No dia 2 de dezembro de 2024, Tencent apresentou sua mais recente criação ao mundo dos jogos. O novo título, intitulado Light of Motiram, é um jogo de sobrevivência em mundo aberto que, apesar de seu visual impressionante, rapidamente chamou a atenção por sua notável semelhança com a famosa franquia Horizon, que inclui os aclamados Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West. A semelhança não se limita apenas aos gráficos, mas se estende a diversos elementos de jogabilidade, despertando o interesse e a curiosidade da comunidade de gamers.

Ambientado em um mundo antigo, mas futurista, Light of Motiram apresenta aos jogadores a necessidade de craftar itens, controlar estatísticas de sobrevivência e enfrentar criaturas robóticas intrigantes chamadas Mechanimals. As semelhanças visuais são evidentes, desde os ambientes vibrantes até as criaturas poligonais que habitam este novo mundo, levando muitos a acreditarem que a Tencent seguiu um roteiro semelhante ao da série Horizon. É difícil não notar que a grama alta presente no jogo poderia ter sido plagiada diretamente do quintal da mãe de todos os deuses da franquia Horizon.

O trailer cinematográfico, que foi divulgado juntamente com o anuncio do jogo, apresenta algumas sequências que mostram um jogador acompanhado por um pequeno robô flutuante, que possui um “olho” sintético no centro do dispositivo. Esses gadgets aéreos são bastante parecidos com os Ghosts do popular jogo Destiny, e têm uma função semelhante de escanear objetos no ambiente. Contudo, ao contrário dos Ghosts, esses pequenos robôs não parecem auxiliar os jogadores a serem revividos após uma queda durante o combate, ou seja, eles têm um papel diferente e único dentro do mundo de Light of Motiram.

Do ponto de vista da narrativa, o trailer do jogo fala sobre um sonho relacionado a uma divindade benevolente que realiza ações não tão benevolentes, levantando uma questão provocativa ao espectador: “Por que os seres humanos não podem matar um deus?” Este questionamento, intrigante por si só, não parece ser abordado diretamente nas mecânicas de combate, que seguem uma abordagem semelhante à de Monster Hunter ao caçar e enfrentar os Mechanimals. Além disso, os jogadores terão a opção de domesticar essas criaturas robóticas para ajudar em combates, o que pode adicionar uma camada extra de estratégia à jogabilidade.

A ainda nebulosa mecânica de multiplayer é mencionada no site oficial do jogo, mas não está claro como isso se integrará aos sistemas de crafting e sobrevivência que o jogo promete. Com um foco na colaboração e no modo online, Light of Motiram parece ter o potencial de oferecer uma experiência única, embora os detalhes ainda permaneçam escassos. A Tencent não anunciou uma data de lançamento oficial para o jogo, mas ele já está disponível para ser adicionado à lista de desejos no Steam, e será lançado para dispositivos móveis, PC e PlayStation 5.

A questão que muitos jogadores se fazem é se o Light of Motiram conseguirá se estabelecer como um título original com identidade própria, ou se será visto como um mero clone dos clássicos. Com o crescente número de jogos que buscam emular o sucesso de títulos consagrados, a indústria enfrenta um dilema sobre a linha tênue entre “inspiração” e “plágio”. À medida que se aproxima seu lançamento, a expectativa e o escrutínio sobre o novo título da Tencent só tendem a aumentar, especialmente considerando o peso que as referências a Horizon carregam para os fãs. Fique atento, pois Light of Motiram pode vir a ser o próximo grande sucesso dos jogos, ou um mero eco de suas inspirações.

Em resumo, a chegada de Light of Motiram marca mais um capítulo na evolução dos games de mundo aberto, e os jogadores estão curiosos para ver até que ponto a Tencent conseguirá se descolar das influências evidentes que este novo jogo apresenta. Com a competição no cenário dos jogos cada vez mais acirrada, a habilidade da Tencent em criar um título que deixe sua própria marca no gênero será crucial para o sucesso de Light of Motiram.

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