O ciclista olímpico mais decorado de todos os tempos, Sir Chris Hoy, pode não parecer um defensor óbvio do crescente movimento das bicicletas elétricas. Afinal, o consenso comum sugere que as e-bikes não são bicicletas “reais.” No entanto, o atleta vencedor de seis medalhas de ouro olímpicas desafiou essa noção ao investir em uma startup britânica emergente conhecida como Skarper, que desenvolveu um dispositivo inovador que transforma uma bicicleta convencional em uma e-bike com praticidade e rapidez.
Desde a sua fundação em 2020, a Skarper acumulou um impressionante montante de £12,8 milhões ($16,3 milhões), sendo parte deste investimento proveniente do próprio Hoy. Embora o lançamento do produto estivesse planejado para 2023, a primeira produção começou a ser enviada apenas na semana passada, e as demais pré-encomendas estão programadas para os próximos meses.
Em uma conversa com o TechCrunch, Hoy compartilhou suas opiniões sobre como essa inovadora solução pode ser o próximo grande passo no mundo das bicicletas elétricas, mesmo para alguém que, como ele, prefere o poder dos pedais. Segundo o ciclista, a experiência transformadora de experimentar sua primeira e-bike foi decisiva. “Estou longe de ser um defensor típico de e-bikes, mas uma vez que experimentei a minha primeira, entendi a sua essência. Ao pedalar, você ainda está usando seu corpo, mas recebe um impulso extra que torna a experiência ainda mais agradável. Você percebe que, em certas situações, seria muito mais conveniente pedalar em uma bicicleta com assistência elétrica.”
Os benefícios das bicicletas elétricas são amplamente reconhecidos. Para um trabalhador que se desloca até o escritório, a possibilidade de chegar sem estar encharcado de suor é atraente, especialmente em subidas. Além disso, com zero emissões em comparação com outros meios de transporte motorizados, as e-bikes também ajudam a reduzir o impacto ambiental. Elas têm a capacidade de contornar o tráfego intenso, cortando linhas de carros e transitando por parques e áreas que normalmente seriam inacessíveis para veículos motorizados. Para muitos, como idosos ou pessoas com condições de saúde, as bicicletas elétricas representam uma oportunidade de se manter ativo e desfrutar de passeios ao ar livre.
Entretanto, nem todo ciclista está disposto a comprar uma e-bike dedicada, especialmente se já possui uma bicicleta de qualidade. E é nesse contexto que a Skarper se destaca. Com um histórico no ciclismo de competição, Hoy acredita no potencial de transformação que seu sistema oferece. “Pouco antes de me aposentar em 2013, lancei minha própria linha de bicicletas em parceria com a varejista britânica Evans. Já estava pensando em e-bikes antes da Skarper, mas, quando conheci o conceito, percebi que essa era a solução ideal.”
Durante uma conversa virtual com Eon Brown, CEO da Skarper, e Uri Meirovich, COO, Hoy foi apresentado à ideia de um dispositivo que se encaixa nas bicicletas equipadas com freios a disco. Diferentemente de outros kits de conversão que exigem alterações complicadas, o sistema da Skarper é projetado para eficácia e simplicidade de uso. “Você precisa apenas substituir o rotor do freio a disco por um Rotor DiskDrive com um motor elétrico embutido. A instalação é simples, podendo ser feita por qualquer pessoa”, afirmou Hoy.
O sistema Skarper não só pode ser montado rapidamente, mas também removido com a mesma facilidade, permitindo que o ciclista economize bateria e mantenha a bicicleta em sua forma original. A autonomia do motor elétrico é de até 50 km (31 milhas) e pode atingir velocidades de até 25 km/h (15 mph). O tempo de recarga total é de 2,5 horas.
A Skarper emprega cerca de 22 funcionários, incluindo uma equipe sólida de engenheiros de diversas disciplinas. O desenvolvimento do produto contou ainda com a colaboração da Red Bull Advanced Technologies, responsável pelo time de Fórmula 1 da Red Bull. Hoy participou ativamente do processo de design, fornecendo insights valiosos sobre a experiência do ciclista. “Minha preocupação sempre foi como a instalação afetaria o manuseio da bicicleta e a qualidade da pedalada”, disse Hoy enquanto falava sobre o alinhamento do Skarper com a engenharia necessária para suportar as forças e tensões de uma bicicleta.
Apesar de todas as suas inovações, o preço de £1,500 ($1,900) pode ser uma barreira para alguns consumidores. Entretanto, Hoy argumenta que a qualidade da Skarper vale o investimento. “Um e-bike de £1,000 é um produto de orçamento, com componentes de qualidade inferior. Já a Skarper se destina a ciclistas que desejam algo melhor, que possa ser acoplado a suas bicicletas. Ao considerar o uso potencial ao longo do ano, o investimento se torna viável”, concluiu.
Além disso, a Skarper não deve ser vista apenas como um dispositivo para transformar bicicletas, mas como uma forma de segurança. “Imagine ter uma bicicleta antiga e desgastada, que você não se importa de deixar trancada do lado de fora. Você pode transformar essa bicicleta econômica em uma e-bike de alta qualidade e removê-la quando chegar ao destino.”
No momento, a Skarper está vendendo seus produtos exclusivamente no Reino Unido, com planos de expandir para a Europa continental em 2025 e, posteriormente, para os Estados Unidos. Algumas adaptações serão necessárias para atender às regulamentações de cada mercado, mas a demanda por suas soluções é crescente. “Recebemos mais de 100 solicitações de distribuição de todo o mundo, incluindo grandes varejistas nos EUA”, afirmou Meirovich, sublinhando o crescente interesse por essa inovação.
A Skarper, com sua proposta única e diferenciada, e com o apoio de uma lenda do esporte como Sir Chris Hoy, pode não apenas ajudar a mudar a forma como as bicicletas convencionais são vistas, mas também abrir um novo capítulo na mobilidade urbana sustentável. Quem sabe, em breve, transformar a sua bicicleta habitual em uma e-bike se tornará uma prática comum, tornando a experiência ciclística ainda mais acessível e prazerosa para todos.