“`html
A African American Film Critics Association (AAFCA) anunciou os vencedores da sua 16ª edição dos prêmios AAFCA, destacando Sing Sing como o grande vencedor, recebendo três prêmios, incluindo melhor filme.
O ator Colman Domingo, que foi premiado como melhor ator pelo AAFCA no ano passado por sua atuação no filme Rustin, mais uma vez destacou-se, recebendo o prêmio por seu papel principal em Sing Sing, uma produção da A24. Além disso, seu coadjuvante, Clarence Maclin, também foi agraciado com o prêmio de melhor ator coadjuvante por sua performance na narrativa que se baseia no programa *Rehabilitation Through the Arts* realizado em uma prisão de segurança máxima. O roteiro do filme, escrito por Clint Bentley e Greg Kwedar, conquistou também o prêmio de melhor roteiro.
Filmes como Nickel Boys, da Amazon MGM Studios, The Piano Lesson, da Netflix, e The Wild Robot, da Universal Pictures, seguiram na premiação com duas estatuetas cada um. O cineasta RaMell Ross foi homenageado como melhor diretor pela sua adaptação da obra homônima de Colson Whitehead, enquanto Nickel Boys também conquistou o prêmio de melhor filme. O filme The Piano Lesson, uma adaptação da peça de 1987 de August Wilson, foi reconhecido como melhor elenco, e Danielle Deadwyler levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante. The Wild Robot destacou-se na categoria de melhor filme de animação, além de ter sido premiado pela melhor trilha sonora original, de Kris Bowers.
Outra vencedora foi Marianne Jean-Baptiste, que recebeu o prêmio de melhor atriz por seu papel principal no filme Hard Truths de Mike Leigh.
“Este ano foi marcante para o cinema, com uma impressionante gama de histórias que capturam a complexidade, resiliência e beleza da experiência humana”, declarou o presidente e co-fundador da AAFCA, Gil Robertson, em um comunicado. “Estamos orgulhosos de honrar os cineastas e talentos deste ano, cujo trabalho continua a expandir o escopo da humanidade nas telas. Estes filmes não apenas entretêm, mas amplificam vozes e perspectivas que merecem ser ouvidas, e estamos ansiosos para celebrar seu impacto duradouro.”
Sing Sing, The Piano Lesson e Nickel Boys estão entre os dez melhores filmes de 2024 conforme a lista da AAFCA, ao lado de Emilia Pérez, que também foi contemplado como melhor filme internacional. O filme Exhibiting Forgiveness, que faz parte da lista dos dez melhores, levou o prêmio de melhor canção original com a música “Bricks”, interpretada por Andra Day, co-escrita pela cantora e por Jherek Bischoff.
A AAFCA também divulgou os ganhadores de seus 2025 Prêmios de Conquista Especial, que reforçam as vitórias de The Piano Lesson, já que o cineasta Malcolm Washington receberá o prêmio de Diretor Emergente e o ator Ray Fisher, que interpretou Lymon no filme, será agraciado com o prêmio de Desempenho Revelação. RaMell Ross de Nickel Boys também receberá o Prêmio Spotlight da AAFCA. Six Triple Eight, o produtor Nicole Avant, foi designado para receber o Prêmio Beacon. O renomado e indicado ao Oscar, Paul Tazewell, que recentemente trabalhou em Wicked e na sequência Wicked: Part Two, será distinguido com o Prêmio Inovador.
Os vencedores serão celebrados na 16ª edição do Prêmio AAFCA, que acontecerá no Beverly Wilshire Hotel, em Los Angeles, no dia 19 de fevereiro.
Veja a lista completa dos vencedores abaixo:
TOP 10 FILMES DA AAFCA DO ANO
- Nickel Boys
- Sing Sing
- The Piano Lesson
- Gladiator II
- Wicked
- Emilia Pérez
- Albany Road
- The Fire Inside
- Exhibiting Forgiveness
- Dahomey
- Melhor Ator: Colman Domingo (Sing Sing)
- Melhor Atriz: Marianne Jean-Baptiste (Hard Truths)
- Melhor Ator Coadjuvante: Clarence Maclin (Sing Sing)
- Melhor Atriz Coadjuvante: Danielle Deadwyler (The Piano Lesson)
- Melhor Elenco: The Piano Lesson
- Melhor Trilha Sonora Original: The Wild Robot (Kris Bowers)
- Melhor Canção Original: “Bricks,” Exhibiting Forgiveness (Andra Day, Cassandra Batie e Jherek Bischoff)
- Melhor Roteiro: Sing Sing (Clint Bentley, Greg Kwedar)
- Melhor Diretor: RaMell Ross (Nickel Boys)
- Melhor Documentário (empate): Daughters, Dahomey
- Melhor Filme de Animação: The Wild Robot
- Melhor Filme Internacional: Emilia Pérez
- Melhor Filme Independente: She Taught Love
- Melhor Filme: Nickel Boys
blogherads.adq.push(function () {
blogherads
.defineSlot(‘nativecontent’, ‘gpt-dsk-native-article-bottom-uid4’)
.setTargeting(‘pos’, ‘article-bottom-dsk-tab’)
.setSubAdUnitPath(“native/article-bottom”)
.addSize([[6, 6]])
.exemptFromSleep();
});
“`