O Rei Charles III acaba de apresentar a sua lista de honras do Ano Novo, revelando que uma das maiores surpresas é o Stephen Fry será agraciado com o título de cavaleiro. Juntando-se a ele nesta prestigiosa lista estarão a estela de Carey Mulligan, conhecida pelo seu papel em Maestro, e outras personalidades do entretenimento, incluindo a atriz Sarah Lancashire, que estela Happy Valley, Anne-Marie Duff de Bad Sisters, e o veterano ator Eddie Marsan, da série Supacell.
No final de cada ano, o monarca britânico tem a honrosa responsabilidade de outorgar novos membros às ordens de cavalaria do Reino Unido. Estas incluem títulos de cavaleiros, damas, além de comandantes do Império Britânico (CBE), oficiais da ordem do Império Britânico (OBE) e membros da ordem do Império Britânico (MBE), entre outras honrarias. Essa tradição marca um momento significativo, reconhecendo as contribuições excepcionais de indivíduos em diversas áreas, incluindo arte, ciência e serviços à comunidade.
A lista de homenageados em 2025 contará com Fry, que será condecorado como cavaleiro, ao lado de influentes figuras, como o ex-técnico da seleção inglesa de futebol, Gareth Southgate, e o prefeito de Londres, Sadiq Khan, entre outros. Mulligan e Lancashire foram condecoradas com títulos de CBE em reconhecimento às suas significativas contribuições ao drama. Enquanto isso, Duff, Marsan e o ator Kevin Whately, de Inspector Morse, receberam o OBE. Além disso, figuras notáveis, como o ex-Doutor Quem, Tom Baker, também foram nomeados como novos MBEs.
Stephen Fry, reconhecido por seu trabalho em prol da conscientização sobre saúde mental e proteção ambiental, agora será chamado de Sir Stephen. Ele expressou seus sentimentos em relação ao prêmio, afirmando: “A coisa mais emocionante é pensar na minha infância, e na minha terrível infelicidade e miséria e falta de razão, e tudo que me levou a tantas falhas na infância,” conforme reportado pelo BBC. “E para meus pais, realmente, que desastre. Quero dizer, toda vez que o telefone tocava, eles pensavam: ‘Oh Deus, o que Stephen fez agora’. Era uma espécie de piada na família.”
As honrarias de Ano Novo são concedidas pelo monarca britânico a partir de recomendações do Primeiro-Ministro, atualmente o Keir Starmer, do Partido Trabalhista, ou ministros seniores do governo. Membros do público também podem recomendar pessoas para receber essas prestigiosas honrarias. Este processo destaca a importância do reconhecimento da dedicação e contribuição de indivíduos à sociedade, tornando esta cerimônia uma celebração não apenas de realizações, mas também de esperança e compromisso com o bem-estar social.