Nota do Editor: Com a boa, a má e a feia, ‘Look of the Week’ é uma série regular dedicada a analisar o traje mais comentado da última semana.
Na noite de terça-feira durante o anual Gotham Awards, Pamela Anderson chamou a atenção ao desfilar no tapete vermelho usando um elegante vestido de cetim Oscar de la Renta na tonalidade champanhe. Ao virar-se para posar para os fotógrafos, um laço em tamanho grandioso se destacava na parte de trás de seu vestido. No entanto, o que realmente roubou a cena foi seu rosto fresco, praticamente sem maquiagem.
Já faz mais de um ano desde que Anderson decidiu abandonar o visual glamouroso típico das celebridades. Até então, era sinônimo de olhos esfumados e lábios bem contornados, mas em 2023, ela fez os holofotes se voltarem para si ao comparecer à Semana de Moda de Paris usando apenas um pouco de hidratante. Essa decisão nasceu do desejo de não ofuscar seu vestido durante o desfile da Isabel Marant, mas havia uma mensagem maior por trás disso. Em uma entrevista à Vogue publicada em outubro de 2023, Anderson refletiu: “Eu sei que não estava fazendo avanços em direção à paz mundial, mas estava fazendo uma declaração…” e acrescentou: “Nos dias de hoje, nós realmente sabemos como é um rosto? Este é ele.”
Desde então, Anderson tem se tornado uma verdadeira pioneira do visual sem ou quase sem maquiagem, apresentando capas de revistas, participando de programas de entrevistas e até recebendo prêmios com uma aparência fresca. Mais recentemente, ela ganhou o prêmio de Destaque em Performance Principal pela sua atuação no próximo filme de Gia Coppola, “The Last Showgirl”.
Assim, um ano depois, é possível que a mudança estética de Anderson tenha vindo para ficar. Aos 57 anos, quando muitos de seus colegas enfrentam a pressão para manter uma aparência altamente polida, Anderson está trilhando seu próprio caminho. “Não é libertador?” ela perguntou a Drew Barrymore, durante sua participação no programa da atriz em outubro. “Eu me sinto tão livre.” O segmento também contou com Barrymore e a convidada Valerie Bertinelli removendo a maquiagem no palco. “Nós somos nossas próprias críticas mais severas”, acrescentou Anderson.
No entanto, a ex-coelhinha da Playboy já se acostumou a ter sua aparência debatida e sempre foi confortável em ir sem maquiagem. Desde seus dias como modelo de glamour até sua trajetória como atriz, a aparência externa de Anderson sempre foi considerada parte de seu trabalho e, portanto, alvo de comentários públicos. Agora, sua decisão de se despir de forma radical — mas de uma maneira totalmente diferente — é igualmente impactante.