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Você pode conhecer George R.R. Martin como o criador do maior livro e série de televisão na história, Game of Thrones. Mas o que você provavelmente não sabe é que ele também financiou quatro curtas que são adaptações de contos de um amigo querido.

Na década de 1960, um jovem Martin, com apenas 15 anos, estava à procura de um quadrinho raro da DC. “The Brave and the Bold #28 era muito importante”, conta o autor à The Hollywood Reporter. “Porque era a primeira aparição da Liga da Justiça da América”.

O autor conseguiu encontrar e comprar o quadrinho por 25 centavos de um colega adolescente em Arlington, Texas. Esse garoto se chamava Howard Waldrop, e foi o início de uma amizade que duraria a vida toda. “Eu amo esse cara. Sinto falta dele até hoje”, diz Martin. “Ele foi certamente meu amigo mais antigo no mundo da ficção científica e fantasia”.

Waldrop foi um autor norte-americano de ficção científica que trabalhou principalmente com contos. Ele passou a maior parte de sua vida em Austin, Texas, muitas vezes misturando elementos como história alternativa, cultura pop, o Sul dos EUA, filmes antigos ou mitologia clássica em sua escrita. Seu trabalho foi, em partes, celebrado; em 2021, ele foi homenageado com o World Fantasy Award for Life Achievement. Waldrop é geralmente visto como uma figura de culto comparada ao seu colega, Martin, que alcançou um enorme sucesso mainstream.

Martin e Waldrop permaneceram amigos até janeiro deste ano, quando, no dia 14, Waldrop faleceu devido a um derrame. “Começamos a nos escrever cartas, cartas reais — isso era algo que fazíamos naquelas épocas”, conta Martin sobre a compra do quadrinho. “Nós nos identificamos a distância. Ambos éramos aspirantes a escritores. Essa foi a nossa primeira troca. Em 1963, havia um homem chamado John F. Kennedy na Casa Branca. [Mas] eu não conheci Howard pessoalmente até 1972”.

Agora, Martin prestou homenagem ao seu velho amigo produzindo um curta-metragem — um que espera ser um indicado ao Oscar — baseado em um dos contos de Waldrop: The Ugly Chickens, produzido por Martin, foi escrito por Michael Cassutt e dirigido por Mark Raso. O filme de meia hora é adaptado do conto do mesmo nome de Waldrop, que lhe rendeu um Nebula Award em 1980.

A relação entre Martin e Waldrop navegou as tempestuosas águas do ascenso estratosférico à fama de Martin, quando a HBO adquiriu os direitos televisivos de Game of Thrones em 2008. O mesmo sucesso não havia chegado a Waldrop. “Howard não era comercial”, diz Martin. “Eu escrevi muitas histórias curtas e as vendi, mas eventualmente comecei a escrever romances e séries, porque você não pode viver de histórias curtas. Elas não pagam muito”.

Isso não quer dizer que Waldrop não fosse talentoso — muito pelo contrário, diz Martin: “Ele era um escritor incrível. Não havia ninguém como Howard”. E não é como se a carreira de Waldrop tivesse sido sem aclamações. Mas seus colegas, incluindo Martin, se preocupavam com suas finanças e saúde nos últimos anos de sua vida. Com o sucesso financeiro que Martin alcançou graças a Thrones, ele queria fechar um acordo para transformar algumas histórias de Waldrop em curtas-metragens, mas não foi fácil.

“É difícil conseguir que alguém financie um curta-metragem”, afirma Martin. “Os cinemas não querem mostrar curtas-metragens. Eu mesmo possuo um cinema, então sei disso muito bem. E é difícil fazer com que os grandes estúdios os façam. Tentei por vários anos… finalmente desisti”.

Então o autor decidiu quebrar “a regra cardinal de Hollywood”.

Com a saúde de Waldrop se deteriorando, Martin estava determinado a honrar seu amigo trazendo seu trabalho para a tela grande. “A regra cardinal de Hollywood é: nunca use seu próprio dinheiro. Eu quebrei essa regra. Eu pensei, ‘Droga, vou usar meu próprio dinheiro’”, acrescenta. “Então, colocamos esses filmes em produção — três deles já estão finalizados. Dois mais estão em pós-produção”.

The Ugly Chickens, estrelando Felicia Day (Supernatural, The Guild), foi filmado junto com adaptações das histórias curtas de Waldrop Mary-Margaret Road Grader e Night of the Cooters. Os filmes agora estão sendo exibidos no circuito de festivais, com Chickens já garantindo uma indicação de melhor curta-metragem no HollyShorts Film Festival (o festival de curtas-metragens com qualificação para o Oscar, baseado em Los Angeles) e uma menção especial no DuHok Film Festival, no Iraque.

The Ugly Chickens retrata uma professora, Paula Linberl, que, após saber que o supostamente extinto pássaro dodô pode ainda existir, parte em uma expedição cruzando os Estados Unidos para desvendar o mistério. “Eu acho que o ambientalismo é a questão que você observa,” diz Martin sobre o apelo da história. “Mas a história é divertida. Quando você lê a história de Howard, você vai aprender muito mais sobre dodôs do que jamais achou que gostaria de saber”. [Risos].

Martin conseguiu mostrar a seu amigo uma versão preliminar do filme antes de sua morte. “Fiquei muito contente por ele ter gostado bastante”, diz ele. “E eu disse, ‘Bem, estamos quase prontos. Temos mais algumas coisas de pós-produção para fazer, mas vamos te mostrar’. Mas é claro que isso nunca aconteceu. Ele morreu seis dias depois de ver a versão preliminar”.

Uma mudança foi feita na peça original de Waldrop: a troca do protagonista de “Paul” para “Paula”. Martin diz que o gênero não importava, mas sugere mudanças nas adaptações de seus próprios livros — algo sobre o qual ele já se manifestou. “Talvez eu seja uma das poucas pessoas em Hollywood que ainda pensa que, quando você adapta uma obra de arte, um romance, um conto, você deve fazer uma adaptação fiel”, diz ele. “[Ela] me irrita demais porque mudam as coisas e não acho que geralmente as melhoram”.

É justo dizer que Martin está usando sua própria carreira para dar a Waldrop um nível de reconhecimento que ele nunca alcançou? “Eu suponho que você poderia dizer isso,” responde Martin. “Eu espero que esses filmes o tragam muitos mais leitores, porque ele tem muitos livros e muitas histórias curtas. Se esses pequenos curtas de 30 minutos forem bem, se conseguirem recuperar pelo menos parte de seu dinheiro, então faremos mais deles. Howard tem pelo menos 100 histórias, mas todas são maravilhosas e únicas à sua maneira”.

Claro, não poderia faltar uma pergunta a George R. R. Martin sobre como ele está equilibrando esses projetos com o tão aguardado sexto e último livro, The Winds of Winter, em sua série A Song of Ice and Fire. “Infelizmente, estou 13 anos atrasado”, diz ele. “Toda vez que digo isso, fico pensando: ‘Como eu poderia estar 13 anos atrasado?’ Não sei, isso acontece um dia de cada vez”.

Ele continua: “Mas isso ainda é uma prioridade. Muitas pessoas já estão escrevendo obituários para mim. [Elas estão dizendo] ‘Oh, ele nunca vai acabar’. Talvez estejam certas. Não sei. Estou vivo agora! Pareço bastante vital!” Ele acrescenta que nunca conseguiria se aposentar — ele “não é um golfista”.

Por ora, Martin está focado em seu amor por Waldrop. As adaptações de suas histórias curtas são, de muitas maneiras, uma ode a uma amizade de 61 anos, que tudo começou com a Liga da Justiça da América. “Aquele quadrinho vale provavelmente 10 mil dólares hoje”, diz Martin sobre The Brave and the Bold #28. “Mas Howard nunca se importou com isso. Nós riríamos juntos sobre isso. Eu fui sortudo por ter amigos assim”.

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