Nota do editor: Uma Pequena Coisa é uma nova série que ajuda você a dar um passo simples em direção a um objetivo saudável e impactante. Experimente esta sugestão e comece a sua jornada na direção certa.
A chegada das festas de fim de ano, marcada por celebrações, carinho e confraternizações familiares, pode trazer uma certa preocupação com a manutenção de hábitos saudáveis. Como garantir uma alimentação balanceada e ainda encontrar tempo e energia para atividades físicas quando estamos cercados por delícias irresistíveis e pela companhia dos entes queridos? Dana Santas, especialista em fitness e treinadora mental para atletas profissionais, compartilha a experiência da rotina que costumava ter ao visitar seus sogros, revelando que, mesmo numa área remota cercada por uma fazenda de laticínios em Wisconsin, a insistência em manter um regime de exercícios diários se tornava um enorme desafio. “Era uma jornada de 35 minutos até a academia, mais uma hora malhando e outros 35 minutos de volta”, comenta. A realidade é que as celebrações muitas vezes exigem sacrifícios que podem tirar o prazer do momento. Mas deve-se afirmar: será que vale a pena se privar das mínimas alegrias que a época pode proporcionar? Conforme as sugestões apresentadas, talvez o ideal esteja em um equilíbrio que promova a saúde e ao mesmo tempo, valorize as interações sociais.
Muitas pessoas sentem que o estresse em manter uma rotina de exercícios e alimentação adequada durante as festas pode prejudicar o espírito natalino. A dieta restritiva pode, paradoxalmente, aumentar a sensação de culpa em face da imensidão de opções saborosas disponíveis à mesa. É fundamental lembrar que a comida está imbuída de significados, tradições e memórias que não devem ser ignorados para que as festividades tenham toda a sua essência. Nesta perspectiva, a autêntica alegria reside nas escolhas que equilibram o prazer com hábitos saudáveis, sem que um exclua o outro. Segundo os especialistas, o segredo é a adoção de micro-hábitos saudáveis durante as confraternizações e a flexibilização de expectativas rígidas sobre a comida e exercício.
A importância do prazer nas celebrações festivas
Um dos maiores obstáculos citados por nutricionistas, como Natalie Mokari, é a culpa que muitos sentem por não seguir suas rotinas rígidas de alimentação. Essa culpa, no entanto, pode interferir na sua capacidade de usufruir das celebrações. Portanto, não deixar de lado algumas boas práticas alimentares é um importante passo para assegurar que as energias e a disposição sejam mantidas. Ao contrário da crença comum, não é necessário deixar de lado os pratos de festa. Um toque de saúde pode ser incorporado de forma simples, como a inclusão de frutas e vegetais durante as refeições. Assim, as festas podem ser igualmente saborosas e saudáveis. Alice Mouton, que acompanhou pesquisas nos últimos anos, recomenda que mesmo ao ir a restaurantes, o foco deve ser aproveitar as opções disponíveis e se permitir certa flexibilidade.”
A dica prática que surge é incorporar vegetais nos pratos como uma forma de equilibrar a refeição, evidenciando a importância de uma alimentação diversificada. Se composições como sanduíches, saladas e até mesmo acompanhamentos em versões mais saudáveis forem as escolhas do seu paladar, pode-se aproveitar todas as delícias sem se sentir culpado. Além disso, um truque comum que Mokari aconselha é sempre que você optar por uma bebida com cafeína ou alcoólica, deve-se acompanhá-la com um copo de água. Essa abordagem equilibra o prazer com a saúde, permitindo que a indulgência não resulte em excessos que possam afetar seu bem-estar no dia a dia.
Mantenha a atividade física de forma natural e prazerosa
Combinar movimento com a interação familiar é uma excelente estratégia para manter a agitação física sem deixar de lado o tempo com os entes queridos. Santas salienta que, na realidade, qualquer forma de movimento pode ser benéfica. “Não é necessário trabalhar até suar muito ou se afastar da mesa de jantar; a ideia é aproveitar o que a companhia de pessoas queridas pode oferecer”, explica. Pequeninas ações como levantar-se para participar das conversas ou sugerir uma breve caminhada ao ar livre podem fazer uma diferença notável, evitando a rigidez que frequentemente nos faz sentir inundados por ambientes sedentários.
“Além disso, os jogos de família podem ser uma boa saída”, sugere Santas. Ela destaca que não precisamos encarar o exercício como um sacrifício, mas como uma oportunidade de reafirmar os laços com quem amamos, trazendo a leveza própria das brincadeiras infantis. Qualquer movimento pode contar, seja correr atrás das crianças em um jogo de pega-pega ou até mesmo se juntar numa dança. “O importante é celebrar a união, e aproveitar se fazer sentir em movimento é realmente reenergizante durante os encontros festivos”, arremata Santas.
Conquiste o equilíbrio emocional nas festas de fim de ano
Por fim, vale refletir que os excessos durante as festividades não definirão sua saúde, conforme afirma Mokari. Uma refeição… ou até algumas … não determinarão um status negativo duradouro em seu corpo ou na sua mente. O que realmente importa é seu bem-estar emocional e a conexão que você cria com as pessoas ao seu redor durante este período festivo. Incorporar hábitos saudáveis durante as festas, com pequenas escolhas, poderá proporcionar não apenas saúde física, mas um nutrido enriquecimento para suas memórias, trazendo algo ainda mais valioso para sua vida: momentos de alegria compartilhada.