Após meses de antecipação e polêmica, o novo programa de competição da Amazon Prime, Beast Games, estreou com sua primeira entrega de episódios. Criado em uma parceria que supostamente custou a bagatela de 100 milhões de dólares, o projeto reúne o tão aclamado YouTuber MrBeast com mil participantes em uma disputa para ganhar o maior prêmio da história do entretenimento: 5 milhões de dólares. Baseado na lógica das competições, a série tem sido comparada a conteúdos já existentes, mas o resultado parece estar longe das expectativas geradas.
As duas primeiras partes do programa foram lançadas no mesmo dia, e logo de cara perdeu a oportunidade de capturar a atenção do público da mesma forma que os vídeos de MrBeast no YouTube. Com um viés que mescla elementos de Squid Game e novas dinâmicas de competição, a série se apresentou mais como uma produção derivativa do que uma inovação no formato. O impacto da produção parece “pequeno” em relação à grandiosidade e ao investimento, tornando a experiência frustrante para quem esperava algo mais impactante. Para quem está acostumado ao estilo dinâmico dos vídeos do YouTube, a proposta na tela da Amazon soa estranhamente morna.
MrBeast, conhecido por sua capacidade de entreter e engajar, lidera a show de forma carismática e agitada, mas a sensação geral é a de que ele está contido. O que poderia ser um espetáculo desafiador cheio de reviravoltas se transforma em uma sequência interminável de tarefas que falham em criar um drama verdadeiro. O formato parece ter se perdido em uma produção que, mesmo com um orçamento exorbitante, deixa a desejar em termos de edição e fluxo narrativo. Em resumo, a série refletiu mais os definhantes padrões de um reality show, do que o espírito vibrante dos vídeos do YouTube pelos quais MrBeast é conhecido.
Com centenas de participantes, o que devia ser um mar de caos e emoção se transforma em uma sequência homogênea de visualizações de eventos em um estúdio, onde o clima era mais de indiferença do que empolgação. A tônica de que todos competem entre si, em vez de criar um roteiro envolvente, se perde entre intermináveis intervalos de espera e diálogos superficiais. O que poderia ter sido uma narração intensa se tornou uma experiência cansativa, na qual muitos podem perder o interesse antes que as emocionantes reviravoltas aconteçam.
O formato do programa adicionou humor e momentos emocionais, como quando os jogadores enfrentaram dilemas éticos que poderiam resultar em eliminação. Em um primeiro episódio, por exemplo, os participantes são desafiados a escolher entre valores em dinheiro e continuar no jogo. Este tipo de situação geralmente pode atrair a atenção do público e envolvê-lo emocionalmente, mas novamente, a execução ficou aquém. O dilema é interessante, mas não tão envolvente quanto o esperado, acentuado por cortes bruscos que desorientam e deslocam a audiência. A construção do drama falha em se sustentar quando as interações entre os jogadores são tratadas com superficialidade.
Ao longo dos episódios, várias semelhanças com Squid Game são evidentes, mas a execução subtrai valor à produção. As comparações são inevitáveis, uma vez que a Amazon adotou uma estética que claramente homenageia a popular série da Netflix, desde o figurino dos concorrentes até o decor de fundo que se assemelha ao set de filmagens. No entanto, essa conexão apenas sublinha a sensação de que Beast Games não arriscou o suficiente, parecendo mais uma cópia do que uma inovação original.
Apesar do talento de MrBeast, que comanda a produção com seu habitual carisma, a série não consegue capturar a essência do conteúdo que o popularizou. Os coadjuvantes, que incluem seus amigos de longa data, parecem reduzidos a meras sombras de seus papéis vibrantes no YouTube, onde seu comportamento escandaloso e divertido poderia conquistar o público. Aqui, a impressão é de que o desejo de formalidade e produção televisiva retirou a essência do que fez com que sua base de fãs expandisse.
Em vez de sentimentos genuínos ou uma narrativa empolgante, o que se observa são bruscas transições e uma estética que não é característica do que se espera de MrBeast. Considerando como a série foi vendida, o resultado se torna profundamente decepcionante. Muitos poderão se perguntar o que aconteceu com a mágica que fez com que o canal alcançasse 337 milhões de inscritos no YouTube, um número que supera a população dos Estados Unidos, segundo as mais recentes estatísticas.
É compreensível que uma produção de grande orçamento esteja sujeita a pressões. Contudo, é decepcionante ver uma ideia que tinha um potencial tão grande ser reduzida a um produto que não entende seu próprio apelo. Afinal, é possível que a expectativa autour de Beast Games tenha sido maior do que a entrega real poderia sustentar. O desafio agora reside em saber se o público permanecerá engajado durante as próximas semanas, com a liberação de novos episódios em um formato que não se alinha com a cultura de consumo instantâneo que predomina entre as gerações mais jovens. Por fim, será que a essência que fez MrBeast famoso conseguiu sobreviver ao grande palco da Amazon?