O feriado de Ação de Graças de 2024 não apenas trouxe um banquete repleto de sabores e encontros familiares, mas também criou uma verdadeira explosão na bilheteira de cinema americana, superando todas as expectativas. O sucesso dos filmes Moana 2, Wicked e Gladiator II elevou a receita doméstica ao recorde impressionante de $425 milhões durante o feriado prolongado, um número espantoso que superou o recorde anterior de $316 milhões estabelecido em 2018. A tendência demonstrou que a diversidade de filmes ainda consegue cativar o público em tempos desafiadores.
Apesar da crescente receita durante o feriado, o desempenho do ano anterior até agora apresentava uma queda de 10,6% em relação a 2023, que foi atenuada pela triagem de Wicked e Gladiator II no final de semana anterior ao feriado. As dificuldades enfrentadas pelo setor cinematográfico, resultado de greves laborais e dos efeitos contínuos da pandemia, deixaram a indústria em uma situação delicada. No entanto, após o feriado, a receita anual caiu para apenas 6,3%, totalizando cerca de $7,78 bilhões. Os especialistas estão otimistas, prevendo que a receita pode alcançar entre $8,5 bilhões e $8,6 bilhões, o que ainda está longe dos $9 bilhões obtidos no ano passado e um grande passo em relação à era pré-COVID, que ultrapassava os $11 bilhões.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot( ‘medrec’, ‘gpt-article-mid-article-uid0’ )
.setTargeting( ‘pos’, [“mid-article1″,”mid-articleX”,”mid”,”mid-article”] )
.setTargeting( ‘viewable’, ‘yes’ )
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article”)
.addSize([[300,250],[2,2],[300,251],[620,350],[2,4],[4,2],[320,480],[620,366]])
.setClsOptimization(“minsize”);
});
A expectativa em relação aos próximos dias é alta, especialmente com possíveis lançamentos de dezembro que podem continuar a atrair públicos. Seres familiares são esperados nas telonas, com produções como Mufasa: O Rei Leão e Sonic the Hedgehog 3, que têm estreia agendada para o dia 20 de dezembro e atualmente mostram previsões otimistas de receita, já que ambos estão previstos para ter números significativos. Essa expectativa é acumulada por um leve tom de preocupação, uma vez que o calendário de Natal deste ano parece menos repleto em comparação com os anos anteriores, quando filmes de grande porte, como Star Wars ou Avatar, poderiam ajudar a atrair uma multidão.
A indústria sempre acreditou na teoria antiga de que “marés em crescimento elevam todos os barcos” e está esperançosa de que a onda de ouro do Dia de Ação de Graças incentive os consumidores a retornarem aos cinemas nas próximas semanas. “Caso Mufasa, Sonic, Kraven e todas as outras estreias superem suas expectativas por causa de um mercado vibrante no final de novembro, poderemos ser agraciados com um milagre de Natal nas bilheteiras”, prevê Paul Dergarabedian, analista chefe de bilheteira da Comscore. “Sinceramente, qualquer número acima de $8,5 bilhões será uma grande vitória, considerando que $8 bilhões pareciam uma previsão otimista apenas alguns meses atrás.”
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot( ‘medrec’, ‘gpt-dsk-tab-mid-article2-uid1’ )
.setTargeting( ‘pos’, [“mid”,”mid-article2″,”mid-articleX”])
.setTargeting( ‘viewable’, ‘yes’ )
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-article2”)
.addSize([[300,250],[300,251],[620,350],[2,4],[4,2],[320,480],[620,366]])
.setClsOptimization(“minsize”);
});
Alguns críticos já questionaram a lógica da estreia simultânea de Wicked e Moana 2, ambos com apelo feminino. No entanto, este ceticismo foi prontamente desmistificado, uma vez que Wicked atraiu uma audiência majoritariamente composta por mulheres com 35 anos ou mais, enquanto quase 40% do público de abertura de Moana 2 era de jovens abaixo de 17 anos, incluindo 25% com menos de 12 anos. Gladiator II, por sua vez, atraiu uma audiência predominantemente masculina, com 60% dos ingressos sendo comprados por homens.
Estreando na véspera de Ação de Graças, Moana 2 quebrou um recorde após o outro, registrando uma abertura de cinco dias na América do Norte de $225,4 milhões, inclusive $139,8 milhões apenas no final de semana de três dias, e prevê-se que, em sua segunda semana, ultrapasse os $600 milhões em vendas globais. Wicked também encantou o público, arrecadando uma quantia quase equivalente durante o feriado de cinco dias ($118,2 milhões) ao seu debut histórico de $112 milhões, e já se tornou a adaptação de musical da Broadway com maior arrecadação da história, superando Grease.
Até o momento, Wicked recolheu $281 milhões nos EUA, passando dos $390 milhões globalmente, devendo alcançar a marca de $300 milhões apenas no dia 6 de dezembro. Para agraciar ainda mais o quadro, Moana 2 deve superar os $248,8 milhões que o seu predecessor arrecadou em sua vida útil nos EUA em apenas 10 dias desde o lançamento, sem ajustes devido à inflação. Gladiator II, que estreou ao lado de Wicked, já contabiliza uma arrecadação global de $327 milhões.
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot( ‘medrec’, ‘gpt-thr-article-mid-articleX-uid2’ )
.setTargeting( ‘pos’, [“btf”,”mid-articleX”,”mid”])
.setTargeting( ‘viewable’, ‘yes’)
.setSubAdUnitPath(“ros/mid-articleX”)
.addSize([[300,250],[300,251],[620,350],[320,480],[620,366]])
.setLazyLoadMultiplier(2)
.setClsOptimization(“minsize”);
});
O analista da Wall Street, Eric Handler da Roth Capital Management, elogiou o feriado recente como “nada menos que impressionante”. “O último ciclo de seis semanas do trimestre parece ótimo e os consumidores estão claramente dispostos a retornar aos cinemas quando o conteúdo é interessante. Essa situação é um sinal promissor para 2025 e 2026, anos que prometem ter uma rica programação de filmes.
O fenômeno “Barbenheimer” do ano passado ainda estava vivo na memória dos cinéfilos, levando muitos a decidirem assistir pelo menos dois, se não os três, dos grandes lançamentos de Ação de Graças, de acordo com o que foi discutido nas redes sociais. As produções Wicked e Moana 2 estão colhendo os frutos da exibição repetida.
Historicamente, houve apenas quatro ocasiões em que dois finais de semana consecutivos apresentaram estreias de filmes que arrecadaram $100 milhões ou mais, como no caso de Moana 2 e Wicked. “E isto nunca aconteceu fora da temporada de verão — até agora”, diz Dergarabedian. “O sucesso sem precedentes desses dois filmes, juntamente com Gladiator II, em um curto intervalo de apenas 10 dias, é um sinal para toda a indústria de Hollywood se preparar e buscar a próxima oportunidade de maximizar o efeito da bilheteira.”
Esta história apareceu pela primeira vez na edição de 4 de dezembro da revista The Hollywood Reporter. Para receber a revista, clique aqui para se inscrever.