Londres
CNN
 — 

O renomado violoncelista britânico Sheku Kanneh-Mason, que se tornou um nome conhecido após sua apresentação no casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle, anunciou que teve que cancelar um concerto programado em Canadá. O motivo da inesperada decisão foi a recusa da principal companhia aérea do país em fornecer um assento para seu violoncelo, que possui um valor inestimável.

Kanneh-Mason está atualmente em uma turnê de inverno na América do Norte ao lado de sua irmã, a pianista Isata Kanneh-Mason, e a dupla tinha uma apresentação marcada em Toronto na quarta-feira. No entanto, a viagem se tornou um pesadelo logístico que culminou na impossibilidade de se apresentar para o público.

“Ficamos profundamente tristes por não poder nos apresentar para vocês no Koerner Hall na noite passada. Tivemos uma grande infelicidade com os voos e tentamos ao máximo chegar até vocês”, declarou a dupla em um comunicado conjunto postado nas redes sociais, dirigindo-se aos fãs na maior cidade do Canadá, no dia seguinte à apresentação cancelada.

“Primeiro tivemos atrasos, depois uma cancelamento, e o dia culminou com a negativa de embarque do violoncelo – apesar de termos um assento confirmado para ele – em um novo voo final para Toronto. Após nove horas angustiantes no aeroporto, percebemos que nossa jornada não seria possível”, continuou a declaração.

“Só podemos sonhar com um tempo em que todas as companhias aéreas tenham uma abordagem padronizada, global e cuidadosamente considerada para o transporte de instrumentos preciosos que estão agendados para viajar na cabine”, acrescentaram, demonstrando a frustração que muitos músicos enfrentam ao tentarem transportar seus instrumentos.

A CNN entrou em contato com a Air Canada para obter comentários sobre a situação, mas até o momento não houve resposta. O violoncelo de Kanneh-Mason, que está em empréstimo indefinido para ele, foi produzido em 1700 pelo renomado luthier veneziano Matteo Goffriller e está avaliado em €3 milhões (cerca de $3,15 milhões), segundo um curta-metragem sobre o instrumento.

Os irmãos, que trabalham para garantir uma nova data de concerto para o próximo ano, marcaram a conta da Air Canada na postagem que realizaram. A Air Canada, em seu site, afirma que permite que os passageiros comprem um assento para seus instrumentos musicais, desde que estes não excedam 162,5 centímetros (64 polegadas) de altura/comprimento ou 36 quilos (80 libras) de peso. Contudo, a companhia avisa que o número de instrumentos que cada voo pode acomodar é limitado.

O gerenciamento de Kanneh-Mason, através da EMM Ltd/IMG Artists, emitiu uma declaração expressando que “esta é uma experiência frequente e extremamente frustrante para Sheku e muitos músicos profissionais que viajam com instrumentos que precisam ser transportados na cabine de uma aeronave”.

“Parece que podemos providenciar e disponibilizar todos os bilhetes necessários, garantir as reservas especiais para o violoncelo, vistos e comprove de compromissos, e ainda assim é comum haver uma inconsistência de experiências e treinamento com os sistemas de reservas e funcionários no chão dos aeroportos”, continuou a declaração.

Por fim, eles mencionaram a disposição de manter “uma discussão construtiva com o corpo da indústria de companhias aéreas. Embora a Air Canada tenha já reembolsado todos os bilhetes, ainda não recebemos qualquer pedido de desculpas por seu erro, que levou ao cancelamento do concerto que daria para mais de mil pessoas naquela noite”.

Sheku Kanneh-Mason começou sua jornada musical tocando violoncelo aos seis anos de idade e ganhou notoriedade após uma performance encantadora no casamento de Harry e Meghan em 2018, quando tinha apenas 19 anos. Ele e Isata Kanneh-Mason são apenas dois dos sete irmãos musicistas de Nottingham, na Inglaterra, que tocam piano, violoncelo ou violino, formando assim uma verdadeira dinastia musical.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *