Nesta emocionante jornada pelos bastidores do cinema, Wicked, a tão aguardada adaptação do musical homônimo, conquistou um marco significativo nas bilheteiras, alcançando impressionantes cifras em menos de um mês desde sua estreia. Com a direção de Jon M. Chu, o longa-metragem reimaginado a partir do musical de 2003, que é uma prequela de O Mágico de Oz, narra a história de origem da bruxa má do oeste, Elphaba, interpretada por Cynthia Erivo, e sua amiga e rival, Glinda, vivida por Ariana Grande-Butera. Os números de Wicked nas bilheteiras começaram de forma promissora, abrindo com uma arrecadação de $112,5 milhões no mercado doméstico e rapidamente superando os $400 milhões em todo o mundo, batendo inclusive o recorde anterior de Grease como a adaptação de maior sucesso de um musical da Broadway.
De acordo com informações veiculadas pelo Deadline, Wicked está a caminho de superar a marca de $350 milhões nas bilheteiras domésticas até o final do seu quarto fim de semana em cartaz. As projeções para sábado indicam que a soma total do filme pode chegar a $358,8 milhões, embora esse número possa sofrer algumas flutuações até o final do domingo. Esta é uma conquista notável, uma vez que o filme se junta a apenas mais três lançamentos de 2024 que alcançaram esse marco, ficando atrás apenas de Despicable Me 4 ($361 milhões), Deadpool e Wolverine ($636,7 milhões) e Inside Out 2 ($652,9 milhões).
O que esse marco significa para Wicked e seu futuro nas bilheteiras
Com o filme Despicable Me 4 atualmente ultrapassando Wicked em menos de $3 milhões no mercado doméstico, a expectativa é de que o musical supere essa marca em poucos dias e assuma a posição de terceiro maior sucesso de 2024 na América do Norte. Contudo, os dois filmes mais bem posicionados ainda estão bem além do alcance do novo lançamento, considerando seu desempenho atual. A seguir, veja um comparativo entre como os três filmes de maior sucesso nas bilheteiras domésticas de 2024 se comportaram durante seus quartos fins de semana em exibição em relação aos seus totais gerais:
Título | Total Acumulado do 4º Final de Semana | Total Geral Doméstico
Inside Out 2 | $534,1 milhões | $652,9 milhões
Deadpool e Wolverine | $546,8 milhões | $636,7 milhões
Despicable Me 4 | $291,4 milhões | $361 milhões
Wicked | ~$358,8 milhões | A ser determinado
Análise do desempenho nas bilheteiras e concorrência futura
Com o ritmo crescente nas bilheteiras, Wicked tem grandes chances de manter a sua posição como o terceiro filme mais lucrativo no mercado doméstico. Ao longo do restante do ano, somente mais dois grandes blockbusters devem ser lançados: Sonic the Hedgehog 3 e Mufasa. No entanto, enquanto o primeiro sucede um filme que arrecadou apenas $190,8 milhões em receita doméstica, o segundo ainda é um tanto incerto em termos de desempenho, apesar de ser uma sequência de um sucesso estrondoso. O musical, por sua vez, se depara com forte concorrência de Moana 2, que estreou poucos dias após Wicked e teve uma ainda mais impressionante abertura de $139,8 milhões, embora ainda não tenha conseguido igualar o desempenho de Wicked nas bilheteiras domésticas.
Considerações finais sobre o sucesso de Wicked e seu potencial para uma sequência
Independentemente de sua posição geral nas bilheteiras, é inegável que Wicked já se configurou como um verdadeiro sucesso. Apesar do orçamento robusto de $150 milhões e de um extenso investimento em marketing, seu ponto de equilíbrio está estimado em torno de $375 milhões. Considerando que o filme está se aproximando da marca de um meio bilhão mundialmente e não mostra sinais de desaceleração, é razoável afirmar que ele já pode estar operando na área do lucro puro. Isso também traz boas notícias para o futuro de uma possível sequência, Wicked Part Two, prevista para 2025.
O fenômeno Wicked nos cinemas é um exemplo de como uma história poderosa e bem contada, aliada a performances estelares e a uma produção de alto calibre, pode ressoar fortemente com o público. Enquanto as críticas são positivas e o público continua a lotar as salas de cinema, a expectativa é de que o legado do musical se perpetue em novas gerações, fazendo com que mais pessoas conheçam a fascinante história de Elphaba e Glinda.