Com The Witcher 4 surgindo como um dos grandes anúncios na cerimônia deste ano do Game Awards, os fãs da franquia aguardam, ansiosos, uma visão mais clara sobre os detalhes refinados do jogo. Desde o seu lançamento, The Witcher 3 tem sido amplamente aclamado por sua narrativa envolvente, combate dinâmico e variedade de inimigos. No entanto, é importante observar quais aspectos poderiam ser aperfeiçoados ou simplificados para que a jogabilidade se torne mais prazerosa, eficiente e manejável; afinal, The Witcher 4 não deve repetir os erros cometidos por seu antecessor.
Aprimorando a experiência de combate e de narrativa, a desenvolvedora CD Projekt Red deve focar em adaptar os elementos que foram criticados por gamers a fim de proporcionar uma experiência mais fluida. Um dos principais pontos de atenção em The Witcher 3 estava relacionado ao gerenciamento de inventário e de missões, além de mecânicas de combate e de evolução que deixaram a desejar. Abaixo, apresentamos os dez recursos de gameplay que precisam ser melhorados, reformulados ou simplificados em The Witcher 4.
Mecânicas de Montaria Aprimoradas e Maior Mobilidade do Personagem
Roach, o cavalo que acompanha Geralt, é um personagem fiel, mas os controles da montaria frequentemente frustraram jogadores, principalmente os novatos. Problemas de controle não se limitam apenas à exploração; lutas e corridas dentro de missões tornam o uso do cavalo um verdadeiro desafio. Um foco na recriação das mecânicas de montaria é fundamental para The Witcher 4, especialmente com práticas atuais observadas em títulos como Red Dead Redemption 2 e Elden Ring, que apresentam controles de montarias muito mais intuitivos e suaves.
Combate Subaquático em Parceria com o Combate Terrestre
No imenso mundo aberto de The Witcher 3, a presença de grandes quantidades de água pode surpreender, mas Geralt se encontra em desvantagem ao se deparar com inimigos enquanto nada. No primeiro título da sequência, as opções de luta subaquática eram bastante limitadas, forçando-o a usar apenas uma besta. Desta forma, The Witcher 4 precisa dar a Ciri uma maneira mais dinâmica de se defender enquanto explora o fundo do mar.
Opção de Transmogrificação e Alteração de Itens
A diversidade de estilos e designs de armaduras em The Witcher 3 é inegavelmente rica, mas a impossibilidade de mudar a aparência do seu equipamento deixou jogadores frustrados. Uma ferramenta de transmogrificação, que permita aos jogadores escolherem a estética que mais os agradam sem impactar o combate, poderia ser facilmente implementada no novo título, especialmente considerando que Cyberpunk 2077 já traz essa função.
Sistema de Loot Consolidado e Organizado
A incrível variedade de itens em The Witcher 3, embora admirável, pode tornar-se esmagadora. A quantidade de loot gerado e itens sem valor prático faz com que a coleta de itens fique confusa. The Witcher 4 deveria considerar um sistema de loot mais claro e organizado, no qual os jogadores pudessem identificar rapidamente o que realmente precisa ser coletado e utilizado.
Sistema de Gerenciamento de Inventário Reimaginado
Com um inventário repleto de itens variados, a navegação em The Witcher 3 é frequentemente complicada devido à grande semelhança entre os ícones de itens. O desenvolvimento de um sistema mais intuitivo, que permita fácil identificação e acesso aos recursos, é essencial para The Witcher 4. A melhora nesse aspecto, que vem sendo um desafio desde o primeiro título, poderia enriquecer a experiência do jogador.
Sistema de Gerenciamento de Missões Atualizado
A quantidade de missões em The Witcher 3, embora seja uma das suas forças, pode tornar-se um fardo quando não há uma forma clara de priorizá-las. Um sistema that permita organizar as missões de forma que elas possam ser facilmente compreendidas e seguidas, seria vital para manter o engajamento do jogador. O novo título deve promover uma experiência mais intuitiva, facilitando a navegação e a escolha entre tarefas principais e secundárias.
Um Sistema de Alquimia Melhorado para Poções e Elixires
A falta de relevância dos ingredientes de alquimia após a criação das primeiras poções gerou uma sensação de que esse sistema poderia ser mais recompensador. Um novo formato que incentivasse os jogadores a se preocuparem com o que estavam coletando e criando traria uma nova dinâmica ao jogo, aumentando o valor do crafting.
Tramas Lentas e Bem Desenvolvidas
Uma das críticas feitas a The Witcher 3 foi a impressão de pressa em certos momentos-chave da história. Agora, com The Witcher 4, o enredo pode se desenvolver com mais liberdade e sem pressa, permitindo que a narrativa reine em um universo rico em material original. Os jogadores desejam que todas as tramas sejam bem resolvidas e totalmente aproveitadas, aproveitando o vasto potencial narrativo da série.
Aprimoramento do Movimento e Remoção de Dano por Queda Desnecessário
As mecânicas de movimento e a forma como o dano por queda é tratado em The Witcher 3 têm gerado frustração. Muitos jogadores acabam perdendo vida com quedas curtas, o que soa anômalo frente à capacidade de Geralt de suportar grandes danos de monstros. A atenção a esses aspectos tornará Ciri muito mais responsiva e realista em The Witcher 4.
Ajuste de Dificuldade e Balanceamento de Combate
Um dos pontos frequentemente debatidos é a facilidade com que os jogadores conseguem dominar os mecânicos básicos de combate, tornando as dificuldades mais elevadas menos desafiadoras. Uma escala de dificuldade que se adapte ao nível do jogador e que mantenha o nível de desafio em alta no decorrer da narrativa é essencial para garantir a imersão desejada para os futuros usuários de The Witcher 4.
Ao refletir sobre The Witcher 3, é impossível não se deparar com uma série de características e mecânicas excepcionais apreciadas pelos jogadores, ao passo que algumas falhas são esperadas para serem corrigidas em sua sequência. Certamente, a escolha de Ciri como protagonista abre um leque de oportunidades para o aprimoramento de jogabilidade, combate e narrativa, o que tem gerado grande expectativa entre os fãs para o que está por vir em The Witcher 4, previsto para 2025.