O renomado documentarista Michael Moore se juntou à produção do filme palestino From Ground Zero, atuando como produtor executivo. Essa obra, que está programada para chegar aos cinemas no dia 3 de janeiro, conta com a distribuição da Watermelon Pictures.
O projeto, que foi indicado ao Oscar na categoria de melhor filme internacional, consiste em uma coleção de 22 filmes realizados por cineastas palestinos em meio ao impactante conflito entre Israel e Gaza.
O cineasta expressou seu entusiasmo: “Esses cineastas palestinos realizaram um verdadeiro milagre cinematográfico. Produziram um filme brilhante no contexto do que a Anistia Internacional e o Human Rights Watch declararam como um genocídio”, afirmou Moore em coletiva na última segunda-feira.
Este filme antológico, que abrange documentários, ficções e animações, foi liderado pelo diretor palestino nascido em Gaza, Rashid Masharawi, por meio do seu fundo para cineastas locais.
“As únicas armas que Rashid e esses 22 corajosos diretores palestinos em Gaza possuem são suas câmeras e sua criatividade. Nenhum cineasta, escritor ou artista deveria ter que narrar a história de sua própria extermínio. É uma honra estar em solidariedade com eles e ajudar a compartilhar suas histórias com o mundo”, completou Moore.
Conhecido por suas abordagens documentais e seu estilo de contar histórias, Moore tem em seu portfólio Bowling for Columbine, que ganhou o Oscar, além do aclamado Fahrenheit 9/11, que conquistou a Palma de Ouro em Cannes, e Sicko, que discorre sobre o sistema de saúde dos Estados Unidos.
A coleção From Ground Zero é composta por trabalhos de diversos cineastas, entre eles Wissam Moussa, Nidal Damo, Ahmed Hassouna, Alaa Ayoub e muitos outros, que, através de suas obras, pretendem destacar a humanidade e a resiliência do povo palestino.
Em sua declaração, o diretor Masharawi decidiu agradecer ao renomado cineasta por apoiar a campanha do filme para o Oscar: “A equipe se sente ao mesmo tempo honrada e emocionada pelo reconhecimento. Com a participação de Michael Moore, estamos ainda mais empoderados para retratar a humanidade e a resiliência dos palestinos, compartilhar sua criatividade com o mundo, e demonstrar o poder do cinema como uma força para justiça e compreensão”, concluiu.
A notícia sobre a participação de Michael Moore na produção do From Ground Zero foi primeiramente divulgada pelo Variety.