O “boom do conteúdo coreano”, que inclui a ascensão de K-dramas e K-pop, foi o foco de um painel no Red Sea Souk, o mercado do Festival Internacional de Cinema do Mar Vermelho em Jeddah, Arábia Saudita, no último domingo. No entanto, a caótica situação política na Coreia do Sul nos últimos dias, incluindo uma tentativa fracassada de seu presidente de introduzir a lei marcial e uma tentativa de impeachment que também não prosperou, não foi mencionada.

Uma audiência curiosa compareceu ao mercado em Jeddah Old Town Al-Balad para ouvir os painelistas, que incluíam o diretor e roteirista do thriller de desastres Concrete Utopia, Um Tae-Hwa, a diretora do thriller de mistério Somebody, Yeo-Jung Kim, Hyoun-soo Kim, diretor de financiamento e apoio no KOFIC, o Conselho de Cinema Coreano, e o fundador e CEO da Barunson C&C, Woo-sik Seo, o veterano produtor por trás de Mother e Okja, de Bong Joon-ho.

A sessão, moderada por Masha Magonova, diretora de estratégia, finanças e operações da Library Pictures International, contou com comentários traduzidos do coreano para o inglês, árabe e outras línguas.

A sessão em Jeddah, com foco na Coreia do Sul, ocorreu às vésperas da tão esperada estreia da segunda temporada do fenômeno da Netflix Squid Game e apenas alguns dias após o presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol ter declarado “lei marcial de emergência”, uma medida rapidamente revertida pelos legisladores. No sábado, Yoon pediu desculpas e prometeu não tentar impor a medida novamente. No entanto, manifestantes e opositores políticos pedem sua renúncia. Uma votação de impeachment no parlamento no sábado ficou a poucos votos de distância, já que a maioria dos membros do partido governante deixou o parlamento para boicotar a votação.

Seo explicou as diferenças entre o conteúdo de Hollywood e o conteúdo coreano. “Acho que muitos diretores coreanos têm esse instinto de encontrar esse equilíbrio comercial e artístico, e somos meio que forçados a fazer isso porque não fazemos filmes de Hollywood,” ele compartilhou. “Não temos o financiamento. E temos temas diferentes. Não estamos fazendo heróis. Estamos fazendo indivíduos que têm suas lutas internas quando enfrentam um problema. Portanto, precisamos nos concentrar no indivíduo como ser humano. E acho que é isso que faz os filmes coreanos ressoarem com o público em todo o mundo.”

Os painelistas destacaram que se concentram em fazer bons filmes para os coreanos, em vez de mirar em conteúdo que possa viajar pelo globo, argumentando que exatamente essa especificidade, aliada a temas universais, torna o conteúdo coreano tão bem-sucedido em várias partes do mundo.

Por exemplo, Seo observou que as diferenças entre os que têm e os que não têm, retratadas em sucessos coreanos como Parasite e Squid Game, são temas universalmente compreendidos.

A diretora Kim disse que seu filme Somebody lida igualmente com um tema universal: o amor de mãe. Indagada se gostaria de fazer um filme de Hollywood, ela respondeu: “Não é algo que eu não queira. Mas manter firme o que é verdadeiramente coreano para o público coreano eu acho que levará a outras oportunidades.”

Um Tae-Hwa, da mesma forma, compartilhou: “Pude ir a Hollywood, e isso parecia um sonho. … Essas experiências me fizeram pensar que Hollywood está mais perto do que eu pensava. Mas não me fez pensar que Hollywood era meu alvo. Sou coreano. Meu objetivo principal é fazer filmes que o público coreano amará, e essa é minha paixão e impulso.”

Ele continuou, afirmando que isso “pode, na verdade, levar a oportunidades e propostas, mas apenas porque me pedem para fazer um filme americano, não aceitaria apenas porque é um filme americano. Eu veria se poderia acrescentar valor a ele como cineasta coreano e basearia minha decisão nisso.”

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