No último sábado, o presidente russo Vladimir Putin fez uma declaração de condolências ao seu homólogo do Azerbaijão, Ilham Aliyev, se referindo a um “trágico incidente” que resultou no acidente de um avião da Azerbaijan Airlines no Cazaquistão, deixando 38 pessoas mortas. O voo 8243, que operava um Embraer 190, estava realizando a rota entre a capital azeri, Baku, e a cidade de Grozny, na região do Cáucaso Norte da Rússia, quando, por razões ainda não completamente esclarecidas, foi desviado para o Cazaquistão. A aeronave acabou colidindo enquanto tentava alcançar outra pista de pouso em Aktau, na parte ocidental do país. Imagens capturadas por celular mostram o avião em uma descida acentuada antes de atingir o solo e explodir em um incêndio a aproximadamente três quilômetros do aeroporto de Aktau.

Acidente de avião da Azerbaijan Airlines

Um resgatador busca nos destroços do Embraer 190 da Azerbaijan Airlines, que ficou no chão perto do aeroporto de Aktau, Cazaquistão, quinta-feira, 26 de dezembro de 2024.

Segundo declarações da companhia aérea, 67 pessoas estavam a bordo, incluindo 62 passageiros e cinco membros da tripulação. Destes, 38 perderam a vida no trágico acidente, enquanto 29 conseguiram sobreviver. O telefonema de Putin para o presidente Aliyev ocorreu em meio a crescentes especulações de que a defesa aérea russa poderia ter, acidentalmente, derrubado a aeronave. Em um comunicado oficial, o Kremlin informou que os sistemas de defesa aérea estavam disparando nas proximidades de Grozny na mesma noite do acidente, devido a um ataque de drones ucranianos. Contudo, a declaração não confirmou que um desses disparos atingiu o avião.

No pedido de desculpas formal, Putin expressou “profundas e sinceras condolências” às famílias das vítimas, desejando uma rápida recuperação para os feridos, conforme mencionado no anúncio oficial do Kremlin. A chamada aconteceu a pedido do presidente russo. Até o momento, Cazaquistão, Azerbaijão e Rússia abriram investigações sobre as causas do acidente. O Kremlin pediu cautela e pediu que as pessoas não tirassem conclusões precipitadas antes que os fatos fossem apurados. Os investigadores conseguiram recuperar as duas chamadas “caixas-pretas”, os gravadores de dados de voo e de voz da cabine, do local do desastre.

Local do acidente de um jato da Azerbaijan Airlines no Cazaquistão

Especialistas de emergência trabalham no local do acidente de um jato da Azerbaijan Airlines, perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, em 25 de dezembro de 2024.

Recentemente, um oficial dos Estados Unidos e um ministro do Azerbaijão fizeram declarações apontando a culpa do acidente a um “arma externa”. De acordo com um oficial americano que falou com a CBS News, há indícios preliminares de que um sistema de defesa antiaérea russo pode ter atingido o avião em uma região onde forças ucranianas e russas têm trocado fogo de drones e foguetes nos últimos meses. Se essa informação se confirmar, ela destacaria a irresponsabilidade da Rússia em meio à sua contínua invasão da Ucrânia. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, também confirmou a existência desses indícios, mas ressaltou que a investigação continua a cargo do Cazaquistão e do Azerbaijão, e que os Estados Unidos respeitarão esse processo.

Sobreviventes do acidente relataram à mídia do Azerbaijão que ouviram sons altos na aeronave enquanto ela circulava sobre Grozny. À medida que as investigações continuam, a comunidade internacional observa atentamente o desdobrar dessa tragédia, que pode ter ramificações ainda mais amplas no contexto das tensões políticas entre os dois países.

O trágico acidente aéreo não apenas deixou um rastro de dor e perda, mas também acendeu um alerta sobre os riscos da escalada militar na região. Com cada novo detalhe revelado, a necessidade de uma investigação clara e a responsabilização se tornam cada vez mais evidentes, destacando a fragilidade das relações entre os países envolvidos. À medida que avançamos, que possam ser encontradas respostas e que a memória das vítimas seja respeitada.

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