No dia 11 de dezembro, um relato impressionante de sobrevivência veio à tona, revelando a resiliência de uma menina de 11 anos após ter enfrentado um naufrágio e passado três dias à deriva no mar Mediterrâneo. As informações divulgadas pela organização humanitária CompassCollective e pela equipe de resgate que a encontrou, acrescentam camadas de emoção e reflexão à tragédia que continua a afetar muitos migrantes na região. O incidente serve como um lembrete gritante da urgência de se buscar soluções mais seguras para os que buscam refúgio na Europa.

A situação ocorreu após o barco metálico, que transportava migrantes de Sfax, na Tunísia, naufragar nas proximidades da costa de Lampedusa, na Itália. De acordo com a equipe de resgate, a menina foi “provavelmente a única sobrevivente entre as 45 pessoas a bordo” durante uma tempestade que durou dias e atingiu a região com ventos fortes de mais de 23 nós e ondas de até 2,5 metros de altura. A sorte da menina estava prestes a mudar devido a um que muitos descreveram como uma “incrível coincidência”.

Matthias Wiedenlübbert, o capitão do navio de resgate Trotamar III, destacou como o som da voz da criança conseguiu ser ouvido apesar do barulho do motor em funcionamento, um detalhe que poderia ter passado despercebido em outra circunstância. Ao chegarem ao local, os resgatadores encontraram a menina, que estava “resposta” despite having had “no drinking water or food” for three days and was “suffering from hypothermia.” A jovem sobrevivente se encontrava em um estado crítico, mas ainda mantinha uma chama de esperança ao sinalizar sua presença para a equipe de resgate.

Menina de 11 anos sobrevive três dias no mar segurando-se em um tubo de ar após naufrágio

A identidade da menina não foi divulgada, mas soube-se que ela é originária da Serra Leoa. Durante o tempo em que esteve à deriva, a menina conseguiu se manter à tona utilizando dois tubos de ar improvisados como boias, além de um colete salva-vidas. Katja Tempel, membro da CompassCollective, relatou à Associated Press que a garota estava “exausta e com frio”, mas, de modo impressionante, permaneceu viva.

Infelizmente, a menina não estava sozinha na água no início de sua odisséia. Outros dois indivíduos inicialmente sobreviveram ao naufrágio, mas ao longo dos dias, a jovem perdeu contato com eles. Tempel expressou a incerteza que envolve o destino dessas pessoas: “Não sabemos o que aconteceu com elas. Supomos que todas tenham se afogado, mas não temos certeza.”

Desde o início de suas operações em agosto de 2023, a CompassCollective ajudou um total de 1.653 pessoas em situações de emergência no mar. Este número alarmante destaca a crescente crise humanitária na região do Mediterrâneo, onde muitos migrantes se veem forçados a atravessar rotas marítimas perigosas em busca de segurança. Com as festas de fim de ano se aproximando, Nicola Dell’Arciprete, líder da agência das Nações Unidas para a infância (UNICEF) na Itália, lamentou a situação ao refletir sobre as festividades que muitas famílias estarão desfrutando e o desamparo de crianças como a menina salvaguardada. Ele disse: “Neste período festivo, em que a maioria de nós tem a sorte de estar com nossos entes queridos, meus pensamentos vão para a garota da Serra Leoa. Mais uma tragédia que aumenta o número de mortos e desaparecidos no Mediterrâneo central.”

Este caso desperta uma reflexão sobre a necessidade urgente de soluções humanitárias. Katja Tempel fez uma forte declaração sobre a situação: “Mesmo em tempestades, as pessoas são forçadas a usar rotas de fuga arriscadas através do Mediterrâneo. Precisamos de passagens seguras para refugiados e de uma Europa aberta que acolha as pessoas e lhes ofereça acesso ao sistema de asilo.” A luta por justiça e a busca por um caminho seguro continuam, enquanto vidas estão em jogo e esperanças permanecem à deriva nos mares.

Para mais informações sobre a CompassCollective e como você pode ajudar, visite o site oficial da organização: CompassCollective.org

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *