A SNK Corporation, produtora responsável por alguns dos mais icônicos jogos de luta da indústria, fez um anúncio significativo em um momento marcante de sua trajetória. No domingo, a empresa comunicou a criação do KOF Studio, uma nova equipe dedicada a expandir o legado da famosa franquia The King of Fighters (KOF), que festeja três décadas de existência. O site oficial do estúdio enfatiza o compromisso de “orgulhosamente continuar o legado histórico de nossas icônicas franquias de jogos de luta, enquanto impulsionamos sua evolução para o futuro.” Esse comunicado não apenas marca a celebração do aniversário de KOF, mas também revela planos ambiciosos para o futuro dos jogos de luta da SNK.
O KOF Studio não está sozinho em sua missão; ele também homenageia outras séries notáveis da SNK, como Fatal Fury e Samurai Shodown. Informações disponíveis no site incluem uma seção dedicada a ofertas de emprego para o aguardado jogo de ação RPG Samurai Spirits, uma iniciativa que reforça o desejo da SNK de não só manter viva a memória de seus jogos antigos, mas também trazer novas experiências para seus fãs. Durante uma apresentação no EVO 2024, a SNK revelou que está trabalhando não apenas em um novo título de Samurai Shodown, mas também em um novo jogo da franquia Art of Fighting, mostrando assim a continuidade de uma tradição que data dos anos 90.
A franquia The King of Fighters começou como um crossover entre os universos dos jogos Fatal Fury e Art of Fighting, oferecendo aos jogadores uma oportunidade única de ver personagens icônicos batalhando em uma arena única. Ao longo dos últimos 30 anos, a série se estabeleceu como um pilar no gênero de jogos de luta, contribuindo com uma rica galeria de personagens marcante como Terry Bogard, Andy Bogard, Mai Shiranui, Blue Mary e Geese Howard, que se tornaram sinônimos de jogos de luta de qualidade. O primeiro título, Fatal Fury: King of Fighters, foi lançado em 1991, e a mais recente entrada da série principal, Garou: Mark of the Wolves, chegou em 1999.
A influência dessas franquias também se estendeu para o mundo da animação, com a criação de várias adaptações em vídeo. O filme e as séries de OVA de Fatal Fury, que incluem “Fatal Fury: Legend of the Hungry Wolf”, “Fatal Fury 2: The New Battle” e “Fatal Fury: The Motion Picture”, foram lançadas entre 1992 e 1994, cativando tanto os fãs de jogos quanto os de anime. Os designs de personagens, a cargo de Masami Ōbari, juntamente com sua direção na terceira animação, contribuíram para a popularidade desses títulos adaptados. Além disso, a Discotek Media lançou todos esses projetos em formato físico, permitindo que novos fãs redescubram esses clássicos.
O mais recente anúncio da SNK ocorrido no EVO 2022 trouxe uma onda de nostalgia e expectativa entre os fãs com a revelação do jogo “Fatal Fury City of the Wolves”. Este representa a primeira nova entrada na série em mais de duas décadas, evidenciando como a franquia se nega a ser esquecida. O lançamento está programado para o dia 24 de abril e será disponibilizado em várias plataformas, incluindo PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Steam, e Epic Games Store. Este movimento estratégico pela parte da SNK, de retomar uma das suas franquias mais icônicas, demonstra que a empresa ainda está comprometida em fortalecer e inovar no seu portfólio de jogos de luta.
Ao unir suas forças sob o KOF Studio e reimaginar suas franquias clássicas, a SNK não apenas celebra sua rica herança, mas também se prepara para o futuro. Em um cenário competitivo, onde novos jogos e desenvolvedores surgem a cada dia, esta decisão pode ser vista como uma jogada ousada que poderá atrair tanto os gamers nostálgicos quanto novas gerações de jogadores. À medida que o estúdio começa a tomar forma, os fãs aguardam com entusiasmo o que poderá vir a seguir nesse capítulo emocionante da história dos jogos de luta.
Para mais informações sobre a SNK e seus projetos, você pode visitar o site oficial da SNK e as atualizações do KOF Studio em suas redes sociais.