[Esta história contém spoilers do Doctor Who Especial de Natal 2024, “Joy to the World.”]
Os fãs de Doctor Who em todo o mundo estão em clima festivo agora que o mais recente Especial de Natal foi exibido no Disney+. O evento anual deste ano contou com o retorno do protagonista Ncuti Gatwa (da Netflix Sex Education), que foi acompanhado pela estrela convidada de Bridgerton, Nicola Coughlan. Também retornou ao elenco o escritor e ex-showrunner de Sherlock , Steven Moffat, que escreveu alguns dos momentos mais memoráveis da série desde seu retorno em 2005.
O especial, intitulado “Joy to the World” e dirigido por Alex Sanjiv Pillai (Riverdale, Bridgerton), acompanha o Quinze Doctor (Gatwa) sozinho, após uma temporada final angustiante mais cedo este ano, enquanto faz check-in no Hotel do Tempo em 4202. O local oferece pacotes de férias para qualquer lugar no tempo em que você deseja ir, como Londres durante o Blitz ou o assassinato de JFK.
Dentro do hotel, o Senhor do Tempo se junta à protagonista Joy, interpretada por Coughlan, depois que ela se vê presa a uma mala que pode levar ao fim do universo. Claro, sendo Natal, isso não acontece.
O Hollywood Reporter conversou com o showrunner de Doctor Who, Russell T Davies e o escritor do episódio, Moffat, para discutir tudo sobre “Joy”, incluindo todos aqueles ovos de Páscoa, por que incluíram a linha sobre COVID e aquele final surpreendente. A parte cheia de spoilers da nossa segunda parte da nossa entrevista está abaixo.
O Hotel do Tempo está cheio de divertidos ovos de Páscoa. Esses detalhes foram planejados desde o início do processo?
STEVEN MOFFAT Sim. Isso está no roteiro. Fiz algumas sugestões sobre quais portas poderíamos ter.
Eu vi a porta do ‘Hobbit’; você acha que Peter Jackson [diretor de O Senhor dos Anéis] notaria isso? Ele assiste.
MOFFAT (Risos) Sim, sim, absolutamente, sim.
E quais foram as outras portas que você sugeriu?
MOFFAT Bem, a piada da Torre Inclinada de Pisa, obviamente. Isso é hilário. Ah, a porta do submarino! Houve várias coisas. Depois tivemos que colocar lojas, então há a “loja de roupas do Mr. Benn” [Mr. Benn era um programa de animação infantil da BBC no início dos anos 1970 onde o personagem-título visitava uma loja de fantasias, entrava em uma porta mágica e experienciava um novo mundo relevante ao traje que escolhia.] O bar é chamado DeTamble’s em homenagem a Henry DeTamble em A Mulher do Viajante do Tempo[que foi adaptado para o cinema em 2009 e também uma série de televisão que Moffat showrunou para a HBO em 2022.] Eu gostei dos Dodo Burgers. Eles finalmente conseguiram a viagem no tempo, então você poderia voltar no tempo e comer Dodos. Achei isso bom.” (Ambos riem.)
RUSSELL T DAVIES Quem reserva a sala do submarino? Espere um minuto, espere um minuto. Eu reservaria a sala do submarino. (Risos) Quando você pensa sobre isso… na verdade, é Natal.
O Hotel do Tempo é uma ideia tão fértil. Você acha que há espaço para vê-lo novamente em episódios futuros?
DAVIES Um spinoff! Você poderia fazer um spinoff disso, Steven?
MOFFAT Isso é um show, não é? Quero dizer, isso é Mr. Benn para uma nova geração. Você poderia absolutamente trazer de volta o Hotel do Tempo. Não consigo imaginar o Doutor conseguindo resistir a ir lá!
Pobre Trev, o que ele fez para merecer isso? Eu gostaria de tê-lo visto novamente! [O ator cômico Joel Fry interpreta o simpático segurança Trev, que não dura muito depois que o Doutor aparece em seu local de trabalho.]
MOFFAT Doctor Who é um programa infantil e é Natal – você tem que matar o inocente! (Risos)
A pandemia de COVID-19, suas consequências e a raiva pública, foram algo que esteve em sua mente e que você quis deixar claro? [Uma cena apresenta Joy contando ao Doutor como perdeu sua mãe para o COVID, mas não pôde estar presente enquanto “pessoas horríveis” faziam festas; uma referência a políticos no Reino Unido que não respeitaram as restrições na época.]
MOFFAT Bem, eu acho que uma certa quantidade de indignação estava na mente de muitas, muitas pessoas. Mas não é algo que você queira tornar um grande ponto. Estava apenas procurando uma razão que significasse algo sobre por que alguém estaria triste no Natal. Ouvi essa versão dessa história tantas vezes. Tantas vezes.
Eu não acho que haja alguém que não conheça alguém que tenha essa história, ou quem tenha essa história consigo mesmo. É uma parte de nossa história agora. Nossa história muito recente; isso nos definiu. Então, se alguém vai ficar bravo no Natal, por que não isso? Essa foi uma boa razão. É a primeira coisa que me veio à mente: Por que você ficaria bravo no Natal?
Eu acho que era algo diferente no primeiro rascunho, não consigo lembrar o que. E então fiquei pensando: “Por que você ficaria bravo no Natal?” E pensei: “Bem, oh meu Deus, isso é!”. Depois que você pensou nisso, não vai deixar isso para trás. É isso por que você ficaria bravo no Natal.
DAVIES Eu acho que chega ao ponto em que é irresponsável se você não mencionar. Uma enorme parte da nossa história recente.
MOFFAT Absolutamente.
Você teve alguma hesitação em visitar Belém no nascimento, presumo, do Sr. Cristo? [O final de “Joy to the World” coloca o Doutor aparecendo em Belém, no ano “0001”, enquanto testemunhamos Joy se tornando uma estrela muito visível para todos ao redor.]
MOFFAT É um especial de Natal. Eu acho que é justo reconhecer de onde ele veio! Eu acho que isto é aceitável. E essa é uma história adorável, então por que não?
Gosto da ideia de que a adorável Joy liderou as pessoas até o estábulo. Acho que é uma ótima ideia. É doce e adorável. Muitas crianças devem ter participado de suas peças de Natal e pensarão sobre isso.
DAVIES Estou pensando em escrever uma história ambientada em Belém um dia – Maria teve gêmeos!
MOFFAT Gênio do mal!
DAVIES Literalmente. Há um filme!
MOFFAT O outro chama-se Judas. É uma verdade terrível.
Doctor Who está disponível no Disney+.