Nova York
CNN
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Um novo capítulo está sendo escrito na história das cervejas nos Estados Unidos. A Bud Light, que por muito tempo reinou soberana, passa por um momento desafiador. Dados recentes revelam que a Bud Light não é mais a cerveja mais consumida em chopeiras nos bares, sendo superada por outra marca da Anheuser-Busch InBev, a Michelob Ultra. Essa mudança é um sinal claro que algo significativo está ocorrendo no comportamento do consumidor.

Os dados da Draftlines Technologies, empresa que monitora mais de 1 milhão de chopeiras, indicam que a Michelob Ultra agora ocupa a primeira posição nas linhas de chope nos Estados Unidos, marcando um fim para décadas de domínio da Bud Light. A competição de mercado se intensifica, trazendo consigo não apenas mudanças na popularidade, mas também na percepção de marca.

A Bud Light, que já foi a cerveja mais popular em chope, viu sua posição ameaçada em meio a boicotes e crises de imagem, iniciados por um polêmico post no Instagram com a influenciadora Dylan Mulvaney. O impacto desse evento foi sentido em todo o setor, já que, além da queda nas vendas, muitos estabelecimentos decidiram retirar a Bud Light de suas linhas de chope, causando danos a longo prazo.

Desde então, a Michelob Ultra tem se mostrado cada vez mais disponível nas chopeiras, superando a Bud Light já em novembro e continuando a crescer em dezembro, segundo os dados da Draftlines. “A Michelob Ultra estava em uma trajetória para superar a Bud Light há vários anos”, declarou Jennifer Hauke, fundadora da Draftlines, à CNN. “A ascensão da Michelob Ultra como líder nas chopeiras reflete as mudanças nas preferências dos consumidores.”

A marca se orgulha de ter as duas cervejas mais populares nos EUA com a Michelob Ultra e a Bud Light, e segundo um porta-voz da A-B InBev, a Bud Light ainda é mais de 30% maior que seu mais próximo competidor. Contudo, isso não alivia a pressão sobre a marca enfrentando um período difícil em suas vendas em supermercados e lojas de conveniência, onde atualmente ocupa a terceira posição, atrás da Modelo Especial e Michelob Ultra.

No acumulado do ano até 3 de novembro, a Michelob Ultra revelou-se a marca com maior volume de vendas da A-B InBev, crescendo 4%, enquanto as vendas da Bud Light despencaram 13%, de acordo com dados da Circana apresentados pela Brewbound. Esses números ressaltam um desvio dramático na popularidade e aceitação de uma marca icônica que já se destacou em um mercado competitivo.

Mudanças inevitáveis no cenário das bebidas

Segundo Bryan Roth, analista da Feel Goods Company, essa mudança era “inevitável”, uma vez que as vendas da Bud Light em bares e varejo vêm caindo a passos largos nos últimos anos. O crescimento da Michelob Ultra não é apenas um reflexo dessa queda, mas também o resultado de um investimento estratégico da A-B InBev que aumentou o marketing voltado para consumidores mais conscientes da saúde, que buscam uma cerveja com menos carboidratos e uma imagem mais aspiracional.

Nos últimos dez anos, a Bud Light tem sido percebida apenas como “uma cerveja leve”, enquanto a Michelob Ultra carrega imagens de aspiração e atividade, ajudando a marca a conquistar novos consumidores. “A Michelob Ultra tem a capacidade de atrair qualquer um, enquanto a Bud Light encontrou dificuldade em manter seus bebedores fiéis”, acrescentou Roth.

Além disso, a Michelob Ultra tem se destacado com patrocínios esportivos, incluindo a equipe dos EUA nas Olimpíadas, além de várias ligas de futebol, como a Major League Soccer e a Copa América. A estratégia da marca inclui o lançamento de uma versão sem álcool no próximo ano, ampliando ainda mais seu portfólio.

Por outro lado, a Bud Light tem tentado reconquistar o seu público conservador. A marca se tornou a cerveja oficial do UFC no final do ano passado e tem mantido uma grande presença publicitária durante jogos de futebol e festivais de música country. Essa mudança de enfoque pode não ser suficiente para reverter a tendência de queda em suas vendas.

“A Bud Light tem se ancorado em seu slogan de ‘fácil de apreciar’, mas a Michelob Ultra, na verdade, já detém essa posição há algum tempo”, comentou Roth sobre o marketing da Michelob Ultra e sua reputação socialmente aceitável, “ajudando a marca a alcançar a proeminência que possui agora.”

Em um desfecho que pode trazer um pouco de alívio para a A-B InBev, o relatório mais recente da empresa revela que os volumes de cerveja na América do Norte, seu maior mercado, permaneceram estáveis. Isso representa uma melhoria em relação a uma queda de 18% relatada no ano anterior, em grande parte atribuída ao crescimento de marcas como Michelob Ultra e Busch Light, que estão conquistando seu espaço em um cenário de cervejas que evolui rapidamente.

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