Seja bem-vindo ao Startups Weekly – seu resumo semanal de tudo o que você não pode perder no mundo das startups. Está interessado em receber nossas notícias todas as sextas-feiras? Inscreva-se aqui.
Esta semana foi repleta de notícias impactantes, o que não é surpreendente, considerando que estamosl na última “semana real” de 2024. Resumindo, é um momento de despedidas por ora, e nos vemos em 2025, prontos para novas histórias e descobertas!
Principais histórias de startups que não podem ser ignoradas
Uma análise mais cuidadosa pode revelar tanto oportunidades quanto desafios ocultos. Durante esta semana, surgiram alguns acordos de fusões e aquisições, além de um lembrete sobre a importância de manter a vigilância e um olhar atento em relação a novos parceiros ou promessas do horizonte empresarial.
Um destaque importante veio do setor de venture capital, onde mais de 20 firmas, muitas com investimentos em tecnologia voltada para defesa, assinaram a Certificação de Capital Limpo. Este compromisso autoimposto declara que essas empresas não aceitarão dinheiro de adversários geopolíticos dos EUA, como China e Rússia. Esse movimento sinaliza uma mudança na dinâmica de como os capitais estão sendo direcionados, refletindo uma consciência crescente sobre a procedência dos investimentos.
Outra ilustração do cenário complexo atual é a distorção provocada pelo hype em torno da inteligência artificial. Segundo Brian Hirsch, co-fundador da Tribeca Venture Partners, os dados agregados de venture capital revelam uma divergência marcante para startups que não são focadas em IA. Muitas delas, que conseguiram levantar uma rodada de financiamento da Série A há apenas 18 meses, agora enfrentam dificuldades na busca por um financiamento da Série B.
Além disso, uma notícia significativa surgiu do setor de energia nuclear. A startup nuclear Oklo, que conta com o apoio de Sam Altman, assinou um acordo colossal, embora não vinculativo, com a operadora de data centers Switch. Contudo, esse acordo depende da aprovação da Comissão Reguladora Nuclear, uma vez que a aplicação anterior da empresa foi negada em 2022.
Em uma jogada surpreendente, a empresa de produtividade Grammarly anunciou a aquisição da startup Coda, visando expandir seus serviços. O CEO e co-fundador da Coda, Shishir Mehrotra, assumirá o comando da Grammarly, substituindo Rahul Roy-Chowdhury, que se tornará conselheiro da empresa.
A startup Perplexity também fez headlines ao adquirir a empresa Carbon, uma startup localizada em Seattle que conecta modelos de linguagem a dados externos. Essa inovação pode facilitar o acesso do Perplexity a bancos de dados internos, armazenamento em nuvem e repositórios de documentos, permitindo gerar respostas mais informadas.
Captações financeiras notáveis da semana
<pÀ medida="" que="" as="" startups="" correm="" para="" divulgar="" seus="" anúncios="" de="" captação="" antes="" das="" festas="" fim="" ano,="" a="" excitação="" está="" no="" ar.="" um="" dos="" maiores="" destaques="" dessa="" semana="" foi="" impressionante="" da="" Databricks, que arrecadou 10 bilhões de dólares em uma das maiores rodadas da história do venture capital. Essa Série J poderá ser a última captação antes da tão aguardada Oferta Pública Inicial (IPO). O CEO da empresa não descartou a possibilidade de isso ocorrer em 2025, embora tenha mencionado que 2026 também é uma possibilidade.
A fintech sul-africana Tyme Group se destacou como o mais recente unicórnio do continente, levantando 250 milhões de dólares em uma rodada Série D, liderada pela Nu Holdings, a empresa-mãe da fintech latino-americana Nubank, elevando sua avaliação para 1,5 bilhões de dólares.
Outra novidade empolgante veio da startup finlandesa de wearables Oura, que arrecadou 200 milhões de dólares em uma rodada Série D, sendo avaliada em 5,2 bilhões de dólares. Os investimentos contaram com a participação da Fidelity Management e da fabricante de dispositivos de glicose Dexcom, com a qual a Oura estabeleceu recentemente uma parceria.
A viagem também promete um retorno saudável, com a startup canadense Hostaway, que oferece software para operadores de aluguel de temporada, arrecadando 365 milhões de dólares em uma rodada que a avalia em 925 milhões de dólares, liderada pelo General Atlantic.
O momentum para a acessibilidade continua a crescer. A startup Evinced, que ajuda empresas a se adequar às normas de acessibilidade online, captou 55 milhões de dólares em uma rodada Série C, visando expandir na Europa, onde novas regulamentações entrarão em vigor em junho.
Seguindo na onda de inovações rápidas, a startup de IA Decart, que opera entre São Francisco e Israel, garantiu 32 milhões de dólares em novos investimentos, avaliada em 500 milhões de dólares, apenas dois meses após entrar no mercado.
Por último, mas não menos importante, a startup turca Agave Games, conhecida pela criação do envolvente jogo mobile Find the Cat, levantou 18 milhões de dólares em uma rodada Série A, com planos de utilizar esses fundos para expandir sua equipe e desenvolver novos títulos.
Como as mudanças no ecossistema de venture capital estão moldando o futuro
Na esfera de investimentos, uma fusão significativa impactou a capitalização do setor. A firma Marcy Venture Partners, do rapper Jay-Z, fundiu-se com a Pendulum Opportunities para formar MarcyPen Capital Partners, agora com 900 milhões de dólares em ativos sob gestão.
A fundadora da Backstage Capital, Arlan Hamilton, anunciou uma transição para um papel de consultoria, enquanto a 360 Venture Collective irá “adquirir uma participação significativa na entidade gestora da Backstage” e se unirá à administração da firma que enfrentou críticas e desafios anteriormente.
Além disso, a confiança dos investidores continua firme, com a G2 Venture Partners, um desdobramento da Kleiner Perkins Caufield & Byers, levantando 750 milhões de dólares para um terceiro fundo, confirmando a positividade dos investidores em relação às startups focadas em clima e sustentabilidade.
Para finalizar, não deixe de conferir a lista das 51 startups mais disruptivas de 2024, um esforço coletivo com contribuições de diversos membros da equipe do TechCrunch. Vá ler, e boas festas!