As indicações para os Golden Globe Awards, que estão programados para ocorrer no dia 5 de janeiro, foram anunciadas no dia 9 de dezembro. Este evento marcou apenas o segundo conjunto de nomeações desde que a Hollywood Foreign Press Association, que por muito tempo presidiu as premiações, foi adquirida e em grande parte substituída por uma nova organização dos Golden Globes após uma reportagem de exposição do Los Angeles Times sobre a conduta e a demografia da HFPA.

Embora haja praticamente nenhuma sobreposição entre os votantes do Globo de Ouro e os votantes do Oscar, a atenção gerada pelos Globos pode despertar interesse entre os votantes do Oscar, tornando as nomeações do Globo de Ouro de considerável interesse para os observadores do Oscar.

blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘medrec’, ‘gpt-article-mid-article-uid0’)
.setTargeting(‘pos’, [“mid-article1″,”mid-articleX”,”mid”,”mid-article”])
.setTargeting(‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article”)
.addSize([[300,250],[2,2],[300,251],[620,350],[2,4],[4,2],[320,480],[620,366]])
.setClsOptimization(“minsize”);
});

Histórias Relacionadas

Entre algumas das conclusões deste ano, destaca-se o filme Emilia Pérez, da Netflix, que embora tenha encontrado pouco destaque anteriormente, agora conta com um forte apoio. O filme The Substance está se revelando mais forte do que se esperava. Por outro lado, Gladiator II apresenta um cenário desfavorável.

Emilia Pérez Ressurge com Força

Em meio à enxurrada de anúncios de prêmios no início de dezembro, os principais grupos de críticos das duas costas, o New York Film Critics Circle e a Los Angeles Film Critics Association, assim como os Gotham Awards e o National Board of Review, praticamente ignoraram Emilia Pérez. Contudo, com um desempenho avassalador nos European Film Awards em 8 de dezembro, e no dia seguinte, acumulando 10 nomeações ao Globo de Ouro, superando os nove de Cabaret e Barbie, estabeleceu um novo recorde histórico na categoria de musical/comédia.

Era amplamente esperado que o filme, considerado atípico, conseguisse oito nomeações — incluindo melhor filme musical/comédia, diretor (Jacques Audiard), roteiro, filme não falado em inglês, trilha sonora original, “El Mal” na categoria de canção, Karla Sofía Gascón na categoria de melhor atriz (sendo a primeira atriz trans indicada para um Globo de Ouro) e Zoe Saldaña na categoria de atriz coadjuvante — mas surpreendeu ao garantir uma segunda indicação de atriz coadjuvante, para Selena Gomez (que também recebeu uma indicação por atuação em televisão por Only Murders in the Building), e uma segunda canção na categoria, por “Mi Camino” (a canção interpretada por Gomez no filme).

Apenas Audiard recebeu cinco indicações, totalizando o mesmo número de qualquer outro filme, exceto The Brutalist da A24 (sete) e Conclave da Focus (seis): como produtor de um indicado a melhor filme e de um indicado a melhor filme não falado em inglês, além de diretor, roteirista e co-autor da canção “El Mal”.

A Organização dos Golden Globes Não é a HFPA

O forte desempenho de Emilia Pérez, juntamente com outras indicações para o filme brasileiro I’m Still Here da Sony Pictures Classics (Fernanda Torres para melhor atriz de drama) e o filme indiano All We Imagine as Light da Janus/Sideshow (Payal Kapadia para melhor direção), ocorre logo após as indicações do ano passado, em que três dos seis indicados a drama eram filmes não falados em inglês.

As indicações do Globo de Ouro sempre foram votadas principalmente por não-americanos. Contudo, até o ano passado, as nomeações eram determinadas exclusivamente pela HFPA, um grupo de menos de 100 pessoas baseado em Los Angeles. A HFPA atuava como um clube, onde grupos de membros frequentemente se uniam para promover os maiores nomes de Hollywood (lembra-se de Angelina Jolie e The Tourist?), o que tornava a cerimônia mais divertida para os membros e aumentava a probabilidade de grandes audiências na transmissão.

No entanto, essa coordenação parece ter diminuído desde que a HFPA foi vendida, e seus membros foram desinvitados ou absorvidos pela nova organização dos Golden Globes. Atualmente, a membresia dos Globos é composta por 334 jornalistas de todo o mundo, e as indicações são determinadas não apenas por eles, mas também por críticos não membros — muitos dos quais são selecionados da FIPRESCI, uma federação internacional de críticos que participam de muitos dos principais festivais de cinema ao redor do mundo e cujos gostos diferem dos antigos membros da HFPA. (A produtora dos Golden Globes, Dick Clark Productions, é de propriedade da Penske Media Eldridge, uma joint venture entre a Penske Media Corp. e Eldridge, que também é proprietária do The Hollywood Reporter).

Um Terço dos Nomeados à Direção São Mulheres

Os Globos têm múltiplas categorias em várias áreas (separando dramas e musicais/comédias), mas, como em todos os outros principais prêmios, apenas uma categoria para diretores. Portanto, é muito notável que tenham indicado duas mulheres nessa categoria — Kapadia por All We Imagine as Light e Coralie Fargeat por The Substance da Mubi — em detrimento de vários homens que eram amplamente considerados apostas mais seguras, entre eles Ridley Scott por Gladiator II da Paramount, Denis Villeneuve por Dune: Part Two da Warner Bros., Jon M. Chu por Wicked da Universal e RaMell Ross por Nickel Boys da Amazon/MGM.

Curiosamente, enquanto o filme de Fargeat também foi indicado a melhor filme (musical/comédia) e ela foi indicada por roteiro, o filme de Kapadia não foi indicado a filme (drama) e ela não foi indicada por roteiro. All We Imagine as Light foi indicado a melhor filme não falado em inglês — uma categoria na qual dominou amplamente nas premiações preliminares.

The Substance escritora-diretora Coralie Fargeat (esquerda) e All We Imagine as Light diretora Payal Kapadia.
Lionel Hahn/Getty Images; Stephane Cardinale/Corbis/Getty Images

Sete Filmes Receberam Impulsos Necessários

Vários filmes que receberam indicações ao Globo precisavam muito delas. Tomemos, por exemplo, The Substance. Suas cinco indicações são um enorme impulso de momentum para essa sátira de corpo-horror de Hollywood e podem muito bem levar eleitores de outros grupos de premiação a priorizá-lo em suas listas de exibição.

O A Complete Unknown da Searchlight é um lançamento tardio e tinha apenas lugares nas listas dos 10 melhores da AFI e da NBR para confirmar que estava ressoando — até que os Globos o indicaram para melhor filme de drama, ator (Timothée Chalamet) e ator coadjuvante (Edward Norton).

O filme The Apprentice de Briarcliff/Rich Spirit, que anteriormente foi amplamente ignorado, recebeu indicações ao Globo, quando o ator Sebastian Stan foi indicado a melhor ator de drama e Jeremy Strong a melhor ator coadjuvante. (Stan também recebeu uma indicação de melhor ator de comédia por A Different Man.) Também com duas indicações está The Last Showgirl da Roadside, com Pamela Anderson fazendo parte da lista para melhor atriz de drama e “Beautiful That Way” de Miley Cyrus garantindo uma vaga na canção original.

Kate Winslet se destacou na categoria de melhor atriz de drama como a única nomeada do filme Lee da Roadside (ela também garantiu uma indicação de atuação em TV por The Regime). E dois filmes registraram apenas uma nomeação, cada um pelo prêmio de melhor filme de drama: Nickel Boys, que teve um bom desempenho em anúncios recentes, e o September 5 da Paramount, que foi amplamente ignorado.

Um Filme Foi Menosprezado

O outro grande esperançoso da Paramount, Gladiator II, recebeu indicações somente por realizações cinematográficas/box office e Denzel Washington na categoria de ator coadjuvante — sem a competição de melhor filme de drama, nem mesmo Ridley Scott como diretor, Paul Mescal como ator ou trilha sonora. Isso é decepcionante.

Esta história apareceu na edição de 13 de dezembro da revista The Hollywood Reporter. Clique aqui para se inscrever.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *