Após três anos da trágica morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, o filme independente “Rust”, com Alec Baldwin, finalmente será revelado ao público nesta quarta-feira. O longa foi selecionado para fazer sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema Camerimage, um evento respeitado que se concentra nas conquistas da cinematografia. Contudo, a estreia na cidade de Toruń começou de forma tumultuada. Os ingressos para a premiere estavam disponíveis para os participantes do festival através do sistema privado de vendas na manhã de terça-feira — e o site caiu, aparentemente devido a uma súbita e avassaladora demanda.
“O portal do Camerimage está atualmente passando por manutenção do sistema”, dizia uma mensagem na página logo após as 8h, quando os ingressos foram disponibilizados. Por volta das 20h30, alguns visitantes do festival relataram que o sistema estava funcionando novamente.
O Festival Camerimage é conhecido por seu público fiel, com palestras de cinegrafistas renomados atraindo multidões que frequentemente transbordam nas escadas dos cinemas. Contudo, o interesse direcionado a “Rust” é sem precedentes. O filme será exibido apenas uma vez no festival e contará com uma breve mesa-redonda antes da exibição. Entre os oradores da premiere estarão o diretor e roteirista Joel Souza, que foi atingido pela mesma bala que matou Hutchins, quando uma arma de fogo cenográfica manipulada por Baldwin foi disparada durante a produção em outubro de 2021. Ao lado do diretor estarão Stephen Lighthill, mentor de Hutchins desde sua época de estudante na American Film Institute, e Bianca Cline, a diretora de fotografia que assumiu o projeto após a resolução de um processo por morte involuntária.
A decisão do Camerimage de exibir “Rust” gerou algumas reações negativas na indústria. Quando a exibição foi anunciada há um mês, alguns diretores de fotografia manifestaram suas opiniões nas redes sociais, argumentando que a ação era promocional e tomada de forma imprópria, considerando que a criação da obra resultou na morte de uma colega. No entanto, o festival enfatizou que a estreia tinha como único objetivo homenagear o trabalho e os desejos de Hutchins, que já havia expressado em particular que gostaria que seu trabalho fosse exibido ali. Os organizadores também informaram que Baldwin não foi convidado intencionalmente, devido à distração que sua presença provavelmente geraria no evento.
A expectativa gerada em torno da estreia de “Rust” se reflete na forte demanda pelos ingressos, compreensível, dado que o festival atrai anualmente centenas de cinegrafistas. Nos primeiros dias do Camerimage, o burburinho sobre o filme cresceu à medida que convidados compartilhavam relatos rumorados sobre o que figuras do festival que já assistiram ao filme descreveram – indicando que a cinematografia do filme é altamente sofisticada e deve ser vista.
Em um panorama mais amplo, é intrigante observar como um evento que se destaca por suas palestras e apresentações se transformou em um campo de batalha de opiniões e emoções em torno de uma obra que carrega uma pesada história por trás de sua produção. Ao mesmo tempo em que o festival promove o talento cinematográfico, ele inevitavelmente também levanta questões de ética e responsabilidade na indústria cinematográfica, que continuarão a ser debatidas em sua comunidade.