“`html

A African American Film Critics Association (AAFCA) anunciou os vencedores da sua 16ª edição dos prêmios AAFCA, destacando Sing Sing como o grande vencedor, recebendo três prêmios, incluindo melhor filme.

O ator Colman Domingo, que foi premiado como melhor ator pelo AAFCA no ano passado por sua atuação no filme Rustin, mais uma vez destacou-se, recebendo o prêmio por seu papel principal em Sing Sing, uma produção da A24. Além disso, seu coadjuvante, Clarence Maclin, também foi agraciado com o prêmio de melhor ator coadjuvante por sua performance na narrativa que se baseia no programa *Rehabilitation Through the Arts* realizado em uma prisão de segurança máxima. O roteiro do filme, escrito por Clint Bentley e Greg Kwedar, conquistou também o prêmio de melhor roteiro.

Filmes como Nickel Boys, da Amazon MGM Studios, The Piano Lesson, da Netflix, e The Wild Robot, da Universal Pictures, seguiram na premiação com duas estatuetas cada um. O cineasta RaMell Ross foi homenageado como melhor diretor pela sua adaptação da obra homônima de Colson Whitehead, enquanto Nickel Boys também conquistou o prêmio de melhor filme. O filme The Piano Lesson, uma adaptação da peça de 1987 de August Wilson, foi reconhecido como melhor elenco, e Danielle Deadwyler levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante. The Wild Robot destacou-se na categoria de melhor filme de animação, além de ter sido premiado pela melhor trilha sonora original, de Kris Bowers.

Outra vencedora foi Marianne Jean-Baptiste, que recebeu o prêmio de melhor atriz por seu papel principal no filme Hard Truths de Mike Leigh.

“Este ano foi marcante para o cinema, com uma impressionante gama de histórias que capturam a complexidade, resiliência e beleza da experiência humana”, declarou o presidente e co-fundador da AAFCA, Gil Robertson, em um comunicado. “Estamos orgulhosos de honrar os cineastas e talentos deste ano, cujo trabalho continua a expandir o escopo da humanidade nas telas. Estes filmes não apenas entretêm, mas amplificam vozes e perspectivas que merecem ser ouvidas, e estamos ansiosos para celebrar seu impacto duradouro.”

Sing Sing, The Piano Lesson e Nickel Boys estão entre os dez melhores filmes de 2024 conforme a lista da AAFCA, ao lado de Emilia Pérez, que também foi contemplado como melhor filme internacional. O filme Exhibiting Forgiveness, que faz parte da lista dos dez melhores, levou o prêmio de melhor canção original com a música “Bricks”, interpretada por Andra Day, co-escrita pela cantora e por Jherek Bischoff.

A AAFCA também divulgou os ganhadores de seus 2025 Prêmios de Conquista Especial, que reforçam as vitórias de The Piano Lesson, já que o cineasta Malcolm Washington receberá o prêmio de Diretor Emergente e o ator Ray Fisher, que interpretou Lymon no filme, será agraciado com o prêmio de Desempenho Revelação. RaMell Ross de Nickel Boys também receberá o Prêmio Spotlight da AAFCA. Six Triple Eight, o produtor Nicole Avant, foi designado para receber o Prêmio Beacon. O renomado e indicado ao Oscar, Paul Tazewell, que recentemente trabalhou em Wicked e na sequência Wicked: Part Two, será distinguido com o Prêmio Inovador.

Os vencedores serão celebrados na 16ª edição do Prêmio AAFCA, que acontecerá no Beverly Wilshire Hotel, em Los Angeles, no dia 19 de fevereiro.

Veja a lista completa dos vencedores abaixo:

TOP 10 FILMES DA AAFCA DO ANO

  1. Nickel Boys
  2. Sing Sing
  3. The Piano Lesson
  4. Gladiator II
  5. Wicked
  6. Emilia Pérez
  7. Albany Road
  8. The Fire Inside
  9. Exhibiting Forgiveness
  10. Dahomey
  • Melhor Ator: Colman Domingo (Sing Sing)
  • Melhor Atriz: Marianne Jean-Baptiste (Hard Truths)
  • Melhor Ator Coadjuvante: Clarence Maclin (Sing Sing)
  • Melhor Atriz Coadjuvante: Danielle Deadwyler (The Piano Lesson)
  • Melhor Elenco: The Piano Lesson
  • Melhor Trilha Sonora Original: The Wild Robot (Kris Bowers)
  • Melhor Canção Original: “Bricks,” Exhibiting Forgiveness (Andra Day, Cassandra Batie e Jherek Bischoff)
  • Melhor Roteiro: Sing Sing (Clint Bentley, Greg Kwedar)
  • Melhor Diretor: RaMell Ross (Nickel Boys)
  • Melhor Documentário (empate): Daughters, Dahomey
  • Melhor Filme de Animação: The Wild Robot
  • Melhor Filme Internacional: Emilia Pérez
  • Melhor Filme Independente: She Taught Love
  • Melhor Filme: Nickel Boys

blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘nativecontent’, ‘gpt-dsk-native-article-bottom-uid4’)
.setTargeting(‘pos’, ‘article-bottom-dsk-tab’)
.setSubAdUnitPath(“native/article-bottom”)
.addSize([[6, 6]])
.exemptFromSleep();
});

“`

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *