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Nota do editor: Apresentando o bom, o mau e o feio, ‘Look of the Week’ é uma série regular dedicada a descompactar o conjunto mais comentado da última semana.

Em uma era dominada por coques bem arrumados e gel de alta fixação, é fácil esquecer que houve um tempo em que o cabelo era incentivado a se expandir, em vez de se contrair. Na estreia em Los Angeles do filme “A Complete Unknown” na noite de terça-feira, Elle Fanning decidiu nos relembrar aqueles dias de glória com um volumoso penteado ‘beehive’ que funcionou como um portal para o passado.

Seu penteado dos anos 60 foi finalizado com um par de coquinhos despojados, presos com duas presilhas de cristal que também serviram como joias da atriz durante a noite. Fanning, que interpreta Sylvie Russo, namorada de Bob Dylan, no próximo filme de James Mangold, chegou ao tapete vermelho vestida com um deslumbrante vestido de seda branco da Gucci, adornado com detalhes em cristal.

Elle Fanning com seu penteado beehive finalizado com coquinhos.

O cabelo empilhado tem flutuado in e out de moda desde o século XVIII, quando Marie Antoinette popularizou o “le pouf” — uma alta massa de cabelo tão decorada e adornada que muitas vezes exigia um travesseiro para manter sua forma. Em 1960, foi reinterpretado pela estilista de Chicago Margaret Vinci Heldt, a verdadeira mãe do beehive, e rapidamente se tornou um dos penteados mais reconhecíveis do século XX. O volumoso penteado foi inspirado pelo contorno de chapéus pillbox e fez parte do estilo associado a figuras como Jackie Onassis. Foi um estilo assinado por Brigitte Bardot, Barbara Streisand, Dolly Parton e, neste lado do milênio, pela cantora britânica Amy Winehouse.

Embora o visual retrô esteja fazendo um retorno lento e constante, não deve ser confundido com as coroas de cabelo de outrora. Atualmente, a altura não é mais a principal métrica de sucesso para um beehive, já que celebridades e marcas optam por um volume mais sutil. Na passarela da Versace para a coleção Primavera-Verão 2024, modelos vestiram minivestidos inspirados nos anos 60 e exibiram pequenos bouffants elegantes. De maneira similar, nos desfiles de Bora Aksu para a Primavera-Verão 2025, os modelos ostentaram conjuntos de twin sets, óculos de sol estilo cat eye e penteados elevados. Enquanto Nicola Coughlan, Zendaya e Kaia Gerber abraçaram o poder do volume neste ano, o objetivo do novo estilo é menos Marge Simpson e mais sutil.

Embora o estilo de Fanning seja uma pausa bem-vinda dos coques de bailarina que dominam o cenário atual, ainda está a anos-luz do mantra associado à Dolly Parton: “quanto mais alto o cabelo, mais perto do céu”.

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