A Intudo Ventures, uma firma de capital de risco que opera exclusivamente na Indonésia, anunciou recentemente a captação de 125 milhões de dólares através de dois novos fundos de investimento. Desses, 75 milhões de dólares foram alocados para o Intudo Ventures IV, enquanto os restantes 50 milhões de dólares serão direcionados a um fundo que tem como foco o investimento em recursos naturais de baixo impacto e energia renovável, áreas que refletem a crescente importância da sustentabilidade no contexto econômico global.

investindo no potencial indonésio: o foco do fundo IV

O Intudo Ventures IV está especialmente projetado para investir em startups indonésias que possam aproveitar as diversas oportunidades apresentadas pelo país, como sua localização estratégica, os avanços digitais em andamento e a ascensão de uma população de classe média em expansão. O objetivo é apoiar empresas que se destaquem em setores que jogam a favor das vantagens competitivas naturais da Indonésia, como produtos de consumo, aquicultura e horticultura, além de startups focadas na distribuição comercial, regulamentação e tecnologia profunda.

A proposta do fundo visa identificar e investir em modelos de negócios que possam se beneficiar dessas áreas em crescimento, conforme bem reconhecido pelo sócio fundador da Intudo, Eddy Chan. Em suas palavras, a Indonésia precisa “encontrar mais ouro na aquicultura de camarões”, uma referência ao potencial não explorado deste setor específico, que pode se tornar um motor de crescimento econômico se adequadamente nutrido.

o novo fundo e a sustentabilidade em foco

O fundo separado, que será direcionado a recursos naturais, representa a primeira iniciativa da Intudo nesse segmento, voltando-se para o posicionamento da Indonésia no mercado global de níquel e cobalto. A intenção é utilizar essa posição estratégica para fomentar investimentos que não apenas promovam o crescimento econômico, mas que também ajudem na transição para uma economia mais verde e sustentável, uma tendência crescente em todo o mundo.

O modelo de investimento da Intudo geralmente envolve a liberação de cheques entre 1 milhão e 10 milhões de dólares, com a expectativa de construir um portfólio de 14 a 18 empresas indonésias. Chan destacou que, nos típicos ciclos de financiamento da Série A, a firma costuma investir entre 3 milhões e 5 milhões de dólares para assegurar participações que variam de 20% a 30% em cada empresa. Essa estratégia é vista como uma forma de obter uma propriedade significativa, um fator que Chan acredita ser crucial para vencer na concorrida região do Sudeste Asiático.

um futuro promissor: expansão e diversificação de investidores

Depois de fechar seu terceiro fundo em 2020 com 115 milhões de dólares, a Intudo parece ter ampliado sua base de parceiros limitados ao longo do tempo, atraindo investimentos de instituições e escritórios familiares dos Estados Unidos, Ásia, Europa e Oriente Médio. Entre os novos investidores estão a Holandesa Orient Growth Ventures e a baseada em Cingapura Black Kite Capital. O interesse expressado por mais de 20 fundos globais e parceiros gestores, junto com o suporte de 15 bilionários da lista Forbes, demonstra a confiança depositada na capacidade da Intudo de identificar oportunidades promissoras na dinâmica paisagem do mercado indonésio.

Ademais, Chan revelou que cerca de 80% dos negócios da firma são acompanhados por sua base global de parceiros limitados, incluindo aquelas de locais tão distantes quanto a Coréia do Sul e o Vale do Silício. Isso vai ao encontro da filosofia da Intudo de se posicionar não apenas como uma firma local, mas como um player relevante em um contexto global cada vez mais interconectado.

um olhar no futuro: desafios e conquistas na indústria de capital de risco

Apesar das dificuldades naturais que podem estar associadas ao ambiente atual de investimentos, a Intudo está em processo de finalização de várias transações que, segundo o sócio Patrick Yip, serão reveladas nos próximos meses. Ele também enfatizou a política da firma de limitar os investimentos de cada parceiro a 10% do tamanho total do fundo, garantindo um tratamento equitativo para todos e robustecendo a tese de investimento independente da Intudo.

Desde sua fundação em 2017, a Intudo tem se destacado no setor de capital de risco, desenvolvendo uma equipe de 12 profissionais dedicados e gerenciando atualmente, impressionantes 350 milhões de dólares em ativos. Entre os investimentos mais recentes do novo fundo de recursos naturais, destaca-se a contribuição para a CarbonEthics, uma desenvolvedora indonésia de soluções climáticas naturais assistidas por tecnologia, que reflete o compromisso da Intudo com a inovação e a sustentabilidade.

Com uma fundação sólida e uma visão clara sobre o futuro, a Intudo pretende continuar a se posicionar como um catalisador vital para o crescimento econômico na Indonésia, ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso com práticas de investimento responsável e sustentável. Ao final, a expectativa é que a empresa não apenas capture oportunidades rentáveis, mas também contribua de forma positiva para a transformação social e ambiental do país.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *