No dia mais festivo do ano, a série de ficção científica da BBC, Doctor Who, retornará com um presente especial: “Joy to the World”. O especial de Natal deste ano, com uma hora de duração, contará com a estrela de Bridgerton, Nicola Coughlan, que se une ao Quinzeiro Doutor, interpretado por Ncuti Gatwa, além do escritor Steven Moffat e do showrunner Russell T Davies.
O renomado escritor de Sherlock está de volta para escrever seu impressionante nono especial de Natal para Doctor Who. “Joy to the World” se passa no Hotel do Tempo — um local onde cada porta é um portal que pode transportar você para qualquer lugar e a qualquer momento. Neste Natal, o Doutor (Gatwa) encontra Joy (Coughlan) e descobre dinossauros, perigos e um saco cheio de surpresas (*você terá que esperar até o grande dia para descobrir mais*). Enquanto isso, um plano mortal está se desenrolando pela Terra, bem a tempo para o Natal. O especial será lançado em 25 de dezembro no Disney+.
O Hollywood Reporter sentou-se com as lendas do Who, Davies (produtor executivo e showrunner) e Moffat antecipadamente à estreia do episódio. Não se preocupe, não haverá spoilers aqui. Volte no Dia de Natal para a segunda parte da nossa entrevista, onde vamos nos aprofundar na história propriamente dita.
O Hotel do Tempo é uma ideia incrível de Doctor Who, de quem foi a ideia?
RUSSELL T DAVIES Você não precisa dar ideias ao Steven, por favor! (risos) Meu pedido foi simples: “Um especial de Natal, por favor!”
STEVEN MOFFAT Foi isso mesmo. “Não tenho ideias, você tem uma!” (Ambos riem) Isso não é verdade, você teve uma ideia.
DAVIES Bem, conversamos sobre farsa, sobre fazer uma comédia.
MOFFAT Sim. Porque há muitos anos eu ameaçava fazer uma farsa de viagem no tempo em Doctor Who; uma versão adequada do tipo porta-batendo. E eu nunca consegui escrever isso, apesar de ter tido mais oportunidades do que o normal. E essa [“Joy to the World”] não é isso. Eu apenas não achava que era o momento certo para ir. Mas há um vestígio dela.
DAVIES Há uma cena maravilhosa em que todos estão no quarto do hotel e as portas continuam abrindo. Havia três portas. Tem a porta do banheiro, a porta do hotel…
MOFFAT Isso mesmo e há dois Doutores e tudo isso.
DAVIES Você pode ver isso. Você pode ver uma farsa ali.
Então, potencialmente, o público ainda poderia ser tratado a uma farsa de Doctor Who?
MOFFAT Eu acho que não foi feito. Mas teria que ser no meio da temporada. Eu acho que se fosse no Natal, as pessoas ficariam desapontadas, pois esperariam uma versão mais clássica.
DAVIES Eu não sei. Isso é o suficiente para me fazer fazer isso!
Talvez como um show ao vivo?
MOFFAT Sim, sim.
DAVIES Sabe o que devemos fazer? O Doctor Who que deu errado! Agora você deveria dizer, “Você já fez isso!” (risos) Seria uma coisa fácil de se fazer. Oh meu Deus, se você conseguisse ver o Doctor Who preso em The Play That Went Wrong [a comédia teatral que estreou em Londres em 2012]! Há uma ideia. É o começo de uma ideia.
DAVIES Infelizmente, em cerca de um mês, aquele lindo foyer foi transformado em um hospital futurista em um local em guerra. Isso acabou!
MOFFAT E mal foi usado, foi? [Em “Joy to the World”] Foram apenas um dia de filmagens.
DAVIES Acho que foi em apenas um dia. Incrível.
MOFFAT Não parece assim, porque você pensa que está ao longo de todo o episódio.
DAVIES Muito inteligente, pelo nosso querido designer que acaba de ganhar o prêmio RTS [Craft & Design], Phil Sims [produtor de design de Doctor Who]. Doctor Who ganhar o prêmio de design é muito raro, mesmo tendo tido designers muito bons na sua e na minha época. Eles normalmente não costumam ganhar, porque as pessoas pensam: “Oh, isso é fácil. Eles têm muito dinheiro”, e isso é tão raro. Estou tão emocionado com eles. Brilhante.
MOFFAT Poucas séries são tão voltadas para o design como Doctor Who. Se você é um designer, esse é o que você deve fazer. É extraordinário.
DAVIES Os júris normalmente não entendem isso, não? Eles ficam lá sentados e dizem: “Oh, sim, isso parece Londres no tempo de Dickens. Isso é muito bom.”
MOFFAT Eles estão sentados lá e dizendo: “Esse é um show chique. Devia ser tudo bom. É lento e maçante, e alguém está tendo uma emoção interminável enquanto olha pela janela. [disse sarcástico] Bem, isso é uma dramática.” (Risadas) Na verdade, isso é comédia agora. Comédia sem nenhuma piada, de fato, ganha um prêmio.
Isso é uma tendência, não é? Eles querem comédias sem gags.
MOFFAT Bem, o público não quer.
Foi difícil conseguir Nicola Coughlan para esse papel convidado do especial de Natal, dado o tamanho de sua carreira atualmente? [Nota: Após se tornar famosa na sitcom britânica Derry Girls, a estrela em ascensão de Bridgerton da Netflix recentemente interpretou a Barbie Diplomata no filme Mattel de Greta Gerwig de 2023, também estrelando Gatwa.]
DAVIES Ela estava disponível e adorou! Ela é amiga antiga do Ncuti. Eu a conhecia apenas para dizer olá e, para ser sincero, ela abraçou a nossa oferta! Foi uma aceitação muito simples. Que mulher encantadora. Ela foi maravilhosa. Uma alegria estar com ela lá. Ela estava muito, muito feliz. O Ncuti a adorou; foi uma filmagem realmente boa. Foi muito gentil da parte dela nos deixar e se tornar duas vezes mais famosa depois disso. (risos) Agradecemos muito o esforço que ela colocou nessa publicidade.
MOFFAT Foi uma turnê de promoção ao longo do ano para o especial de Natal!
DAVIES Em Paris e coisas assim… tudo em nome de Doctor Who, incrível!
O Especial de Natal de Doctor Who, “Joy to the World”, dirigido por Alex Sanjiv Pillai, estreia no Disney+ às 9h10 PT/12h10 ET em 25 de dezembro. THR terá mais de Davies e Moffat em uma entrevista repleta de spoilers logo após a exibição do especial.