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O ano de 2023 marcou um período de greves sem precedentes em Hollywood, que teve um impacto devastador na indústria de produção de filmes e televisão no Canadá. A paralisação das atividades não apenas deixou estúdios vazios, como também afetou gravemente a economia local e o emprego em um setor que já estava lutando para se recuperar dos efeitos da pandemia.
Segundo o último relatório econômico anual da Canadian Media Producers Association (CMPA), que representa os produtores independentes locais, a produção de localizações e serviços estrangeiros no Canadá despencou para cerca de 4,73 bilhões de dólares em despesas totais para o ano encerrado em 31 de março de 2024, uma queda de 26% em relação ao ano anterior, quando totalizou 6,65 bilhões de dólares.
Com isso, muitos estúdios e sets de gravação permaneceram inativos e as equipes de produção ficaram paradas, resultando em um retorno aos níveis de gastos com a produção que não eram vistos desde o início da pandemia. O cenário foi ainda mais complicado pela interrupção do trabalho na cidade de Los Angeles, que afetou a capacidade dos estúdios de manter suas operações em outras partes do mundo.
O impacto foi sentido de modo especial na produção de televisão, onde grandes estúdios e plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e Apple TV+ interromperam suas atividades locais durante as greves. O número de séries de TV estrangeiras, predominantemente estadunidenses, filmadas no Canadá caiu de 345 no ano anterior para apenas 220 no último ciclo, gerando uma receita de 2,99 bilhões de dólares em gastos de produção.
Apesar dessa realidade desparelhada, algumas produções continuaram suas filmagens no Canadá. Recentes séries americanas que foram filmadas no país incluem temporadas de The Last of Us, Fargo e Reacher, que contribuíram positivamente para a economia, embora em um nível muito inferior ao esperado.
Em contrapartida, a produção de longas-metragens estrangeiros não sofreu tanto impacto devido a métodos contábeis que registram o valor das filmagens desde o primeiro dia da produção, mesmo que esses trabalhos sejam temporariamente interrompidos. O trabalho de efeitos visuais nas produções no Canadá, que continua a ser vantajoso para os estúdios de Hollywood, também foi mantido, mesmo sem a presença de atores e roteiristas.
Assim, enquanto o número de filmes estrangeiros filmados no Canadá caiu em 14,7%, de 190 para 162, o volume total de produção gerado por esses filmes teve uma redução de apenas 4,9%, passando de 1,6 bilhões de dólares para 1,52 bilhões de dólares. Essa resiliência parcial pode ser vista como uma vitória em meio a tantas dificuldades.
Contudo, o relatório da CMPA alertou que os efeitos tempestivos das greves simultâneas de escritores e atores de Hollywood poderão ser sentidos por muitos anos, conforme a indústria enfrenta um contração prolongada e um declínio do que se chamou de era do “Peak TV”. Isso significa que o futuro da produção no Canadá continua incerto e altamente dependente de como os estúdios da Califórnia se recuperam e se reestruturam.
“Embora essas ações trabalhistas tenham causado uma significativa diminuição no volume da produção em 2023-24, seu impacto total pode ter sido subestimado até este ano, e será carregado para frente na medida que informações sobre produções forem fornecidas e contabilizadas nos anos subsequentes”, afirmou o relatório.
Após as greves, os grandes estúdios e plataformas de streaming começaram a retornar ao Canadá para filmar seus originais de cinema e TV. No entanto, os gastos em geral ainda não atingiram os níveis de pré-greves em Los Angeles. O volume total de produção canadense caiu 19% no ano passado para 9,58 bilhões de dólares, enquanto a produção canadense de TV também caiu 13%, para 3,25 bilhões de dólares. Por outro lado, a produção de longas-metragens locais se manteve estável, mostrando que algumas áreas ainda resistem.
O efeito das ações laborais no norte da fronteira se torna ainda mais preocupante para a indústria canadense, uma vez que o nível de produção local para produtores de cinema e TV locais encolheu no último ano fiscal, de acordo com a CMPA, tornando a indústria ainda mais dependente dos altos e baixos da filmagem por produtores de Los Angeles.
À medida que o cenário avança, a expectativa é que a indústria canadense de cinema e televisão encontre novas formas de se reinventar e se adaptar a esta nova realidade que, sem dúvida, demanda inovação e resiliência por parte de todos os envolvidos, desde os produtores até os trabalhadores no set. Diante de tantas incertezas, o setor foi forçado a refletir sobre sua dependência em relação aos grandes estúdios e explorar oportunidades para fortalecer a produção local e o desenvolvimento de conteúdo canadense original.
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