A NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, iniciou suas atividades para o concurso de redação “Power to Explore Student Challenge”, que ocorre anualmente desde 2020. Com o lançamento da quarta edição no dia 7 de novembro de 2024, o evento convida estudantes da educação infantil até o 12º ano a explorar as fascinantes possibilidades dos sistemas de energia de radioisótopos, elementos essenciais para muitas das ambiciosas missões espaciais da NASA. O concurso solicitaria que os alunos elaborassem um ensaio sobre uma nova missão alimentada por energia nuclear para uma lua de sua escolha no sistema solar. As inscrições estarão abertas até 31 de janeiro de 2025, proporcionando uma excelente oportunidade para o desenvolvimento acadêmico e criativo dos jovens participantes.
aprendizado e exploração do universo através da escrita
A proposta deste desafio não é apenas uma competição, mas uma verdadeira oportunidade para instigar nas crianças o interesse pelas disciplines de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Em um contexto em que as temperaturas são extremas, as noites são longas e as crateras das luas estão sempre nas trevas, a necessidade de sistemas de energia inovadores se torna evidente. Os sistemas de energia de radioisótopos têm sido fundamentais para que a NASA consiga explorar as regiões mais inóspitas e inexploradas do nosso sistema solar, permitindo que naves espaciais estudem essas fascinantes corpos celestes.
“Lançar naves espaciais no espaço é uma tarefa desafiadora, e fazê-las viajar para os ambientes extremos que cercam as diversas luas do nosso sistema solar exige ainda mais. O desafio ‘Power to Explore’ proporciona uma oportunidade incrível para a nossa próxima geração – nossos futuros exploradores – elaborarem suas próprias missões ousadas utilizando ciência, tecnologia, engenharia e matemática, para descobrir novas informações científicas que beneficiarão a todos e, ao mesmo tempo, revela o poder criativo que existe dentro deles”, afirmou Nicola Fox, administradora associada do Escritório de Missões Científicas da NASA. A expectativa é alta em relação às criações e ideias originais que os estudantes levarão a este concurso.
detalhes do concurso e reconhecimento aos participantes
Os estudantes participantes devem discernir detalhes cruciais no desenvolvimento de suas propostas: para qual lua eles iriam, qual seria a natureza da exploração a ser realizada e como os sistemas de energia de radioisótopos seriam utilizados para garantir o sucesso da missão em um destino que pode ser sombrio e longínquo. As redações serão avaliadas em três categorias de séries escolares: K-4, 5-8 e 9-12. As inscrições são limitadas a 275 palavras e devem abordar o destino da missão, os objetivos pretendidos, além de descrever um dos poderes únicos do estudante que poderia contribuir para a missão. Um vencedor em cada categoria receberá uma viagem para duas pessoas ao Centro de Pesquisa Glenn da NASA em Cleveland, onde poderão aprender sobre as pessoas e tecnologias que permitem que as missões da NASA sejam realizadas. Além disso, todos que enviarem um trabalho receberão um certificado digital e um convite para um evento virtual com especialistas da NASA, onde terão a chance de descobrir o que motiva a força de trabalho da agência a sonhar grande e explorar novos horizontes.
oportunidade de julgar e participar fisicamente do evento
A participação não se limita apenas aos alunos, visto que a NASA e a Future Engineers buscam voluntários dispostos a atuar como jurados para as milhares de inscrições esperadas em todo o país. Residentes dos EUA com mais de 18 anos podem se inscrever como jurados, dedicando cerca de três horas para avaliar as propostas. Essa interação não só engrandece o concurso, mas oferece uma chance aos adultos de se envolverem na educação de jovens mentes curiosas. O projeto “Power to Explore Student Challenge” conta com o financiamento do Escritório de Sistemas de Energia de Radioisótopos da Direção de Missões Científicas da NASA e é administrado pela Future Engineers sob a tutela do Laboratório de Torneios da NASA, parte do Programa de Prêmios, Desafios e Crowdsourcing da Direção de Tecnologia Espacial da NASA.
considerações finais sobre a relevância do concurso e o futuro da exploração espacial
Este concurso é mais do que um exercício acadêmico; é uma plataforma que pode cultivar a próxima geração de cientistas e exploradores espaciais que moldarão o futuro da exploração científica. Ao fomentar a curiosidade e a inovação entre as crianças de hoje, a NASA não apenas ascende ao reconhecimento do desafio ao espaço, mas também fortalece as bases da educação em STEM, essencial para o progresso contínuo em um mundo cada vez mais dependente das descobertas científicas. Não perca a chance de participar da construção de um futuro iluminado e inexplorado, mergulhando de cabeça no fascinante universo da exploração espacial.