A recente transformação no cenário da tributação sobre vendas resultou em um crescimento significativo para a startup Kintsugi, que se dedica à automação desse processo. A decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos em 2018, que eliminou a necessidade de um varejista de comércio eletrônico ter uma presença física em um estado para que este pudesse coletar impostos sobre vendas de compras realizadas por residentes, abriu um novo leque de oportunidades, mas também trouxe desafios complexos para os empreendedores do setor. Desde então, a Kintsugi, com sede em São Francisco, tem sido uma força inovadora na solução desse problema, utilizando inteligência artificial para simplificar o cálculo e a entrega de impostos.
Fundada em 2022, a Kintsugi lançou seu site em agosto de 2023 e desde então tem se destacado ao criar um sistema que se conecta aos sistemas de faturamento e pagamento das empresas. Sua tecnologia é capaz de identificar os estados onde os comerciantes têm obrigações fiscais e os registra automaticamente, facilitando o cumprimento das normas e legislação pertinentes. Após um investimento inicial de 6 milhões de dólares na rodada de Série A, liderado pela Link Ventures, a avaliação da companhia, que inicialmente alcançou 40 milhões de dólares, praticamente dobrou em apenas alguns meses, atingindo 80 milhões de dólares após uma nova captação de 4 milhões de dólares, desta vez liderada pela Airwallex.
Pujun Bhatnagar, co-fundador e CEO da Kintsugi, compartilhou que seu interesse pelo setor tributário começou enquanto trabalhava como engenheiro sênior de aprendizado de máquina na Meta em 2018. Embora sua família tenha uma trajetória profissinal sólida no campo da tributação, Bhatnagar viu uma oportunidade única logo após a decisão do Supremo Tribunal, que abriu portas para uma demanda crescente e não atendida. “É basicamente uma amalgamação de 52 tipos diferentes de pequenas organizações, que têm suas próprias leis e jurisdições em relação aos governos locais,” observou Bhatnagar, referindo-se à complexidade do sistema tributário americano.
Para compreender plenamente os desafios que seriam enfrentados, Bhatnagar dedicou um ano e meio realizando o cálculo de impostos para empresas de e-commerce e SaaS manualmente, uma etapa crucial que permitiu que ele identificasse as principais dores do mercado antes de desenvolver qualquer software. Os primeiros colaboradores da Kintsugi também foram instruídos a realizar esses cálculos à moda antiga, garantindo um profundo entendimento do problema. A partir desse ponto, a equipe cria uma plataforma e algoritmo eficientes, que modernizam a conformidade tributária e propiciam resultados mais precisos do que os de competidores que dependem de grandes modelos de linguagem.
Apenas no último ano, a Kintsugi conseguiu expandir sua base de clientes para mais de 1.100 usuários, gerando uma receita de 1 milhão de dólares. A empresa tem se destacado em um mercado que inclui competidores como Anrok, que já levantou mais de 50 milhões de dólares, e CereTax, com 19 milhões em investimentos de capital de risco, além de várias empresas tradicionais que terceirizam esse tipo de serviço. Um dos principais diferenciais da Kintsugi é a sua abordagem amigável ao cliente: a empresa permite que clientes em potencial experimentem seu serviço gratuitamente, possibilitando que possam verificar a eficácia do sistema antes de se comprometerem financeiramente. Ao contrário de muitas concorrentes que impõem taxas elevadas apenas para o processo de integração, a Kintsugi se propõe a descomplicar essa experiência.
“Nós somos a única empresa no setor que possui um botão ‘começar agora’, que oferece uma análise de impostos sobre vendas gratuita,” destacou Bhatnagar. “E isso não é algo que será feito apenas uma vez. Você pode criar uma conta gratuita, e a cada sete minutos o relatório será atualizado para você. Essa é uma proposta de valor que queremos fornecer aos fundadores, mesmo que eles não decidam pagar nada pela Kintsugi.”
Em vista do aumento da demanda e do sucesso atual, a Kintsugi planeja investir seu novo capital na expansão de suas tecnologias e no suporte à sua entrada em mercados internacionais, como o Canadá e a Europa. “Nós somos um grupo de nerds. Não estamos tentando vender nenhuma fórmula mágica. Conecte seus dados, veja os resultados,” disse Bhatnagar de forma descontraída, ressaltando a clareza e a transparência que permeiam a cultura organizacional da startup.
Com um mercado em evolução e uma proposta inovadora, a Kintsugi se estabelece como uma peça chave na automação do cálculo de impostos sobre vendas, prometendo não apenas facilidade para as empresas, mas uma verdadeira revolução no modo como esse aspecto da administração tributária é gerido.