Inscreva-se na newsletter de ciência Wonder Theory da CNN. Explore o universo com notícias sobre descobertas fascinantes, avanços científicos e mais.


CNN — 

O momento tão esperado do ano está chegando novamente. Os amantes do céu terão a oportunidade de testemunhar alguns dos muitos meteoros que cruzarão o firmamento, pois o chuveiro de meteoros Geminids atinge seu pico de atividade.

Segundo Robert Lunsford, coordenador de relatórios de meteoros da American Meteor Society, os Geminids devem ser mais ativos entre meio-dia e 20h ET na sexta-feira.

Durante a edição deste ano, a lua estará 95% cheia na noite de quinta para sexta-feira. Isso obscurecerá pelo menos 75% da atividade observável em anos com pouca ou nenhuma luz lunar, de acordo com a sociedade. Espera-se que a lua esteja em sua plenitude no domingo.

Para ter a melhor visualização do espetáculo celestial, recomenda-se observar de uma área afastada das luzes urbanas em céu limpo, especialmente entre 21h e 22h na sexta-feira, em qualquer fuso horário, afirmou Bill Cooke, líder do escritório de ambientes de meteoróides da NASA.

Lunsford também sugere que se busque avistar os meteoros nas primeiras horas da manhã de sexta e sábado para evitar o ofuscamento da quase lua cheia.

“Eu sugeriria que os espectadores em potencial tentem as últimas horas antes do amanhecer nos dias 13 e 14. Nesse momento, a lua estará baixa a oeste e não será um incômodo tão grande”, explicou Lunsford.

A American Meteor Society estima que os Geminids poderão produzir até 15 meteoros visíveis por hora.

Meteoros do chuveiro Geminids

Meteoros do chuveiro Geminids sobre o rio Lhasa, China.

“A lua vai estar cheia no dia 15, aproximadamente um dia após o pico da atividade, então a luz da lua vai ofuscar os meteoros”, alertou Cooke. “Portanto, em vez de ver de 40 a 60 meteoros por hora, você verá talvez de 10 a 15 por hora devido à luminosidade intensa da lua.”

Mesmo com a interferência da lua, mais meteoros serão visíveis durante o pico dos Geminids do que em a maioria das noites do ano, de acordo com a sociedade.

É importante buscar céus limpos, especialmente com a lua cheia se aproximando, ressaltou Lunsford. Por exemplo, os observadores devem evitar praias, onde o céu tende a estar nublado, e em vez disso, buscar um pico montanhoso para observação.

O que são os Geminids?

Os Geminids são compostos por fragmentos liberados do asteroide 3200 Phaethon. A órbita próxima deste objeto ao sol faz com que ele solte partículas devido ao calor extremo, formando uma faixa de meteoros em toda a órbita, segundo Lunsford. Durante as duas primeiras semanas de dezembro, a Terra passa perto da órbita do asteroide, permitindo-nos ver os Geminids.

Os meteoros aparecerão como se viessem da direção da constelação de Gêmeos, que se levanta no leste, de acordo com The Planetary Society.

“Nesta época do ano, a constelação de Gêmeos se encontra baixa no leste ao pôr do sol, está diretamente acima às 2 da manhã e se põe no céu oeste ao nascer do sol”, explicou Lunsford. “É por isso que os meteoros Geminids podem ser vistos a noite toda.”

A maneira mais fácil de identificar os Geminids é traçar os meteoros de volta para as duas estrelas mais brilhantes de Gêmeos. Mas existe uma probabilidade de 90% de que cada meteoro que você vê na noite de sexta-feira e na manhã de sábado pertença ao chuveiro Geminid, disse Lunsford.

A próxima e última grande chuva de meteoros anual de 2024 será a Ursids, que deverá atingir seu pico nas primeiras horas da manhã do dia 22 de dezembro, de acordo com EarthSky.

A repórter da CNN, Ashley Strickland, contribuiu para este relatório.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *