Os coordenadores de intimidade da indústria fizeram sua escolha: eles desejam se sindicalizar junto ao SAG-AFTRA.

Na contagem de votos realizada pelo National Labor Relations Board na última terça-feira, todos os coordenadores de intimidade que participaram votaram para se juntar ao sindicato de 160.000 membros, a SAG-AFTRA anunciou na mesma terça-feira. As informações sobre quantos coordenadores de intimidade participaram da eleição não estavam disponíveis até o fechamento deste artigo.

“Em tempos difíceis, com ameaças iminentes às proteções ambientais e à igualdade das mulheres, é reconfortante ver o reconhecimento da indústria do entretenimento em relação aos coordenadores de intimidade e sua importante contribuição para as produções e para os intérpretes em cenas íntimas,” afirmou a presidente do sindicato, Fran Drescher, em um comunicado. “Nós da SAG-AFTRA estamos orgulhosos de incluir este estimado grupo de profissionais treinados como os mais novos membros de nosso corpo.”

A votação representa uma culminação na relação entre esses membros da equipe e o sindicato, que tem tomado medidas para profissionalizar o papel desde que ganhou destaque na esteira do movimento #MeToo. Os coordenadores de intimidade, que coreografam cenas nuas e sexuais, sempre trabalharam em produções teatrais. No entanto, tornaram-se mais prevalentes em sets de cinema e televisão a partir de 2018, quando a HBO prometeu contratar um coordenador de intimidade para todas as cenas íntimas em suas produções. Netflix, Amazon, Hulu e Starz seguiram o mesmo caminho.

A SAG-AFTRA começou a examinar a posição porque “os nossos membros são aqueles que estão diante das câmeras fazendo o trabalho hiperesposto,” relatou a então presidente do sindicato, Gabrielle Carteris, ao THR em 2020. O sindicato publicou diretrizes para o exercício da função no início daquele ano e então concedeu acreditação a vários programas de formação para coordenadores de intimidade. Em 2022, a Diretoria Nacional do sindicato sinalizou seu interesse em acolher o grupo no sindicato. Dois anos depois, a SAG-AFTRA protocolou uma petição para uma eleição sindical junto ao NLRB.

Como resultado da votação de terça-feira, o sindicato e a AMPTP poderão iniciar o processo de negociação de um primeiro contrato, a menos que quaisquer objeções sejam registradas junto ao NLRB antes da certificação dos resultados. Os coordenadores de intimidade previamente declararam que desejariam instituir salários e benefícios padronizados.

O Hollywood Reporter fez contato com a Alliance of Motion Picture and Television Producers para um comentário. Com esta união, um novo capítulo se abre na proteção e valorização do trabalho desses profissionais, já que a indústria do entretenimento continua evoluindo e se adaptando às novas realidades sociais e culturais.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *