A dívida de cartão de crédito cresceu de forma alarmante em todo o país — e com as taxas atuais, não é de admirar o porquê disso. De acordo com o Federal Reserve, a taxa média dos cartões de crédito está acima de 23% neste momento — um aumento em relação a apenas 14% há alguns anos atrás, um valor recorde.
As altíssimas taxas de cartão de crédito tornaram extremamente difícil para os consumidores se livrarem das dívidas. Na verdade, as inadimplências com cartões de crédito mais do que dobraram desde 2021.
Contudo, como as taxas de cartão de crédito são variáveis, elas — assim como o seu pagamento mensal — podem mudar rapidamente. Mas será que as taxas dos cartões de crédito subirão no próximo ano?
Descubra como eliminar sua dívida existente de cartão de crédito aqui.
Expectativas para as taxas de cartões de crédito em 2025: O que os especialistas dizem?
Você quer saber para onde as suas taxas podem estar indo no próximo ano? Aqui estão as previsões dos especialistas.
Taxas de cartões de crédito podem permanecer estáveis
O Federal Reserve reduziu sua taxa de juros em suas últimas três reuniões — um movimento que frequentemente resulta na diminuição das taxas de juros em produtos de taxa variável como cartões de crédito e linhas de crédito com garantia de imóvel.
Entretanto, cortes futuros nas taxas não são certos — especialmente com os relatórios recentes mostrando a inflação aumentando novamente.
“À medida que o Federal Reserve analisa os resultados das eleições recentes e os relatórios econômicos sobre inflação, habitação e emprego, parece que eles podem estar em uma pausa de taxas para 2025”, afirma Jason Fannon, sócio sênior da Cornerstone Financial Services. “Essa posição neutra manteria a taxa média de juros do cartão de crédito em cerca de 21% ao ano.”
Compare suas opções de alívio da dívida de cartão de crédito online agora.
Ou podem cair ligeiramente
Se o Fed optar por cortar taxas, as taxas de cartões de crédito também poderiam cair — mas provavelmente não significativamente.
“Não espero nenhuma alteração significativa nas taxas de juros do cartão de crédito”, diz Fannon. “Se o Fed cortar ou aumentar a taxa dos Fundos Federais, seria necessário um movimento substancial em qualquer direção para mudar a taxa média de juros do cartão de crédito.”
Será que as taxas de cartões de crédito podem cair abaixo da marca de 20% se o Fed reduzir sua taxa? Os especialistas estão céticos. “É difícil prever além de 12 meses a partir de agora, mas se os consumidores querem ver taxas abaixo de 20%, precisaríamos de uma variedade de fatores se alinhando”, diz Eric Elkins, fundador e CEO da Double E Financial Solutions. “Precisaríamos que a inflação se mantivesse abaixo de 3% por pelo menos 15 meses, ver aumentos salariais médios acima de 3%, precisaríamos provavelmente de regulamentações governamentais aprovadas para limitar a taxa de juros (APR) nas instituições de crédito, e precisaríamos que o Fed continuasse reduzindo as taxas de juros para os mutuários. São muitas coisas que precisam acontecer”.
Fatores adicionais que impactam suas taxas de cartão de crédito
Não são apenas o Fed e outras condições econômicas que influenciam as taxas de cartão de crédito. Seu score de crédito também pode afetar a taxa que você recebe. Portanto, se seu score estiver na faixa inferior, melhorá-lo pode ajudá-lo a conseguir uma taxa menor em um novo cartão, para que você possa transferir seu saldo existente de cartão de crédito.
“Ter um bom a excelente score de crédito pode torná-lo atraente para outras empresas”, diz Troy Young, fundador e presidente da Destiny Financial Group. “Com um score alto, você pode conseguir negociar suas dívidas com outra empresa para uma taxa menor — em outras palavras, refinanciar fazendo uma transferência de saldo.”
Conclusão: Mantenha-se informado sobre sua dívida de cartão de crédito
Se a dívida de cartão de crédito está pesando sobre você, considere suas opções de alívio da dívida. Existem estratégias como consolidação de dívidas, acordos de dívida, perdão de dívida e muitas outras que podem ajudá-lo a enfrentar essa situação de forma mais eficiente. Aqui estão as melhores empresas de alívio de dívidas para considerar se você precisar de orientação profissional sobre alívio da dívida.