“`html



CNN
 — 

Olivia Reeves, uma jovem e talentosa levantadora de peso, entrou para a história do esporte ao se tornar a primeira levantadora americana desde 1958 a conquistar o título mundial e a medalha de ouro olímpica. Em uma performance impressionante realizada nos Campeonatos Mundiais de Levantamento de Peso em Bahrein, a atleta levantou um total combinado de 267kg (aproximadamente 589 libras) na quarta-feira, 12 de agosto de 2024.

Competindo na categoria 71kg, a atleta de apenas 21 anos superou a forte concorrência de Jong Chun Hui, da Coreia do Norte, e Yang Qiuxia, da China, para se tornar a primeira americana a realizar esse feito desde que um ícone do levantamento de peso, Ike Berger, alcançou a mesma proeza há impressionantes 66 anos.

Nascida em Chattanooga, Reeves levantou 120kg (cerca de 264.6 libras) no arranco e 147kg (cerca de 324 libras) no arremesso, totalizando um peso 5kg maior do que os 262kg (cerca de 577.6 libras) que lhe garantiram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano.

Com essa vitória nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Reeves se tornou a primeira levantadora dos EUA a ganhar ouro olímpico desde Tara Nott em 2000 e a medalhista olímpica mais jovem na história do levantamento de peso desde Berger em 1956. Essa conquista é uma prova de dedicação, disciplina e talento.

“Você não pode superar os Jogos Olímpicos, então essa competição fica em segundo lugar na minha lista de favoritas”, expressou Reeves após completar essa impressionante conquista, segundo um relato da IWF.

“Estou tão, tão orgulhoso de Olivia”, acrescentou Mike Gattone, chefe de treinamento dos EUA. “Ela é simplesmente incrivelmente consistente.” Essas palavras são um reflexo do respeito e da admiração que a comunidade do levantamento de peso sente por Reeves.

A atleta, que recentemente se formou em sociologia, começou sua jornada no levantamento de peso na quarta série, no ginásio de CrossFit gerido pela sua mãe, estabelecendo assim um laço duradouro entre sua paixão e seu início no esporte.

Junto com o colega de equipe Hampton Morris, que se tornou o primeiro homem americano a ganhar uma medalha olímpica em levantamento de peso desde 1984, com uma medalha de bronze em Paris, as esperanças são altas para que Reeves possa liderar a recuperação do país neste esporte, especialmente com os Jogos Olímpicos se aproximando de seu retorno a Los Angeles em 2028.

Historicamente, os levantadores de peso dos EUA conquistaram um total de 16 medalhas de ouro, 17 de prata e 8 de bronze nos Jogos Olímpicos, totalizando 44, o que coloca o país em terceiro lugar na classificação histórica, atrás da União Soviética e da China, empatadas com 62 medalhas.

Entretanto, desde 1968, apenas 10 das medalhas conquistadas foram obtidas, evidenciando um período difícil para os levantadores de peso dos EUA após uma era de ouro com figuras lendárias como Berger e Tommy Kono.

“`

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *