A LambdaTest, uma plataforma de testes de software baseada em nuvem, anunciou recentemente a captação de US$ 38 milhões em uma rodada de financiamento da Série D. Com esta quantia, a empresa visa expandir sua presença nos mercados existentes e aprimorar suas capacidades em inteligência artificial, a cada dia mais essenciais para a indústria de software. O financiamento foi liderado pela Avataar Ventures, com a participação da Qualcomm Ventures, elevando o total de captado pela LambdaTest para impressionantes US$ 108 milhões desde sua fundação.
A LambdaTest oferece uma infraestrutura robusta que permite que empresas realizem testes de suas aplicações em mais de 5.000 combinações de navegadores e sistemas operacionais. Em vez de manter suítes de testes caras e complexas, as empresas podem utilizar a plataforma em nuvem da LambdaTest para verificar se seu software funciona corretamente em diferentes ambientes. Além disso, a empresa mantém laboratórios com milhares de dispositivos para testes, o que facilita a vida dos desenvolvedores, que podem se concentrar em criar soluções de valor em vez de resolver problemas técnicos que consumem tempo.
O investimento robusto na LambdaTest ocorre em um momento crítico, quando os testes de software enfrentam a pressão crescente da ascensão do código gerado por inteligência artificial. Uma pesquisa realizada pela LambdaTest, envolvendo mais de 1.600 equipes de empresas, revelou que apenas 23% do tempo dedicado aos testes é utilizado na criação e planejamento deles, enquanto a manutenção e tarefas operacionais, como consertar testes quebrados, triagem de erros e configuração de ambientes de teste, consomem uma quantidade significativa do tempo. É claro que soluções inovadoras são necessárias para otimizar esse processo, e a LambdaTest está atenta a essa demanda crescente.
Recentemente, a empresa lançou a plataforma KaneAI, que é descrita como um “Agente de QA Nativo em IA como um Serviço”. A proposta dessa nova plataforma é automatizar muitas das tarefas tediosas associadas aos testes de software. Segundo a LambdaTest, o sistema tem o potencial de reduzir o esforço manual na geração de scripts de testes entre 40% e 70%, um feito que revela a capacidade transformadora da inteligência artificial na automação de processos que antes eram feitos manualmente.
Asad Khan, CEO e cofundador da LambdaTest, enfatiza que “KaneAI é mais do que uma ferramenta — é uma abordagem transformadora para QA, capacitando equipes a realizar testes de forma mais inteligente e rápida, com menos esforço manual”. Ele completa afirmando que a base na plataforma em nuvem da LambdaTest confere uma vantagem significativa na entrega dessa solução em escala, adaptada às necessidades das empresas que buscam aumentar sua eficiência.
A LambdaTest também destaca sua plataforma HyperExecute, que permite às equipes realizar testes até 70% mais rápido do que as grades de nuvem tradicionais, além de apresentar uma resolução de testes 2,5 vezes mais rápida e uma detecção de erros 60% mais ágil. Essas características demonstram o comprometimento da empresa em não apenas acompanhar as tendências do mercado, mas também em liderar a inovação nesse setor.
Outra inovação notável é a identificação de testes flakey, uma funcionalidade que, segundo um relatório da PWC, ajudou a reduzir o tempo gasto em relatórios e análises de erros em 40%. O sistema de inteligência de testes da LambdaTest oferece categorização automática de erros e análises inteligentes, além de tentativas automáticas de testes que falharam e a reordenação de testes para um feedback mais acelerado. É evidente que as iniciativas da LambdaTest visam aliviar a carga de trabalho das equipes de QA, permitindo que se concentrem em atividades mais estratégicas.
Com o aumento da aplicação de inteligência artificial em nuvens e dispositivos, a continuação eficiente dos testes com automação orientada por IA se torna essencial para acelerar os ciclos de lançamentos e melhorar a eficiência das pipelines de CI/CD (Integração Contínua/Entrega Contínua). Quinn Li, Vice-presidente Sênior da Qualcomm e Líder Global da Qualcomm Ventures, comentou que “a suíte de produtos abrangente da LambdaTest está transformando a garantia de qualidade de software com sistemas de testes autônomos impulsionados por IA. Estamos entusiasmados em apoiar sua jornada”.
A startup também compete com empresas renomadas como BrowserStack e SauceLabs, e planeja utilizar o capital recém-adquirido para aprofundar suas atividades nos mercados atuais e expandir sua pilha de tecnologia, visando sempre a excelência dos serviços oferecidos.
Por fim, Nishant Rao, parceiro fundador da Avataar Ventures, destacou que “Asad e sua equipe são uma força da natureza a ser considerada — em um curto espaço de tempo, eles desestabilizaram todo o mercado”. Com um portfólio de clientes que inclui mais de 15.000 empresas, dentre as quais figuram gigantes como as Fortune 500 e G2000 nas áreas de serviços financeiros, seguros, turismo, varejo e saúde, a LambdaTest se firmou como um verdadeiro protagonista na indústria. Desde a sua fundação em 2017, seus usuários já executaram mais de 1,2 bilhões de testes na plataforma, um marco impressionante para qualquer empresa do setor.
A Avendus atuou como consultora da LambdaTest para esta nova rodada de financiamento, ressaltando o potencial desta empresa inovadora que continua a transformar o futuro dos testes de software.