humano. E para um artista, isso é uma oportunidade incrível porque agora você realmente consegue fazer o trabalho. Você não pode apenas ficar seguro em uma única linha e ser o super policial 24/7. E para o público, eu acho que isso é o que realmente queremos. Queremos entender quem é essa pessoa, não quem é a ideia de uma pessoa. O primeiro piloto, a forma como Ben empacotou todos esses elementos que nos guiam ao longo da temporada, é tão fundamental. A estratégia por trás disso é imensa. E eu adoro o fato de que não apenas estamos abordando o luto, mas lidando com ele e superando-o. Porque conheço muitas pessoas que assistem ao programa, e isso é a conexão deles. Porque acredito que eles também estão buscando respostas ou formas de representação de como fazê-lo. Não há uma resposta simples.

O estilista Waraire Boswell teve uma grande parte em moldar a aparência física de Cross antes de morrer em julho. Como foi trabalhar com ele nessa série?

Waraire é meu amigo que perdi há alguns meses enquanto estávamos filmando. Eu estava no set, no último dia que o vi. Ele criou a aparência principal de Cross. Waraire e eu trabalhamos juntos há vários anos criando diferentes visuais, e quando se tratou disso, eu conversei com Ben sobre como ele queria aquele casaco assinatura e eu disse: “Olha, cara, eu tenho o Waraire. Acho que ele é o cara”. Waraire é um tático. Seu olhar para o design é tão específico e único. Ele é um gigante entre gigantes no que faz. Então liguei para Waraire e a forma como trabalhamos juntos foi que eu esboçava algumas coisas, ele pegava isso e tornava cem vezes melhor, e então criávamos o visual. Trabalhamos juntos não apenas no casaco, mas também em algumas calças, uma camisa, em todo o visual.

Mas aquele casaco, para mim, se torna um testemunho de seu legado. E estou tão orgulhoso que nos permitiram essa oportunidade porque isso é algo que sempre vou lembrar e sempre poderei guardar com carinho. Este é o maior trabalho da minha vida e pude levar um dos meus grandes amigos para criar algo especial comigo que realmente destaca o momento de uma maneira que não consigo expressar plenamente o quão incrível isso é para mim poder dizer que consegui tocar nessas coisas dessa maneira. Cada parte disso é realmente definidora para mim. E ele faz parte daquele legado para sempre agora. Então, sempre que vejo aquele pôster com aquele casaco, sempre que vejo uma cena em que estou usando aquele casaco, é um momento doce. Sou grato que, pelo menos ao longo das temporadas, teremos a oportunidade de carregar um pedaço dele conosco.

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Cross está disponível com todos os episódios na Prime Video. Leia a entrevista reveladora de THR com o criador Ben Watkins e a peça de preview com o autor James Patterson.

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