Enquanto as luzes piscam e as vitrines das boutiques de alta-costura brilham, a Via MonteNapoleone em Milão emergiu triunfante como a rua de compras mais sofisticada e cara do mundo. Neste ano de festas, os compradores que transitam pelas calçadas estreitas entulhadas de sacolas das grifes Fendi, Loewe e Prada estão não apenas em busca de compras, mas em um passeio pela alta moda, elevando ainda mais a euforia dos vendedores de artigos de luxo. É de se admirar como Milão, em sua curta história de glamourosas temporadas de compras, se firmou como um destino inigualável para os amantes da moda e do requinte.
Recentemente, a Via MonteNapoleone recebeu um reconhecimento que solidifica sua posição no cenário global do varejo. Uma empresa de consultoria imobiliária americana, Cushman & Wakefield, divulgou seu índice anual global, no qual classifica as áreas comerciais de acordo com os preços de aluguel. Neste último relatório, a Via MonteNapoleone superou a icônica Fifth Avenue de Nova York, proclamando-se a mais cara do mundo. Essa valorização se reflete no preço médio de alugueis na famosa rua milanesa, que disparou para 20.000 euros por metro quadrado, equivalente a aproximadamente 2.047 dólares por pé quadrado, em comparação aos 19.537 euros por metro quadrado da Fifth Avenue. Tesouros da alta-costura e até doceiras começaram a florir, atraídos pela notoriedade e prestigio do endereço.
O tamanho compacto da Via MonteNapoleone, que não ultrapassa um quarto de milha, e sua proximidade com serviços e locais culturais de destaque são considerados fatores-chaves para sua fama. Guglielmo Miani, presidente da associação do Distrito MonteNapoleone, destaca que “nem tudo se encaixa, o que é um benefício”, pois o espaço limitado torna a rua ainda mais exclusiva e dinâmica. Ele observa que a combinação com as ruas laterais forma uma área conhecida como o Quadrilátero da Moda de Milão, um verdadeiro paraíso para os que buscam luxo e sofisticação.
As grandes marcas que se estabelecem na Via MonteNapoleone registram faturamentos anuais que variam entre 50 milhões e 100 milhões de euros, um detalhe que ajuda a justificar os altos custos de aluguel. Nomes como Tiffany & Co. estão se preparando para abrir filial na famosa rua, enquanto a tradicional Fendi planeja expandir sua presença. Um dado intrigante fornecido pela Associação MonteNapoleone é que 11 milhões de visitantes passaram pela área neste ano até novembro. Embora seja impossível determinar quantos desses visitantes eram compradores ávidos ou apenas observadores, é relevante mencionar que o consumidor típico da Via MonteNapoleone gastou em média 2.500 euros por compra entre agosto e novembro, estabelecendo o recorde de maior valor médio gasto em todo o mundo.
A atmosfera da rua durante a temporada de festas é de pura magia. Visitantes de luxuosos carros como Maseratis e Porsches se dirigem às boutiques, enquanto sobre suas cabeças, luzes brilhantes conferem um ar festivo ao ambiente. As vitrines da boutiques são ornadas com manequins que representam cenas acolhedoras de diversão natalina, e os transeuntes são atraídos pelas exposições das confeitarias que ostentam bolos artisticamente decorados. O piso de mármore da Via MonteNapoleone reflete a opulência que ali se encontra, convidando os amantes da moda a conhecerem este icônico destino.
Chen Xinghan, um visitante da China, aguardava um táxi enquanto exibia sua coleção de sacolas de compras. Ele revelou ter pago metade do preço por um luxuoso casaco da Fendi comprado em Milão em comparação ao que pagaria em seu país. “Eu comprei muito,” disse Chen, com um brilho nos olhos. “É um lugar fantástico, ótimo para fazer compras.” Poucos estabelecimentos adiante, Franca Da Rold, vinda de Belluno, uma cidade nas montanhas Dolomitas, ficou surpresa ao ver um longo cachecol de malha que custava 980 euros. “Eu poderia tricotar isso em uma hora, usando agulhas grossas como meus dedos, e lã espessa. No máximo duas horas,” comentou, embora reconhecesse o apelo da marca.
Ainda que a Fifth Avenue tenha caído do primeiro lugar na lista da Cushman & Wakefield, a associação que representa a icônica rua de Manhattan elogiou a conquista da MonteNapoleone. Madelyn Wils, presidente interina da Fifth Avenue Association, comentou que “o investimento de Milão em seu espaço público está gerando frutos, o que é uma vitória para seus compradores, negócios e para a cidade como um todo.” No entanto, ela expressou confiança de que, com novos investimentos e um ano de vendas recorde na Fifth Avenue, “em breve estaremos de volta ao topo.” Desta forma, a disputa entre os polos de moda globais promete se intensificar, refletindo a dinâmica incansável do setor de varejo e as múltiplas atrações que cada destino tem a oferecer.