A recente onda de incêndios em urnas eleitorais nos estados de Washington e Oregon gerou uma resposta enérgica do FBI, que está oferecendo uma recompensa em dinheiro de até $25.000 para aqueles que fornecerem informações relevantes que ajudem a identificar o responsável por esses atos de vandalismo. Os incêndios, que ocorreram durante o período de votação antecipada, resultaram na destruição e danos a centenas de votos e lançaram uma nuvem de preocupação sobre a segurança dos processos eleitorais na região.

Durante o mês passado, três incêndios em urnas de votação foram registrados em Vancouver, Washington, e Portland, Oregon — duas localidades onde a maioria dos eleitores opta por votar pelo correio ou através de urnas de entrega, em vez de comparecer pessoalmente aos locais de votação. O primeiro incidente se deu no dia 8 de outubro, quando uma urna em Vancouver foi incendiada entre as 3h30 e 4h da manhã, conforme relatado pelo FBI. Já no dia 28 de outubro, dispositivos incendiários improvisados foram colocados em caixas de votação em ambas as cidades, entre 2h da manhã e 4h, indicando a natureza coordenada dos ataques.

O FBI divulgou recentemente um vídeo de vigilância que mostra um indivíduo se aproximando de uma urna em Portland no dia dos ataques de outubro, acendendo um objeto e colocando-o sobre a caixa antes de fugir do local. O material incendiário causou uma rápida reação, evidenciada pela fumaça e pela erupção de chamas que se seguiu. As autoridades acreditam que o mesmo suspeito está por trás de todos os incêndios.

Com base nas informações coletadas, a descrição do veículo utilizado pelo suspeito é de um sedã Volvo S-60 de 2003 a 2004, de cor escura, que não possuía o logotipo da Volvo na grade frontal e exibia uma placa temporária do estado de Washington, a qual pode não estar mais presente no automóvel. A descrição do motorista, segundo o FBI, é de um homem branco, entre 30 e 40 anos, com cabelo ralo, que supostamente possui habilidades em metalurgia e soldagem. Tais observações foram corroboradas pela polícia de Portland, que notou “soldagens muito detalhadas” nos dispositivos incendiários utilizados.

O impacto dos incêndios já é preocupante, uma vez que aproximadamente 500 votos danificados foram recuperados de uma das urnas queimadas em Vancouver. Porém, a maioria dos votos em Portland resistiu ao fogo graças a um sistema de supressão de incêndios instalado nas urnas. Funcionários eleitorais relataram que conseguiram enviar centenas de cédulas de substituição para os eleitores afetados, embora tenham encontrado dificuldades com algumas cédulas que estavam irreconhecíveis e outras que foram completamente queimadas.

Importante ressaltar que a íntegra do processo eleitoral na região depende significativamente do voto por correio e pelo sistema de entrega. Em Multnomah County, no Oregon, menos de 1% da população comparece pessoalmente para votar, enquanto em Clark County, Washington, cerca de 60% dos votos são coletados de urnas, e 40% são recebidos pelo correio. Esse contexto destaca ainda mais a gravidade dos incêndios, pois interferem diretamente na capacidade de milhões de eleitores de exercerem seu direito de voto.

Diante da proximidade da data das eleições, as autoridades intensificaram a segurança em torno das urnas eleitorais na região, contando com patrulhas de polícia para monitorar as áreas. A natureza premeditada dos incêndios, combinada com a execução metódica, alarmou oficiais da lei e cidadãos preocupados, levantando questões sobre a integridade do processo eleitoral. Em tempos de crescente polarização política, garantir a segurança das operações eleitorais deve ser uma prioridade para todos.

Assim, o envolvimento da comunidade poderá representar uma peça fundamental na solução desse caso. O FBI faz um apelo às pessoas que possam ter informações sobre o caso ou reconhecer o veículo ou o indivíduo descrito a entrarem em contato, enfatizando que uma comunidade atenta e comprometida pode ser a chave para impedir que novos atos de vandalismo comprometam a democracia.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *