O distribuidor e serviço de streaming de cinema independente MUBI cancelou seu festival de cinema internacional em Istambul, na Turquia, em meio a preocupações sobre a censura local, pouco antes do início do evento anual, que estava programado para começar na quinta-feira à noite.

O MUBI Fest iria inaugurar com a exibição de Queer, um drama LGBTQ+ dirigido por Luca Guadagnino, com Daniel Craig no papel principal. No entanto, a MUBI decidiu não prosseguir com o evento, que estava agendado para ocorrer até 10 de novembro.

Apenas algumas horas antes do início do MUBI Fest, a equipe do festival foi informada através de uma notificação do Escritório do Governador do Distrito de Kadıköy que a exibição de Queer, o filme de abertura do festival, foi banida. “Nós acreditamos que esse banimento é uma intervenção que restringe a arte e a liberdade de expressão. Festivais são espaços impressionantes onde a arte e a diversidade cultural são celebradas, reunindo pessoas. Esse banimento retira não apenas um filme, mas o significado e o propósito de todo o festival”, afirmou a MUBI em sua página no Instagram.

O drama queer, baseado no romance autobiográfico de William Burroughs, ambientado na década de 1950, apresenta Craig no papel de um expatriado americano e viciado em heroína na Cidade do México, que se encontra com um ex-soldado expatriado que o faz acreditar que pode finalmente estabelecer uma conexão íntima com alguém.

Em resposta à situação, a MUBI declarou que “quer demonstrar a postura correta que nosso público espera de nós e lamentamos informar que tomamos a decisão de cancelar todo o MUBI Fest em Istambul. Gostaríamos de agradecer a todos os artistas, ao público e aos apoiadores que estavam planejando participar do festival e que acreditamos estarem pelo menos tão tristes com essa situação quanto nós, pela sua compreensão e solidariedade. Em nome da proteção da liberdade de expressão e da expressão artística, continuaremos a nos posicionar a favor dessa questão”.

O Festival de Cinema de Veneza havia concedido a Queer uma consagradora ovação de 9 minutos após a sua exibição no festival, que contou com a presença de Craig, do coadjuvante Drew Starkey e do diretor Guadagnino. Jason Schwartzman e Lesley Manville também estão no elenco do drama romântico da A24, que se passa da Cidade do México pós-guerra até a Amazônia.

Ainda não houve um retorno oficial do Escritório do Governador de Istambul sobre a decisão de proibir o filme Queer.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *