Finalmente, é oficial: o cargo mais cobiçado da moda foi preenchido. Matthieu Blazy, antigo diretor criativo da renomada marca italiana Bottega Veneta, foi nomeado diretor artístico da Chanel, com efeito a partir do início do próximo ano. Nascido em Paris e com 40 anos de idade, Blazy ficará responsável pela criação de todas as coleções de alta costura, prêt-à-porter e acessórios da marca, fundada por Coco Chanel em 1913.

Mas por que assumir o comando da Chanel é considerado a cereja do bolo na moda global? A marca permanece uma empresa privada em um setor de luxo que vivenciou uma verdadeira onda de fusões nos últimos anos. Além disso, mantém-se no topo entre as casas de moda respeitáveis: Gucci e Louis Vuitton podem estar mais em alta, mas a Chanel, que reportou receitas supreendentemente saudáveis de US$ 19,7 bilhões em 2023, tem a fama reservada de ser o pináculo da moda. E isso não deve mudar tão cedo. Os proprietários da Chanel, Alain e Gérard Wertheimer — cujo avô, Pierre, fez parceria com Coco ao comprar 70% da marca em 1924 — sempre se recusaram a vender a marca, firmar parcerias ou abrir o capital. Essa configuração permite a Blazy a liberdade de criar sem ter que se preocupar com o preço das ações (mesmo que isso possa parecer um pouco mercenário, pense nas manchetes de 2022 sobre filmes suspensos na Warner Bros).

blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot( ‘medrec’, ‘gpt-article-mid-article-uid0’ )
.setTargeting( ‘pos’, [“mid-article1″,”mid-articleX”,”mid”,”mid-article”] )
.setTargeting( ‘viewable’, ‘yes’ )
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article”)
.addSize([[300,250],[2,2],[300,251],[620,350],[2,4],[4,2],[320,480],[620,366]])
.setClsOptimization(“minsize”)
;
});


Histórias Relacionadas

“Matthieu Blazy é um dos designers mais talentosos de sua geração”, disseram Alain Wertheimer, presidente executivo global da Chanel, e Leena Nair, CEO global, em uma declaração conjunta divulgada na quinta-feira. “Sua visão e talento fortalecerão a energia da marca e nossa posição como líder em luxo. Sob a liderança de Bruno Pavlovsky, temos confiança de que Matthieu Blazy continuará moldando o que está por vir e escreverá uma nova página na criação da Chanel.”

Julianne Moore usa um vestido Bottega Veneta de Matthieu Blazy durante o gala de abertura de ‘The Room Next Door’ no 68º Festival de Cinema de Londres em 19 de outubro de 2024, em Londres, Inglaterra.
Mike Marsland/WireImage

Blazy se reportará a Bruno Pavlovsky, presidente da Chanel Fashion e da subsidiária Chanel SAS, que também elogiou as virtudes do designer na quinta-feira. “Estou encantado em dar boas-vindas a Matthieu Blazy”, disse ele. “Estou convencido de que ele será capaz de brincar com os códigos e a herança da casa, através de um diálogo contínuo com o estúdio, nossos ateliês e nossas maisons d’art. Sua personalidade audaciosa, sua abordagem inovadora e poderosa para a criação, bem como sua dedicação ao artesanato e aos materiais de qualidade, levarão a Chanel em novas e empolgantes direções.”

blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot( ‘medrec’, ‘gpt-dsk-tab-mid-article2-uid1’ )
.setTargeting( ‘pos’, [“mid”,”mid-article2″,”mid-articleX”] )
.setTargeting( ‘viewable’, ‘yes’ )
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article2”)
.addSize([[300,250],[300,251],[620,350],[2,4],[4,2],[320,480],[620,366]])
.setClsOptimization(“minsize”)
;
});

Embora possa parecer uma questão menor, o fato de Blazy ter nascido e crescido em Paris proporciona uma bela simetria e uma forte conexão com a herança da cidade em sua nomeação. Esse detalhe nunca preocupou Karl Lagerfeld, que era alemão, pois o homem que supervisionou a Chanel entre 1983 e sua morte em 2019 estava muito mais focado em transformar a marca em um gigante do estilo. Contudo, Blazy agora oferece uma oportunidade de redefinir a casa, sendo um parisiense à frente de uma casa parisiense com uma reputação e um nome inigualáveis.

blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot( ‘medrec’, ‘gpt-thr-article-mid-articleX-uid2’ )
.setTargeting( ‘pos’, [“btf”,”mid-articleX”,”mid”] )
.setTargeting( ‘viewable’, ‘yes’ )
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-articleX”)
.addSize([[300,250],[300,251],[620,350],[320,480],[620,366]])
.setLazyLoadMultiplier(2)
.setClsOptimization(“minsize”)
;
});

Nos dias de hoje, é importante questionar se Blazy realmente ser homem importa. Não há dúvida de que a indústria da moda como um todo enfrenta uma carência de designers mulheres em posições de destaque. Essa problemática exige uma conversa mais aprofundada e abrangente para ser solucionada. A Chanel deixou claro que estava em busca da melhor pessoa para o cargo, e como alguém que teve a sorte de entrevistar Lagerfeld em várias ocasiões, consigo imaginar sua reação cética à ideia de que um homem não poderia liderar uma casa criada por uma mulher. As sensibilidades pessoais e artísticas de Blazy mostram que, assim como Lagerfeld e Viard, ele honrará as ideias de mulheres pioneiras que tornaram-se famosas e aceitáveis, especialmente para as mulheres do início do século XX.

Talvez o mais encantador para Hollywood, que valoriza cada vez mais as aparições no tapete vermelho, é que Blazy já se estabeleceu como um favorito da indústria, e seguramente isso vai se refletir em sua nova função. Um breve e incompleto resumo de estrelas que Blazy já vestiu recentemente para eventos de tapete vermelho inclui: Julianne Moore, Nicole Kidman, Michelle Yeoh, Elle Fanning, Jennifer Lawrence, Pamela Anderson, Rihanna e A$AP Rocky, Pedro Pascal, Nicholas Hoult e Jacob Elordi, que faz parte da mais recente campanha da Bottega Veneta — e essa lista cobre apenas os anúncios de vestidos entre outubro e início de dezembro. Essa última seção da lista também levanta uma questão-chave: será que Blazy expandirá a disponibilidade de moda masculina na Chanel? A marca raramente estendeu essa categoria, além de algumas peças para Pharrell Williams e poucos outros, mas o talento de Blazy também apresenta oportunidades para explorar esse setor.

blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot( ‘medrec’, ‘gpt-thr-article-mid-articleX-uid3’ )
.setTargeting( ‘pos’, [“btf”,”mid-articleX”,”mid”] )
.setTargeting( ‘viewable’, ‘yes’ )
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-articleX”)
.addSize([[300,250],[300,251],[620,350],[320,480],[620,366]])
.setLazyLoadMultiplier(2)
.setClsOptimization(“minsize”)
;
});

E assim, estamos prontos para a ação, sob a perspectiva da atenção da mídia. O Golden Globe Awards acontecerão no domingo, 5 de janeiro; seguidos pelo Critics Choice Awards na semana seguinte; e a Semana de Moda de Paris para as coleções de alta costura da Primavera de 2025 está programada para os dias 27 a 30 de janeiro. Quando veremos a primeira apresentação de design da Chanel por Blazy, e será no desfile ou em uma estrela de Hollywood? Essas dúvidas serão respondidas quando a casa decidir, claro, mas a expectativa estará em um nível que não se vê em nomeações de moda recentes.

blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot( ‘nativecontent’, ‘gpt-dsk-native-article-bottom-uid6’ )
.setTargeting( ‘pos’, ‘article-bottom-dsk-tab’ )
.setSubAdUnitPath(“native/article-bottom”)
.addSize([[6,6]])
.exemptFromSleep()
;
});

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *